domingo, 24 de junho de 2012

O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS

                                       DIVULGUEM ESTE BLOG
                                                                           


                                                                     
                                                                             


                                                                           


     


                                                                       



Não é previsão,é apenas o que sente um habitante do planeta terra,quero a sua opinião. 
Depois no fim do artigo, escutem e vejam um dos maiores representantes da música popular deste planeta,Caetano Veloso ,cantando Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga que conseguiram resgatar do domínio popular a  Asa Branca,uma música com mais 300 anos,dando esta espetacular  roupagem para o mundo atual ,a transformando na maior página musical deste país: O Hino do Nordeste.ASA BRANCA, viva seu Luiz.
Iderval Reginaldo Tenório
 QUERO A SUA OPINIÃO
  1.                                   O Consumo dos Recursos Naturais

                        Desde o aparecimento da vida vêm os seres vivos e não vivos consumindo e transformando os recursos naturais,mostrando que na natureza nada se cria tudo se transforma . A terra habitada durante milhões de anos    por diversas vidas , bombardeada pelos fenômenos naturais principalmente os vulcões ,sofria avarias e   milagrosamente iniciava e concluía  um processo de total recuperação .

                          Nos últimos anos vem mudando as suas paisagens não mais em eternos e demorados séculos e sim em poucos anos, principalmente nas  ocupações de áreas não permitidas naturalmente,sendo necessário para este intento  a mudança do bioma pela engenharia pesada,basta  vê a desertificação de vastas áreas nas Américas, na África e no continente Asiático.

                    Existe previsão de estudiosos que o desequilíbrio no ecossistema causado com a produção,transporte ,refino e  consumo de combustível fóssil,com o uso do CFC,no desvio das águas, no consumo das matas , pela escavação do solo e subsolo, como também na  invasão de habitat que  deveria ser preservado para o homem do futuro,acarretará mudanças irreparáveis ,fazendo com que as forças da natureza numa reação defensiva disparem as suas catastróficas e necessárias respostas de arrumação,estes fatos não guardam relações com o aquecimento global e nem com o efeito estufa,uma vez que o homem explora  apenas 8% do planeta Terra.

    1-O vento com a sua força invadirá o espaço numa velocidade incontrolável,derrubará  matas, moradias ,  transformará  pedras em areia e num jateamento infernal desertificará  diversas regiões.

    2-O mar como labaredas sairá do litoral e consumirá o continente ,levando de arrastão tudo que   encontrar pela frente , numa mistura sem precedente .

    3-As  chuvas com  as suas trombas d´agua não encontrarão os leitos dos rios livres para correrem ,ocuparão os espaços urbanos antes rurais,inundando as cidades.

    4-Os Rios com as suas margens ocupadas,com os desvios dos seus leitos,de suas sinuosidades que são as controladoras da velocidade das águas ,levarão de roldão tudo que encontrarem pela frente.

    5-Na busca pela sobrevivência os animais selvagens, domésticos e o próprio homem travarão uma guerra por espaço, mudarão as diretrizes atuais, funcionando como uma verdadeira seleção natural, ficando poucos para perpetuar as espécies.

                        Como conseqüências destes fenômenos, milhões de espécies sucumbirão e outras estarão prestes a desaparecerem, fruto da evolução natural do Universo principalmente  no planeta Terra.

                         O Planeta rico em água e outros elementos que propiciaram a vida,foi durante muitos séculos habitado por milhões de vidas até a chegada do homem,elemento este tão agreste como os irracionais,tão bruto como os mais rudes dos animais não oferecia perigo ao ecossistema. Aos poucos foi elevando a postura,mudando silenciosamente a maneira de enxergar e numa fisioterapia cerebral  foi desenvolvendo propriedades cognitivas o distanciado dos outros animais, aos poucos passou a substituir a força física  pelo raciocínio e logo a dominar todas as outras espécies.
    Começou a utilizar os fenômenos naturais e suas transformações para o melhoramento da qualidade de vida,propiciando não só o domínio absoluto como também o prolongamento da vida na terra.

