sábado, 2 de junho de 2012

Waldik Soriano

Waldik Soriano,o Frank Sinatra brasileiro,autor e cantor das principais músicas  bregas que encantou o Brasil  e principalmente o Nordeste.Estudado hoje pelas escolas de músicas e pela indústria do cinema ,cantou com o coração e sem preconceito,"Eu não sou cachorro não ,Paixão de um homem,A carta e Torturas de amor",músicas  gravadas por muitos artistas como :Fagner,Fafá de Belém e Dolores Duran. Waldik Soriano um grande artista do Brasil.Hoje o seu maior interprete é nada menos do que  o ícone e Mestre Xangai.A cultura é eclética  e pede socorro.Waldik,Vinicius,Caetano,Gil,Gonzaga,Ivone Lara,Chico,Ednardo,Katem Batle,Frank Sinatra,Charles Aznavour,Ray Charles,Aretha Franklin, Nat King Cole e uma infinidade de ícones ,todos no mesmo patamar,é neste bloco que coloco o Waldik.Viva a música brasileira e  mundial.Encha o peito e grite : Waldik Soriano é brasileiro,é nosso patrimônio, Waldik é gente que contribuiu para o engrandecimento cultural do país,Waldik é cultura.é brasileiro,é gente nossa,escute ,refine o seu gosto e passe a gostar deste ícone,seja eclético(a).

 Iderval Reginaldo Tenório  

                                                             o Blog é cultural 

Quero  a sua Opinião







 

O "fenômeno" Waldick-Eurípedes Waldick Soriano (Nascido na BahiaCaetité, 13 de maio de 1933  Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2008)

Waldick Soriano -compositor brasileiro ,ícone da música classificada como brega.
nasceu em Caetité, sertão da Bahia, em 13 de maio de 1933. Trabalhou como lavrador na infância e como peão na juventude, além de motorista de caminhão e garimpeiro.

Filho de Manuel Sebastião Soriano, comerciante de ametistas no distrito de Brejinho das Ametistas, em sua cidade natal. Fato marcante de sua infância foi o abandono do lar pela mãe, a quem era muito apegado.

O jeito de se vestir como Durango Kid foi adquirido por influência do cinema de faroeste. Em 1958, foi se aventurar em São Paulo para tentar mudar de vida. Sonhava em ser cantor ou ator de cinema, enquanto o sonho não se realizava, trabalhou como faxineiro, pedreiro e engraxate.

Na gravadora Chanteder, assinou, em 1960, o seu primeiro contrato como cantor e compositor lançando o disco em 78 rpm “Quem és tu” e “Só Você”. Na década de 70, alcançou grande êxito com a canção “Eu não sou cachorro, não” do LP “Ele também precisa de carinho”, de 1972.

Ele se destacava por suas canções sobre dor-de-cotovelo e seu visual revolucionário para a época: sempre usava roupas negras e óculos escuros.


Tornou-se referência de cantor pop-brega, tocando em rádios populares e em programas de auditório como os de Chacrinha e Silvio Santos. Nos anos 90, mudou-se para Fortaleza, Ceará, após ser regravado pelo cantor ultra-brega Falcão, na versão em inglês “I m not dog no”.

Foi tema do documentário “Waldick, Sempre no Meu Coração”, dirigido por Patrícia Pillar. Faleceu no dia 4 de setembro de 2008, aos 75 anos, no Instituto Nacional do Câncer (Inca), no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, após lutar por longo tempo contra o câncer de próstata.

Seu maior sucesso foi "Eu não sou cachorro não", que foi regravada em inglês macarrônico por Falcão. Também se tornaram conhecidas outras músicas suas, tais como "Paixão de um Homem", "A Carta", "A Dama de Vermelho" e "Se Eu Morresse Amanhã".


Miniatura

Waldick Soriano-Paixão De Um Homem

Nascido na Bahia, filho de Manuel Sebastião Soriano, comerciante de ametistas no distrito de Brejinho das Ametistas, em sua cidade natal. Fato ...
by 39840956  3 anos atrás  151352 exibições


Nenhum comentário: