quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Temer sanciona lei que torna vaquejada manifestação e patrimônio cultural

                         
Resultado de imagem para vaquejada
Imagem relacionada

Temer sanciona lei que torna vaquejada manifestação e patrimônio cultural

A sanção presidencial foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (30), agora a prática passa a ter respaldo legal.

10:48 | 30/11/2016
O presidente Michel Temer sancionou sem vetos a lei que eleva rodeios, vaquejadas e outras expressões artístico-culturais à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial.

A vaquejada é uma atividade competitiva bastante praticada no Nordeste brasileiro, na qual os vaqueiros têm como objetivo derrubar o boi, puxando-o pelo rabo. As pessoas contrárias à atividade argumentam ser comum o tratamento cruel de animais. Com a sanção presidencial publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (30), a prática passa a ter respaldo legal.

Na defesa que fez de seu relatório aprovado em novembro, o senador Roberto Muniz (PP/BA) argumentou existir ações de aperfeiçoamento da atividade para proteção do animal. Segundo ele, é preciso discutir formas de cuidar bem dos animais sem que seja necessário negar a prática de manifestações culturais, e que a proibição da vaquejada representa “desprezo do que é a cultura nordestina”, em especial a cultura do interior do país.

Com a sanção da lei, além da vaquejada passam também a ser considerados patrimônio cultural imaterial do Brasil o rodeio e as expressões culturais decorrentes dela – caso de montarias, provas de laço, apartação, bulldog, paleteadas, Team Penning e Work Penning, e provas como as de rédeas, dos Três Tambores e Queima do Alho. Também se enquadram como patrimônio cultural imaterial os concursos de berrante, apresentações folclóricas e de músicas de raiz.

Wildemberg Sales foi um dos organizadores do Movimento Vaquejada Legal no Distrito Federal (DF), evento feito em outubro contrário à decisão do STF. Segundo ele, cerca de 700 mil famílias vivem de forma direta ou indireta da vaquejada em todo o país. Ele também alega não haver agressão aos animais durante os espetáculos e que essas suspeitas decorrem, em parte, do fato de a vaquejada ser confundida com outras atividades, como é o caso da farra do boi.Em julgamento feito em 6 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional uma lei cearense que regulamentava eventos desse tipo. Desde então, a proposta que visava à sua legalização ganhou força no Congresso Nacional e foi aprovada no mesmo dia (1º de novembro) tanto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte quanto no plenário do Senado. A decisão do STF resultou também em uma manifestação contrária a ela, feita por vaqueiros no dia 11 de outubro na Esplanada dos Ministérios.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Câmara aprova texto-base do pacote de combate à corrupção

Imagem relacionada
Adicionar legenda


URGENTE

Câmara aprova texto-base do pacote de combate à corrupção

Falta votar destaques e emendas, que podem alterar boa parte do texto do deputado Onyx Lorenzoni, relator na comissão

Senado aprova texto-base do teto de gastos em primeiro turno

Placar de 61 votos favoráveis e 14 contrários foi uma demonstração de força do governo Temer

O HOMEM, O CIGARRO E A SUA VIDA - COMPLICAD0P


  
Resultado de imagem para O HOMEM E O CIGARRO
Adicionar legenda
                                               Como médico e guardião da saúde tenho escutado no meu cotidiano  diversas perguntas e posições a respeito do cigarro, escuto e de mansinho explano  para os meus interlocutores , que    não é minha a intenção e nem tão pouco é  minha a obrigação de proibi-los de fumar, proibi-los de usufruir de um costume que  o acompanha desde a adolescência e que lhe traz felicidades, apenas exponho aos mesmos o mal que o tabaco causa ao mundo orgânico e o encaixo noutros vieses  pertinentes à vida.
Aproveito a oportunidade e muitas vezes não sou bem entendido pelos acompanhantes do fumante, inicialmente os mesmos me olham assombrados e como tomados de surpresas por uma opinião que em nada lhes agradam ,ficam atentos e na defensiva como arrependidos de tocar no assunto , exatamente com um profissional da saúde com aquele pensamento diferente.
Começo perguntando se o fumante acha bom, se o fumante tem prazer em degustar o tabaco, na minha opinião, o tabaco é degustado, pergunto se os pais gostam, se os avós aprovam, se os filhos compartilham, se os netos também gostam e se até os amigos são solidários, as respostas são em sua esmagadora maioria pela desaprovação do ato de fumar. Não satisfeito,  adentro na vida pessoal, inquiro  sobre a família profundamente desde a infância, sobre a escolaridade, sobre o emprego, sobre o exercício da cidadania, o grau de politização, o interesse pelos fatos atuais  em todos os assuntos, indago sobre a perspectiva da vida e adentrando na mãe filosofia coloco o meu pensamento e inicio o meu parecer.
Impreterivelmente inicio dizendo que o ato de fumar, de degustar, de saborear o tabaco que é oriundo da folha de uma planta do gênero Nicotiana deve ser muito bom e agradável, deve ser prazeroso, deve produzir algo que só os fumantes conhecem, uma vez que, uma grande fatia dos  fumantes adultos tem boa formação, conhecimento pleno do que é aquele produto, tem acesso diariamente pela mídia, pelos governos em campanhas equivocadas, pelos médicos que na maioria das vezes em vez de explicar, assombram, culpam e até mesmo desqualificam os fumantes, com todos este bombardeio está lá o fumante, que pode ser :
médico, engenheiro, professor, padre, senador, deputado, governador, cientista, pesquisador , seja lá o que for, com a sua carteira de cigarro esperando pelo fim da consulta para viver mais uma dose de nicotina.
Entro literalmente nos efeitos dos componentes que constitui o cigarro: 
Nicotina:  uma droga psicoativa, acroleína, fenóis, peróxido de nitrogênio, ácido cianídrico, amoníaco, o Alcatrão e outros agentes , sendo a mais estudada o alfa benzopireno, falo do gás  Monóxido de Carbono que tem uma grande facilidade em se associar a hemoglobina, vintes vezes mais do que o oxigênio, diminuindo a capacidade de seu transporte, que é a fonte da vida, enfatizo pormenorizadamente cada componente,inclusive faço a seguinte correlação, a água está para o solo como o oxigênio para o corpo, dou uma pausa e pergunto: será que este fumante não tem conhecimento de tudo que falei, que expliquei, que repetir,  neste momento  sou  até chato, será que este fumante não tem conhecimento dos efeitos do tabaco nas suas vísceras, na sua pele e em todo o seu organismo, acho hilário outra interpretação, após a pausa continuo o embate, agora mais amigável por parte dos acompanhantes e entro noutra seara, na seara psíquica, na seara humana.

Amigos o fumante sabe por que fuma, o fumante tem alguns motivos intestinais, viscerais, pessoais que  ele carrega e só e somente ele sabe. 
O ato de fumar vem do útero, da infância, da adolescência, vem do trajeto de sua vida, as perdas, os ganhos, as  controvérsias, o cosmo, o mundo, as injustiças e tudo aquilo que construiu aquela vida.  Não estaciono e continuo afirmando e informando que o ato de fumar para muitos é uma verdadeira terapia, é um ato que serve de amortecedor para os que lhes rodeiam, poupando-os de fatos muitas vezes  pertinentes a eles e guardados, sofridos e mastigados pelo  fumante mor.
Sou claro quando vocifero que um ser humano feliz, equilibrado, inteligente, bem empregado, respeitado pelos seus pares e com amigos do peito, com uma família bem constituída, bonito, gozando de sua capacidade mental e vivendo livremente , não teria aparentemente nenhum motivo para mergulhar nas ondas vibratórias e calmantes do tabaco. 

Agora se por algum motivo não gozem destas propriedades ou lhes falte algumas , tem o ser humano a prerrogativa de utilizá-lo como o seu maior e único amigo, poupá-lo desta terapia , seria condená-lo à depressão, ao solitarísmo e até mesmo a outras  atitudes anti sociais e inaceitáveis pela sociedade atual.
O que chamo mais à atenção do fumante quando adulto é o lado familiar e o lado da cidadania, explico que um fumante adulto acima de tudo é um desobediente, ele desobedece aos seus pais, aos seus avós e aos seus filhos que tem juízo, este fato já é motivo mais do que suficiente para uma reflexão, uma vez que o ato de fumar sem a aprovação dos seus genitores , lhe rouba o direito de exigir obediência aos seus descendentes, o fumante perde o que se chama literalmente :    A moral. Se ele desobedece aos seus pais está dando munição para que não seja escutado pelos seus  descendentes, é uma apologia a desobediência familiar.

Muitos deixam de fumar apenas com este item, o segundo guarda relação com a sua convivência na sociedade em todos os seus ângulos e merece outra reflexão, o espaço é  de todos , não é propriedade apenas do fumante.
Termino dizendo que o ato de fumar é uma terapia, que deve ser um ato prazeroso para o fumante , do ponto de vista psíquico e pessoal uma descompressão emocional, provavelmente um bálsamo para as mazelas da vida , concluo que este ato deve ser entendido pelos parentes e amigos como uma fuga, fuga esta que traz prejuízo mor ao fumante organicamente e arranhões na economia da família e para toda a sociedade, o fumante é mais vítima do que vilão, acreditem, na maioria das vezes o fumante é um sofredor, é um ser humano que se martiriza para não martirizar os seus, o fumante precisa é de apoio, o fumante na sua grande maioria é um ser bom, preocupado e prefere sofrer só,  poupando os seus amigos e familiares.
Bom seria se não existissem   etilistas, elitistas, invejosos,   preconceituosos, viciados, corruptos, preguiçosos, mentirosos, pedófilos, avarentos, maquiavélicos, usurários, criminosos, escroques, desonestos e outros substantivos com adjetivações baixas, seria bom, mas não seria  uma comunidade normal, não seria uma comunidade plural, não seria uma raça racional, seria sim o mundo da fantasia, seria um engodo .
Eu sou contra a utilização do tabaco, nunca fumei e sou a favor da vida, apenas sou racional, o fumante não gosta do tabaco, ele precisa do tabaco, o fumante é um sujeito normal, ele precisa é ser entendido , estudado e respeitado, ele não fuma por que  quer, qual a razão?
Temos que acabar com este refrão-   morreu porque fumava ; e muito. Esquecem dos reais motivos, esquecem que o fumante também é um ser humano, ele sabe que o tabaco lhe causa mal orgânico , mas é um bálsamo para a vida que conseguiu aqui na terra, é uma verdadeira terapia de auto gestão, o fumante é mais vitima do que vilão. 
Ele não tem culpado de ser fumante.
                              Iderval Reginaldo Tenório
Esse texto fica à disposição para quem achar pertinente publicar. 

CONHEÇAM A MUSICA TESTAMENTO, É UMA AULA DE VIDA.

Testamento - Toquinho & Vinicius de Moraes - YouTube

www.youtube.com/watch?v=fXNG2SVSIUE
14 de out de 2009 - Vídeo enviado por dvgil
Testamento - Toquinho & Vinicius de Moraes ... Samba Em Preludio - Vinicius de Moraes ,Maria ...

ESCUTEM ESTA MÚSICA DO VINICIUS.

Maria Bethânia - Samba da Bênção (Vinicius de Moraes e ...

www.youtube.com/watch?v=4PbeDU0ikGg
13 de jun de 2009 - Vídeo enviado por affeno
Certamente uma das melhores interpretações da música, senão a melhor. Homenagem às parcerias ...
QUERO E PRECISO DA SUA OPINIÃO, OLHEM AÍ UM GRANDE FUMANTE

Samba de tristeza-Paulo César Pinheiro - YouTube

www.youtube.com/watch?v=aspxEcMAbAM
1 de set de 2012 - Vídeo enviado por lafrance quisamba
Samba de tristeza (Paulo César Pinheiro) Já chorei, Por amor eu já chorei em vão, Mas não mando no meu

Avião com time da Chapecoense cai na Colômbia. Há 76 mortos e só cinco sobreviventes

Avião com time da Chapecoense cai na Colômbia. Há 76 mortos e só cinco sobreviventes

Time viajava para Medellin, onde faria na quarta-feira primeiro jogo da final da Copa Sul-americana

por
Imagens do acidente com o time da Chapecoense foram divulgadas nas redes sociais - Reprodução / Twitter (@TheACMario)
BOGOTÁ — O avião com a equipe da Chapecoense caiu na madrugada desta terça-feira, nas proximidades de La Ceja, na Colômbia. O chefe da polícia de Antioquia, general Jose Azevedo, confirmou que há 76 mortos. São cinco sobreviventes: dois goleiros e um lateral do time, mais um fisioterapeuta e um jornalista. No voo estavam 72 passageiros e nove tripulantes. Seis pessoas tinham sido resgatadas com vida, mas uma delas morreu a caminho do hospital. A aeronave pertencia à companhia boliviana Lamia, e perdeu contato com a torre de controle ao sobrevoar o uma região montanhosa no município de La Ceja, perto de Medellín, no noroeste da Colômbia, por volta de 22h15m de segunda-feira (hora local). O avião teria sofrido falha elétrica.
Dentre os 72 passageiros, 48 eram integrantes da delegação da Chapecoense, que levou, além da comissão técnica, vários dirigentes. Estavam a bordo, ainda, 21 jornalistas e três convidados do clube.
O time da Chapecoense viajava para Medellin, onde na quarta-feira faria o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional. Os jogadores decolaram do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na segunda-feira, e chegaram a fazer escala técnica em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A delegação teve que mudar seu plano de voo por uma decisão da autoridade da aviação brasileira, que o impediu de ir para Medellín num avião fretado desde Chapecó.
O prefeito de Medellín disse através de seu perfil no Twitter que a prefeitura disponibilizou a rede de hospitais e enviou uma equipe do Departamente Administrativo de Gestão de Risco e Desastre ao local do acidente.
A Confederação Sul-americana de Futebol confirmou que foi notificada por autoridades colombianas sobre o acidente envolvendo a aeronave que transportava a equipe da Chapecoense. No comunicado, a Conmebol lamenta o ocorrido:



"A família Conmebol lamenta enormemente o ocorrido. Todas as atividades da confederação estão suspensas até um novo aviso", consta em um trecho da nota.



Ainda de acordo com o comunicado, o presidente da confederação, Alejandro Domínguez, está a caminho de Medellín.
Um vídeo publicado na página da Chapecoense em uma rede social mostra a equipe e os jogadores do time no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, momentos antes do embarque. No registro, o gerente de futebol do clube, Cadu Gaúcho, afirmou que essa seria a viagem "mais importante do clube até agora".



— A cada ano que passa a gente vai conseguindo marcar a história do clube. A gente espera que, novamente, numa final inédita sul-americana, a gente possa fazer um primeiro jogo muito bom — disse ele no vídeo.
Em seu perfil no Twitter, o Atlético Nacional lamentou o acidente e prestou solidariedade a Chapecoense: "Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal por acidente ocorrido e espera informação das autoridades."


Clube fundado em 1973, a Chape fez história ao se classificar para a decisão da Sul-Americana logo na sua segunda participação em uma competição internacional.
O "Verdão do Oeste", que disputa a Série A do Brasileirão desde 2013, eliminou gigantes do futebol argentino, como o Independiente, recordista de títulos na Libertadores, nas oitavas de final, e o San Lorenzo, campeão continental em 2014, nas semifinais.
 

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

BRASILEIROS RESPONDAM ESTAS INDAGAÇÕES


                                                                              
Resultado de imagem para BRASIL POBRE
Resultado de imagem para BRASIL POBRE

Imagem relacionada
 
ALGUMAS PERGUNTAS AO BRASIL

1-Um país que não tem Escolas pode gastar 5 bilhões na compra de aviões de guerra?

2-Um país sem Hospitais tem condições de gastar mais de 20 bilhões na construção de Estádios para Futebol e no programa da Copa?

3-Um país que não valoriza o professor pode abrir centenas de Escolas de Medicina, de Direito , de Enfermagem, de Fisioterapia e Odontologia? Sem professores e sem hospitais Escola?

4-Um país que privatiza o setor saúde e o setor educação está pensando no bem do povo?

5-Um país que não produz pode ser um  grande consumidor?

6-Um pais que não tem indústria própria , que não tem patente e que tudo que consome compra de fora  pode dizer que está bem?

7-Um povo que luxa sem ter condições  e que se endivida pode dizer que está bem?

8-Um país que vê a sua industria despencar pode se vangloriar?

9-Um país que está no topo da corrupção pode ser uma nação exemplar?

10-Uma nação onde o pistolão funciona pode ser um país sério?

11-Um país que em vez de construir escola , constrói penitenciaria pode ser um país sério?

12-Um país que, em vez de mostrar para a criança que estudar é o melhor , enfatiza que o uso de armas mostradas cotidianamente na televisão  é mais vantajoso, pode-se dizer que é  um país do futuro?

13-Um país que vive da venda de COMMODITIES e importa 60% do que consome pode dizer que está bem? será que pode?

14-Um país que não valoriza os seus médicos pode ser um país de futuro, pode ser um país sério?

15-Um país onde a prostituição é  ovacionada, aonde tudo é pelo consumo pode pensar em ser uma grande nação? fale sério? será que só alguns estão vendo?

16-Um país  que não tem dinheiro para esgoto e tem para comprar submarino é um país sério?

17-Um país que não tem saneamento básico e o Presidente do Senado, da  câmara  dos Deputados e muitos ministros requisitam da Força Aérea os seus AVIÕES  para assuntos particulares é um país sério?

Quero que respondam.

Autor-
Iderval Reginaldo Tenório

UM ADENDO DO ANCELMO GOIS
Cartas para a Redação

Compra de caças suecos mobiliza leitores



Causou o maior rebuliço entre os leitores a nota "No mais", que a coluna publicou ontem, perguntando se os R$ 10,5 bilhões que o governo federal vai usar para comprar caças suecos não teriam melhor utilidade se fossem transformados em investimentos para a saúde e educação do brasileiro!

Veja agora a opinião de uns leitores da coluna:

"Com certeza, na Suécia, uma boa parte desse dinheiro irá para a saúde e educação. Aliás, foi exatamente o que fez com a montanha de dinheiro que conseguiu ganhar durante a Segunda Gerra Mundial, fornecendo madeira e minério para os alemães

Aquarela do Brasil - YouTube

 
www.youtube.com/watch?v=ygrdoP9Z68U
26/03/2008 - Vídeo enviado por Raquel Carvalheiro
Música "Aquarela do Brasil" Ary Barroso. ...Aquarela do Brasil - Francisco Alves 1939by...

  • Aquarela do Brasil - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=OG9Bzj4umk0
    13/01/2008 - Vídeo enviado por lslula
    The Three Tenors - Aquarela do Brasil (live in Sao Paulo)by ... Aquarela do Brasil - João Gilberto ...
  •  

    Um comentário:

    Peo disse...
    depois de tantos nãos:

    "apesar de tanto não, tanta marginalidade..." e o

    sábado, 26 de novembro de 2016

    VEJAM O TOQUE DA RABECA, UMA DAS DÁDIVAS DE JUAZEIR0 DO NORTE NO CEARÁ.

    Adicionar legenda

    VEJAM O TOQUE DA RABECA, UMA DAS DÁDIVAS DE JUAZEIR0 DO NORTE NO CEARÁ.

    Rabeca

    A rabeca é um instrumento de origem árabe tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. É um instrumento de arco, precursor do violino. No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul, confeccionada por artistas populares em comunidades rurais. Ela é tocada em manifestações populares e religiosas desde os remotos tempos da colonização brasileira. Sua construção, a afinação e a maneira de tocar mudam conforme a região de origem. Ultimamente a rabeca tem sido difundida por músicos populares que a trouxeram para os grandes centros urbanos.

    Toques de Rabeca (7) - JUAZEIRO (Jeferson Leite) - YouTube

    https://www.youtube.com/watch?v=4B0MOlSw668
    21 de jul de 2014 - Vídeo enviado por Canal Inventus
    Vídeo-Aula 7 ~ NOTA: ESTUDE SOB A ORIENTAÇÃO DE ALGUÉM MAIS EXPERIENTE. O VÍDEO INFORMA ...


    História
    A palavra rabeca é usada tradicionalmente em Portugal e no Brasil para designar os instrumentos de corda friccionada com arco. Na Península Ibérica, desde a Idade Média à atualidade, que palavras de influência árabe como Rebab, Rebec ou Rabil desigam estes instrumentos importados do Norte da África. Em Portugal, até ao séc. XX, os cursos oficiais de conservatório (como é o caso do Conservatório Real de Lisboa) apelidavam-se de «rabeca», sendo substituída a palavra por «violino» no ano 1903.
    Portugal
    Rabeca Designação tradicional que equivale ao violino. O Rabecão designa o violoncelo.
    Rabeca Chuleira. No Norte de Portugal e no Baixo Douro (aprox.), juntamente com as violas braguesa ou amarantina, o violão e o canto usa-se a rabeca chuleira para as chulas das festadas. Este é um violino mais agudo que o comum, feito em especial para acompanhar os cantos agudos das mulheres.
    Brasil
    Rabeca Chuleira, réplica segundo modelo de Guilherme Sarmento 1872. Construída por Bruno Godinho, Portugal.
    De tom mais baixo que o do violino, tem um timbre fanhoso e percebido, geralmente, como tristonho. Existem rabecas de três, quatro, e mais raramente, de cinco cordas. As cordas podem ser de tripa ou aproveitadas de outros instrumentos como o cavaquinho, bandolim ou violão. Suas afinações variam de acordo com o rabequeiro. Podem ser afinadas em quartas (ré, sol, do, fá -D,G,C,F) ou afinadas, por quintas, em sol---mi, como o violino e o bandolim.
    O tocador encosta a rabeca no braço e no peito, friccionando suas cordas com arco de crina, untado no breu. Juntamente com a viola, é um instrumento tradicional dos cantadores nordestinos. Muitas pessoas confundem a rabeca com o violino, apesar de não terem o mesmo som e timbre.
    Em São Paulo, é usada em folganças ou fandango, na folia-do-divino, moçambique, congadas, dança-de-são-gonçalo e folia-de-reis. No nordeste foi popularizada por bandas locais, onde também é fabricada por gente simples do interior de Alagoas como Nelson da Rabeca. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a rabeca foi o primeiro instrumento melódico utilizado no forró. Só posteriormente, com a imigração dos alemães, é que a sanfona foi difundida por todo o Brasil e introduzida na música nordestina. E por ser um instrumento com mais recursos musicais, pois é um instrumento melódico e harmônico (ao contrário da rabeca que é apenas melódico), a sanfona teve maior aceitação.
    Na região Norte, a rabeca é usada nas festividades de São Benedito. Na cidade de Bragança, onde destaca-se como o principal instrumento da festa, é tocada desde 1978 pelo mestre Zito no período de 18 a 31 de dezembro. Músicas como retumbão, chorado, xote, mazurca e contra-dança fazem parte do repertorio da festa, mais conhecida com o nome de Marujada.
    Aurimar Monteiro de Araújo, mestre Ari, é um dos mais renomados artesãos do instrumento na Região Amazônica, utilizando madeiras e fibras vegetais da floresta ele confecciona instrumentos de sons inigualáveis. O mestre foi responsável pela criação da Orquestra de Rabecas da Amazônia, além de uma escola de música e de uma oficina escola que capacitam profissionalmente crianças e adolescentes, preservando assim a memória do instrumento na região
    História
    A palavra rabeca é usada tradicionalmente em Portugal e no Brasil para designar os instrumentos de corda friccionada com arco. Na Península Ibérica, desde a Idade Média à atualidade, que palavras de influência árabe como Rebab, Rebec ou Rabil desigam estes instrumentos importados do Norte da África. Em Portugal, até ao séc. XX, os cursos oficiais de conservatório (como é o caso do Conservatório Real de Lisboa) apelidavam-se de «rabeca», sendo substituída a palavra por «violino» no ano 1903.
    Portugal
    Rabeca Designação tradicional que equivale ao violino. O Rabecão designa o violoncelo.
    Rabeca Chuleira. No Norte de Portugal e no Baixo Douro (aprox.), juntamente com as violas braguesa ou amarantina, o violão e o canto usa-se a rabeca chuleira para as chulas das festadas. Este é um violino mais agudo que o comum, feito em especial para acompanhar os cantos agudos das mulheres.
    Brasil
    Rabeca Chuleira, réplica segundo modelo de Guilherme Sarmento 1872. Construída por Bruno Godinho, Portugal.
    De tom mais baixo que o do violino, tem um timbre fanhoso e percebido, geralmente, como tristonho. Existem rabecas de três, quatro, e mais raramente, de cinco cordas. As cordas podem ser de tripa ou aproveitadas de outros instrumentos como o cavaquinho, bandolim ou violão. Suas afinações variam de acordo com o rabequeiro. Podem ser afinadas em quartas (ré, sol, do, fá -D,G,C,F) ou afinadas, por quintas, em sol---mi, como o violino e o bandolim.
    O tocador encosta a rabeca no braço e no peito, friccionando suas cordas com arco de crina, untado no breu. Juntamente com a viola, é um instrumento tradicional dos cantadores nordestinos. Muitas pessoas confundem a rabeca com o violino, apesar de não terem o mesmo som e timbre.
    Em São Paulo, é usada em folganças ou fandango, na folia-do-divino, moçambique, congadas, dança-de-são-gonçalo e folia-de-reis. No nordeste foi popularizada por bandas locais, onde também é fabricada por gente simples do interior de Alagoas como Nelson da Rabeca. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a rabeca foi o primeiro instrumento melódico utilizado no forró. Só posteriormente, com a imigração dos alemães, é que a sanfona foi difundida por todo o Brasil e introduzida na música nordestina. E por ser um instrumento com mais recursos musicais, pois é um instrumento melódico e harmônico (ao contrário da rabeca que é apenas melódico), a sanfona teve maior aceitação.
    Na região Norte, a rabeca é usada nas festividades de São Benedito. Na cidade de Bragança, onde destaca-se como o principal instrumento da festa, é tocada desde 1978 pelo mestre Zito no período de 18 a 31 de dezembro. Músicas como retumbão, chorado, xote, mazurca e contra-dança fazem parte do repertorio da festa, mais conhecida com o nome de Marujada.


    Aurimar Monteiro de Araújo, mestre Ari, é um dos mais renomados artesãos do instrumento na Região Amazônica, utilizando madeiras e fibras vegetais da floresta ele confecciona instrumentos de sons inigualáveis. O mestre foi responsável pela criação da Orquestra de Rabecas da Amazônia, além de uma escola de música e de uma oficina escola que capacitam profissionalmente crianças e adolescentes, preservando assim a memória do instrumento na região
     

    Toques de Rabeca (2) - AFINAÇÃO (Jeferson Leite) - YouTube

    https://www.youtube.com/watch?v=MzIXWtmpTqw
    21 de mai de 2014 - Vídeo enviado por Canal Inventus
    Vídeo-Aula 2 ~ Toques de Rabeca com Jeferson Leite.

    Toques de Rabeca - YouTube

    https://www.youtube.com/watch?v=rOB0STi7UyU
    21 de set de 2008 - Vídeo enviado por 34641WAG
    Mestre da Rabequeiro no II Encontro de Fandango e Cultura Caiçara marca a inauguração da Casa de ...

    TOQUES DE RABECA - Jeferson Leite (teaser) - YouTube

    https://www.youtube.com/watch?v=ZEgPBO7meeA
    28 de abr de 2014 - Vídeo enviado por Canal Inventus
    Vídeoaula - teaser Toques de Rabeca - Jeferson Leite Mais toques pelo Skype: Toque Rabeca http ...

    Toques de Rabeca (8) - ASSUM PRETO (Jeferson Leite) - YouTube

    https://www.youtube.com/watch?v=3FP0IwzbZXU
    28 de jul de 2014 - Vídeo enviado por Canal Inventus
    Vídeo-Aula 8 ~ NOTA: ESTUDE SOB A ORIENTAÇÃO DE ALGUÉM MAIS EXPERIENTE. O VÍDEO INFORMA .