                         Tornando hegemônico, o homem utilizando os conhecimentos a seu favor, melhorou na produção animal e vegetal,evoluiu na construção civil, na locomoção e na informação,passando a ser indubitavelmente senhor incondicional, porém nada de anormal acontecia à terra,pois o planeta era senhor absoluto, era independentemente livre e em poucos anos recuperava toda e qualquer agressão,naquela época as agressões nunca foram contra os recursos naturais e por isso estes recursos eram os restauradores da terra.Os mares,os rios e os solos com os seus componentes bastavam cair no esquecimento e de imediato  naturalmente se iniciava o processo de   recuperação.

                          Os anos se passaram, as necessidades foram se avolumando e à proporção que o seu número crescia ,o homem passou desesperadamente procurar suprir a demanda de consumo,o que levava milhões de anos até 1850, passou a ser atingido em poucas décadas, exemplo maior encontra-se na produção de alimentos , de moradias e da locomoção .Para suprir foi obrigatório o desenvolvimento de novas tecnologias, com elas foram criados sistemas que estratificaram o homem em clãs sociais, surgiram os comandantes e os comandados, os líderes e os liderados,os dominantes e os dominados,os burgueses e os plebeus, os ricos e os pobres, cada categoria com os seus anseios de consumo e aumentando cotidianamente os seus horizontes e as suas necessidades.

                      O homem evoluiu, de extrator para produtor e neste patamar melhorou em muito a qualidade de vida como um todo e neste diapasão se passaram 100 anos,foi abolido a escravidão em todo o planeta,criados leis,códigos e resoluções com a finalidade de igualar em importância  cada ser humano,independente de raça ,cor,religião ou preferência sexual , numa política de irrestrita inclusão.
                     Chegou o ano de 1950, o mundo foi mecanizado .Num processo de  eletrificação o maior patrimônio passou a ser o domínio da energia, seja por intermédio do sol,dos vegetais, das águas,dos ventos,dos combustíveis fósseis ou dos elementos radioativos.

                       Com o intuito da supremacia, o homem entendeu de  camuflar e privatizar os conhecimentos, só aplicando-os em beneficio dos poderosos, tendo sempre uma  recompensa pecuniária,isso levou na década de 50 ao surgimento de uma corrente separatista das raças e dos níveis financeiros.Agigantaram-se as necessidades . A gula por mais riquezas passou a ser o mote e aos poucos o homem passou  de  produtor  a  consumidor,  degustando o  planeta, como se consumisse o seu próprio corpo. Primeiro invadiu as matas, consumiu os rios,os mares,desequilibrou a fauna e a flora e na busca desesperada por riquezas do solo e do subsolo  vem tirando ou diminuindo a autonomia que a  terra tem de se recuperar ; por ultimo numa invasão sem precedente de diversos elementos como: raios,máquinas voadoras,gases,estilhaços de naves espaciais,detritos e fuligens vem ocupando a atmosfera tirando de vez as possibilidades de recuperação.

                         O consumo das riquezas naturais em todas as suas fontes será para o homem atual o maior problema a se enfrentar neste século que se inicia,exauridas em todas as suas formas conhecidas, terá que se chegar a um consenso na utilização da água ,na produção de alimentos ,da  moradia e tem que se achar outra maneira de produzir energia.O crescimento populacional de todas as formas de vidas e a necessidade urgente da perpetuação das espécies ,fará do homem o único responsável pela catástrofe que se  aproxima  e com certeza na escala dos seres em extinção não será o homem o escolhido para apagar as luzes.Calcula-se em 40 bilhões as bocas terrestres a alimentar no dias atuais com mais outros bilhões de bocas nas águas.

                           Urge portanto cautela na utilização e preservação dos recursos naturais.
                              A terra pede socorro. 
     Salvador ,janeiro de 1999
      Iderval Reginaldo Tenório


    Miniatura

    Caetano Veloso - Asa Branca (Discorama, 1972)

    À la télévision française... Présentation : Denise Glaser... Asa Branca (Luís Gonzaga, Humberto Teixeira) Quando olhei a terra ardendo Qual ...
    de R0B1N50N  1 ano atrás  33231 exibições






Nenhum comentário: