Visitei
o Bacamarteiro Bigode na época da campanha política, ao chegar em sua
residência( Bairro Cidade de Deus), olhando para mim, ele logo comentou:
- Você foi criada em meu colo, Diana!
- Sim, Mestre Bigode, o Senhor era o Homem de Confiança do meu pai, Wálter Barbosa...
- Você foi criada em meu colo, Diana!
- Sim, Mestre Bigode, o Senhor era o Homem de Confiança do meu pai, Wálter Barbosa...
O MANEIRO PAU
DE VOLTA PARA ROMARIA DO JUAZEIRO DO NORTE
Quando criança era comum junto com os
outros meninos acompanhar os grandes do folclore do Juazeiro do Norte,
principalmente na grandes Romarias do Juazeiro.
Geralmente eles saiam de uma Igreja para outra, sempre da Igreja do Socorro que fica defronte a minha casa e iam até a matriz de NS.das Dores , ha um quilometro de distancia enveredando pelas ruelas do Juazeiro a contornar a Praça Principal .
Geralmente eles saiam de uma Igreja para outra, sempre da Igreja do Socorro que fica defronte a minha casa e iam até a matriz de NS.das Dores , ha um quilometro de distancia enveredando pelas ruelas do Juazeiro a contornar a Praça Principal .
Eram homens simples , muito bem
vestidos, roupas coloridas, espelhos nos chapeus de couro e cheios de
energia, pulavam, cantavam, gritavam, tinham coriografias de verdadeiras
lutas- alguns grupos eram os Reizados (MATEUS), Bandas
Cabaçais(ZABUMBAS) os irmãos Anicetos do Crato, outros eram os
Bacamarteiros (com os seus bacamartes carregados de polvoras) detonavam
de vez enquando trazendo alegrias para os mais velhos e muita admiração
por pate dos meninos, dos quais eu fazia parte .
Havia os maneiros paus , o mais
aguardado era o do mestre BIGODE, geralmente constituído de 06 a 08
homens, comandados pelo mestre Bigode, bigode longo tomando toda a cara,
sujeito magro, boa postura, líder nato, voz empostada, palavras
cadenciadas, uma tora de madeira de 50 cms bem torneada, voz suave e
palavras bem dirigidas, era um espetáculo, era um momento esperado por
todos pela beleza da dança.
No trajeto via-se de tudo- o Cego
Aderaldo, o Cego Oliveira e as suas Rabecas, os artistas que pediam
esmolas para as suas sobrevinecias , hoje ícones inesquecíveis, meu Mano
e a sua Banda tocada por ele só, tocava de tudo, violão, bumbo, caixa,
reajelo, pífano, triangulo, pratos e o diabo a quatro, viam-se violeiros
famosos nos dias de hoje , mas homens simples naquela época: Geraldo
Amâncio, Otacilio Batista, IvanildoVila Nova, Pedro Bandeira de Calas,
Daldete Bandeira.
Debatia-se com Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Ariano Suassuna, Bule-Bule, João Silva, Marinez, Abdias, Coronel Ludugero, Dominguinhos, Dalva de Oliveira, Genival Lacerda, Alcimar Monteiro e outros ícones da cultura.
Debatia-se com Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Ariano Suassuna, Bule-Bule, João Silva, Marinez, Abdias, Coronel Ludugero, Dominguinhos, Dalva de Oliveira, Genival Lacerda, Alcimar Monteiro e outros ícones da cultura.
O Governador, o Prefeito, muitos
artistas , pessoas de outros países filmando aquela concetração de
humanos, foi assim que aprendi a conviver com esta vasta cultura do
Nordeste e do Brasil.
Falarei agora do Maneiro Pau com o mestre BIGODE.
Falarei agora do Maneiro Pau com o mestre BIGODE.
IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
O BLOG É CULTURAL
MANEIRO PAU
O Centro de Juventude e Educação
Continuada trouxe uma roda de repente e dança diferente para a Ação
Educativa, na última quinta (16/08): o Maneiro-Pau, apresentado pelo
consagrado Mestre Bigode, 83, de Juazeiro do Norte.
O Maneiro-Pau, manifestação artística de
matriz africana, típica da Região do Cariri, é uma roda com repente e
dança, realizada por dez pessoas, onde cada brincante utiliza um pau
que, tocado em outro sincronizadamente, cria uma evolução de grande
impacto visual. De quando em vez, enquanto uns depõem os cacetes no
chão, outros usam-nos para duelarem entre si, o fazendo cadenciadamente.
Ao longo do jogo o mestre e o contra-mestre, no ritmo da embolada, dão
ordens improvisadas que devem ser obedecidas prontamente pelos
participantes.
Mestre Bigode, que começou a jogar aos
12 anos e hoje é Mestre da Cultura Popular Tradicional do Estado do
Ceará, conta que a brincadeira é uma tradição adaptada para a região do
Cariri e típica dos cangaceiros. Lampião e Maria-Bonita, segundo Bigode,
costumavam brincar de Maneiro-Pau.
Francorli, artista plástico que
acompanha Mestre Bigode e o contra-mestre Antônio Baptista de Souza,
relata que o Projeto Admirável Trupe, em atuação há seis anos no Ceará,
tem como proposta a preservação desta tradição folclórica brasileira,
ensinando meninos e meninas a brincarem de Maneiro-Pau. “Os meninos
brincam vestidos de Lampião, e as meninas de Maria Bonita”, diz. Para
ele a maior dificuldade para a perpetuação do Maneiro-Pau é encontrar
repentistas para liderar a brincadeira.
“O repente é um dom que não se aprende”, afirma.
Mestres Navegantes - Maneiro Pau - YouTube
www.youtube.com/watch?v=KoFoEj9LPtc
22/10/2012 - Vídeo enviado por Natura Musical
O canto, a dança e os folguedos de mais de 50 grupos de mestres da cultura popular do Cariri cearense ...Mostra de Dança - No Ritmo do Maneiro Pau - YouTube
www.youtube.com/watch?v=ENhdjQHBeTI
09/07/2012 - Vídeo enviado por EM Castelnuovo
Mostra Regional de Dança 2011 - 2ª CRE - Escola Municipal Castelnuovo NOME DA COREOGRAFIA ... |
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