Adicionar legenda |
EDUCAÇÃO BÁSICA COMO SOLUÇÃO
A Educação de um povo é o principal pilar para o exercício da cidadania e o maior impulso para a sua independência .
O
Nível de educação de uma população se espraia nos seus elementos , cria
no seu âmago uma estratificação de conhecimentos crescentes.
De acordo com a evolução e com o oferecimento do ensino os elementos crescem na escala social elevando o seu grau de entendimento e de liberdade
De acordo com a evolução e com o oferecimento do ensino os elementos crescem na escala social elevando o seu grau de entendimento e de liberdade
.
A
contemplação de um ser humano a cidadão, independe do seu grau de
instrução, seja ele letrado, estudado, culto ou analfabeto goza dos
mesmos princípios da Constituição Federal, não cabendo desconhecer os
seus direitos e deveres, agora é claro e notório que, enquanto maior o
índice de escolaridade, enquanto maior o grau de conhecimentos, tem este
cidadão maior poder de discernir e optar por determinadas diretrizes.
Como alicerce e radier é o ensino primário acoplado ao ensinamento familiar a bandeira principal e a raiz da árvore educacional de um cidadão.
Baseado nestes princípios, abordarei alguns fatos que poderão despertar
o debate entre os responsáveis pela área educacional.
É
sabido que no Brasil a Escola Primária é de responsabilidade do
Município, por entender que é neste território que o cidadão mora.
Acontece que este limitado e autônomo sítio é dirigido por um cidadão chamado Prefeito. Dirigente este oriundo de qualquer camada social , viciadamente eleito por interesses de alguns segmentos da população, eleito desde quando seja escolarizado , depois de eleito, tem plenos poderes de dar o destino que lhe convier a este nível educacional, nem sempre é sua prioridade.
Fato relevante também, é a localização, a região , a renda e o peso político de cada município, sem esquecer as prioridades , as vontades , o moderno coronelismo e outros fatos intestinais pertinentes a cada povo.
Acontece que este limitado e autônomo sítio é dirigido por um cidadão chamado Prefeito. Dirigente este oriundo de qualquer camada social , viciadamente eleito por interesses de alguns segmentos da população, eleito desde quando seja escolarizado , depois de eleito, tem plenos poderes de dar o destino que lhe convier a este nível educacional, nem sempre é sua prioridade.
Fato relevante também, é a localização, a região , a renda e o peso político de cada município, sem esquecer as prioridades , as vontades , o moderno coronelismo e outros fatos intestinais pertinentes a cada povo.
O que proponho ao debate e à discussão, é criar uma pauta para
Federalizar este segmento Educacional, uma vez que todo cidadão é antes
de tudo um Cidadão Brasileiro e tem direito constitucional basilar.
Antes de ser Paulistano, Soteropolitano, Juazeirense, Canudense, Piripiriense, Caxiense ou Santista, o Cidadão é BRASILEIRO . Este brasileiro não deve sofrer qualquer tipo retaliação , seja regional, financeira, religiosa, de raça, gênero sexual ou preferência política, ele tem direito por lei a um ensino básico de qualidade em qualquer recanto que viva, isto é , um ensino homogêneo em todo o território nacional, entendo que nesta fase da vida, a Escolaridade Primária é considerada uma atitude de Estado , uma atitude pétrea e não de Governo, seria inclusive criado um departamento dentro do ministério da educação só para assistir os adolescentes incentivando-o à cidadania.
Antes de ser Paulistano, Soteropolitano, Juazeirense, Canudense, Piripiriense, Caxiense ou Santista, o Cidadão é BRASILEIRO . Este brasileiro não deve sofrer qualquer tipo retaliação , seja regional, financeira, religiosa, de raça, gênero sexual ou preferência política, ele tem direito por lei a um ensino básico de qualidade em qualquer recanto que viva, isto é , um ensino homogêneo em todo o território nacional, entendo que nesta fase da vida, a Escolaridade Primária é considerada uma atitude de Estado , uma atitude pétrea e não de Governo, seria inclusive criado um departamento dentro do ministério da educação só para assistir os adolescentes incentivando-o à cidadania.
Com
esta modalidade, todo cidadão brasileiro de Norte a Sul , de leste a
Oeste teria assegurado até os 14 anos de idade uma educação igualitária
em todo o território nacional, educação esta regida pelas mesmas leis,
com o mesmo conteúdo de informação, comandado por um único dirigente
nacional e supervisionado pelas autoridades municipais, desta maneira,
teria o Brasil uma população adolescente com as mesmas chances de
enfrentar a diversidade da vida na fase mais difícil da sua existência ,
que é a segunda etapa da adolescência, dos 14 aos 20 anos de vida.
Nesta segunda etapa, o Município e o Estado teriam a obrigação de prosseguir o ensino .
O
Municipal oferecendo cursos técnicos profissionalizantes de curta e
média duração, enquanto o Estado , cursos científicos preparatórios para
os cursos superiores e cursos técnicos profissionalizantes de alta
complexidade para azeitar a economia , ficando os cursos superiores em
segundo plano e sob a tutela da Rede Privada, Rede Estadual e Rede
Federal.
Acredito que com esta configuração, o pais em breve sairia deste
pesadelo educacional e deste boom de marginalidade, fruto da pouca
escolaridade e da pouca ocupação dos adolescentes em todos os níveis
sociais.
Teria o pais uma conduta equânime , cada cidadão teria direito à mesma
carga de ensino, a verba seria pulverizada nacionalmente independente da
arrecadação do município. A Escolarização Primária seria
responsabilidade do Governo Federal, só assim seria assegurado a cada
cidadão , as mesmas ferramentas para se enfrentar a tão concorrida
vida , dando cabo a este famigerado fosso social.
A Educação básica e
irrestrita é de responsabilidade da União, está aí um bom álibi para uma justa distribuição dos royalties do Petróleo.
Iderval Reginaldo Tenório
Salvador Janeiro de 1996
Nenhum comentário:
Postar um comentário