terça-feira, 19 de junho de 2012

A DÍVIDA DO BRASIL


O objetivo deste artigo é para clarear a mente de muita gente, pois não são poucos os que se assombram  quando comento sobre a dívida externa e interna do Brasil. Ficam boquiabertos e perguntam quase que afirmando: E O GOVERNO LULA NÃO ESPALHOU QUE QUITOU A DÍVIDA DO BRASIL?,Explico passo a passo, agora fiz questão de colocar a matéria no blog. Faço questão de ouvir as diversas opiniões sobre o assunto.
                                               Iderval ReginaldoTenório

                                                A Dívida do Brasil

A dívida brasileira é o somatório da dívida externa e da dívida interna.
 Sendo a dívida externa constituída de empréstimos tomados a credores estrangeiros .
A dívida interna que é  a  dívida pública, é a soma de tudo aquilo que todos os órgãos do Estado brasileiro incluindo o governo federal, estados, municípios e empresas estatais  devem ao mercado Nacional, aos  Bancos,as entidades privadas,as pessoas jurídicas e pessoas físicas. Três são os pilares desta dívida: o financiamento de novos gastos públicos em bens e serviços ( despesas com educação, construção de novas obras etc.) em qualquer nível de governo ou entidade pública, os gastos com juros sobre as dívidas contraídas no período anterior e, no caso do governo central, a política monetária e cambial.

A Dívida total do Brasil hoje é de 2 trilhões de dólares, sendo 1,7 trilhão ao próprio mercado brasileiro(dívida interna) e 300 bilhões ao exterior(dívida externa). Nos últimos anos a dívida interna tem aumentado e a externa tem caído. Então o Brasil deve mais de 60% do seu PIB.

A Dívida interna é contraída para o pais cumprir o seu orçamento,para investir em infra-estruturas e tocar o país,a dívida externa é constituída da importação de bens não produzidos  na nação,muitos são supérfluos como viagens, carros,perfumes,eletroeletrônicos e outros produtos ,como também de empréstimos efetuados pelos governos nas três esferas e assumidos pelo governo central.

O grande problema desta gigantesca dívida é que, o governo tem que pagar os juros anualmente tanto ao exterior como ao mercado nacional,fazendo um cálculo por baixo de 8%, o país paga uma média de 160bilhões só de juros por ano, é o triplo do que se investe na Saúde no seu total,veja o grande ralo.

O que confunde o povo é o FMI. O Fundo Monetário Internacional que foi criado por  todas os  países da ONU (cada um com uma cota)para socorrer as nações em dificuldades,nações  com necessidades  urgentes e emergentes,nações prestes a sucumbirem. Este fundo atua socorrendo de imediato.

 Acontece que o Brasil ,um dos fundadores e cotistas,já chegou a dever ao FMI mais de 100 bilhões ,porém em 2005 no governo Lula quando esta dívida caiu para 15,7bilhões o país quitou esta dívida.

O governo chegou na televisão e falou que havia quitado a dívida brasileira e o povo em massa entendeu que  foi paga a dívida externa e interna, com este ganho político o governo ficou calado e não mais esclareceu o caso,sendo guinado ao segundo mandato o  LULA.  Então não confundir dívida externa com a dívida ao FMI.

São três as dívidas-
1)FMI    ,zero
2)Dívida  Interna ou dívida pública 1,7 trilhão de dólares (Mercado Nacional)
3)Dívida Externa- 300bilhões de dólares(Mercado Estrangeiro).

Não se assombrem ,a dívida do Japão é  o dobro do seu PIB e  a dos Estados Unidos mais do que o dobro.

Espero ter clareado alguma coisa, pesquisem e estudem,sejam críticos e comentem.
Quero a sua opinião

Iderval Reginaldo Tenório



Miniatura

Lovers (Title Song) Featuring Kathleen Battle

Love theme from "House of Flying Daggars." Shigeru Umebayashi, composer. Kathleen Battle, soprano. ... CGArt Fan 2004 ... House of Flying Daggars ...
de CGArtFan2004  6 anos atrás  405175 exibições



Um comentário:

Jossara Bes disse...

Olá Iderval!

Nossa! Clareou muito! Esclareceu!
O problema é que todos os assuntos, ou quase todos, relacionados a politica brasileira, ao governo são muito confusos!
E a grande maioria da população não está nem aí!
O que é uma pena!
Beijos!