quarta-feira, 18 de abril de 2018

PEDRO BANDEIRA DE CALDAS COMPLETA 80 ANOS NO DIA 01 DE MAIO DE 2018.


PEDRO BANDEIRA DE CALDAS
COMPLETA 80 ANOS NO DIA 01 DE MAIO DE 2018.

Resultado de imagem para PEDRO BANDEIRA DE CALDAS VIDEOS
Adicionar legenda

 

OS OITENTA ANOS DO POETA PEDRO BANDEIRA DE CALDAS


Resultado de imagem para PEDRO BANDEIRA DE CALDAS VIDEOS
Adicionar legenda
PEDRO BANDEIRA DE CALDAS
COMPLETA 80 ANOS NO DIA 01 DE MAIO DE 2018.
SALVE E MUITAS FELICIDADES.
COM A PRESENÇA DO MEU AMIGO E GURU BULE BULE SINTO QUE ESTAREI PRESENTE .
DAQUI DA BAHIA AQUELE ABRAÇO E MUITAS FELIDADES.
 CANTA PARA O PEDRO E PARA O CARIRI O GRANDE BULE BULE, O PRINCIPE DO CORDEL NA BAHIA
Resultado de imagem para PEDRO BANDEIRA DE CALDAS VIDEOS
Adicionar legenda
Advogado,Professor, Ex vereador, Radialista, Apresentador de Televisão, Poeta, Humano, Baluarte da Cultura Nordestina, Reserva Cultural, Semeador de Cultura, Violeiro :
Simplesmente REPENTISTA PARAIBANO E CEARENSE.



Amigos, quando menino em Juazeiro do Norte e era aluno do COLÉGIO SALESIANO ,    saia de minha casa e duas vezes por semana ia até a Rua da Conceição ,  lá me sentava nos fundo de um pequeno auditório onde todos os dias assistia os catadores Pedro Bandeira, Dautede Bandeira, João Bandeira   e às vezes Geraldo Amâncio, não sabia eu que aqueles artistas estavam sedimentando na minha mente o que mais de importante existe  em um homem, o seu  enraizamento em sua terra , a perenidade de sua vida  ao seu torrão, aos seus costumes  e ao seu povo . 
 
Agradeço ao mestre Pedro Bandeira de Caldas e aos seus irmãos estes belos momentos, pois,  quando subia a citada, na qual ainda mora   a minha irmã Rosália Camilo,  me deparava com o som cristalino da viola, que chorava o lamento  de um povo sofrido, de um povo romeiro à procura de um alento . 
Nunca esqueço da musica que mais me tocava, GRAÇA ALCANÇADA, esta música ( um Bendito), que  ao som da Radio   AM reverberava por todo o nordeste brasileiro, muitos criticavam por não entenderem a  mensagem e por não   saber que aqueles homens na verdade eram os semeadores da mais rica cultura do povo Caririense. 
 
Naquele auditório, naquela humilde cidade do sertão cearense, aqueles abnegados , insistentes e abençoado  lutavam contra tudo e  contra todos , eles egavam,   plantavam ,  semeavam e cuidavam da mais pura semente da cultura nordestina e sem saber conseguiram alimentar o  orgulho de ser Nordestino , conseguiram pregar na mente daqueles homens que um dia precisassem   se distanciar de sua terra natal , para ganhar o pão de cada dia e melhorar o seu nivel social e cultural,   passassem com o passar dos tempos a gostar mais do seu torrão e do seu povo, passassem a se sentirem mais perto do seu torrão. 
Hoje meu irmão Pedro Bandeira de Caldas, hoje  eu gosto muito mais de Juazeiro do que naquela época e não tenho dúvida que o amigo é um dos responsáveis por esta propriedade, junto ao Patativa do Assaré, Eloy Teles de Moraes, Luiz Gonzaga, João Sobreira, José Boaventura, Alcely Sobreira, Wilton Bezerra, Daniel Walker, Renato Cisimiro, Cego Oliveira, Meu Mano,  Bigode do Maneiro Pau, Luiz Fidelis e diversas bandas de Pífano e Cabaçais, Os Irmãos Anicetos e outros ícones da Região. Salve o meu bairro do Socorro.
 
 Tenho na minha vida a voz do grande Luiz Gonzaga, a batuta poética do Patativa do Assaré, o choro melodioso do Cego Oliveira, as batidas ritmadas do Meu Mano,  as esculturas do mestre Noza, as pancadas do Bigode do Maneiro Pau, as carreiras da Catarinas dos Reizados, as Bandas Cabaçais (Zabumbas e Pífanos) AS NOSSAS BANDAS DE PIFE) e tudo o que existe de popular tão bem difundido e propagado pelos grandes poetas. 

Pedro Bandeira,  Juazeiro lhe será eternamente grato .
 do amigo
Iderval Reginaldo Tenório
um simples Juazeirense em Salvador-Ba

                                                O PRÍNCIPE DOS POETAS POPULARES

Pedro Bandeira Pereira de Caldas nasceu a 1º de maio de 1938, no Sítio Riacho da Boa Vista, no município paraibano de São José de Piranhas, sendo filho de Tobias Pereira de Caldas e da poetisa Maria Bandeira de França. É neto materno do famoso cantador nordestino, Manoel Galdino Bandeira, de quem herdou o talento repentista.
 
Aos 6 anos de idade já fazia versos, e aos 17 tornou-se cantador profissional, apreciado e aplaudido por quantos o ouvissem, vez que os improvisos, nas várias modalidades tradicionais da poesia popular: mourão, martelo agalopado, galope alagoano, galope à beira-mar, quadrão, gemedeira, etc, jorravam-lhe da boca aos borbotões.
 
Até então permanecera no sítio onde virou a luz do dia, transferindo-se para Cajazeiras, donde, em 1961, mudou-se para juazeiro do Norte, fixando residência.
 
Aos 5 de setembro de 1963, consorciou-se com Helena Ferreira de Caldas, icoense, filha de Francisco das Chagas do Nascimento e Ana Ferreira do Nascimento, advindo dessa união duas filhas, Íria e Analica.
Cantador profissional há 51 anos, cordelista e escritor, autor de mais de mil folhetos e centenas de poemas, com dez livros publicados e seis LP´s gravados; pertence Pedro Bandeira a várias sociedades culturais, filantrópicas e recreativas, entre elas a Associação dos Violeiros, Poetas Populares e Folcloristas do Cariri - AVPPFC, da qual é o fundador, É portador de dezenas de diplomas, medalhas de mérito, com 162 troféus de 1º lugar, isso sem contar os segundos, terceiros, quartos, quintos e sextos lugares e até desclassificações, que também fazem parte da carreira dos grandes cantadores, em festivais ocorrido em todo o Brasil.
 
É radialista profissional, com programas diários, e auditório próprio na cidade em que reside.
 
Tornou-se hoje, o poeta popular mais citado pela imprensa escrita, falada e televisionada.
Pedro Bandeira – Príncipe dos Poetas Populares do Nordeste.

POETA PEDRO BANDEIRA - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=H-zTGTggtAE
1 de mai de 2017 - Vídeo enviado por Por Dentro da Cantoria
Pedro Bandeira Pereira de Caldas faz aniversário no dia primeiro de maio. Sua história encontra-se ...

Pedro Bandeira Pereira de Calda - 18/06/2013 - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=V-L0PBgBubc
22 de fev de 2018 - Vídeo enviado por Francisco Leite
O convidado da semana foi Pedro Bandeira Pereira de Caldas, Poeta popular, Escritor, formado em ...

Teoria Singular - Cego de Amor (Homenagem ao Pedro Bandeira ...

https://www.youtube.com/watch?v=xavqW2e1PH0
20 de jul de 2017 - Vídeo enviado por BANDA TEORIA SINGULAR
Interpretação criada pela banda Teoria Singular natural de Juazeiro do Norte - CE, a qual homenageia o ...

Pedro Bandeira 2/3 - YouTube

www.youtube.com/watch?v=A4I7w-wl0QA
02/09/2009 - Vídeo enviado por casaletras
Evento da Editora Moderna com o escritor Pedro Bandeira. (Parte 2/3)

  • Festival de juazeiro-Pedro Bandeira e Geraldo Amancio - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=hLi_c77DLY0
    11/12/2009 - Vídeo enviado por José Pereira da silva
    Festival de juazeiro-Pedro Bandeira e Geraldo Amancio.
  • Nenhum comentário: