domingo, 10 de junho de 2012

O ESPORTE AMADOR PEDE SOCORRO







O Esporte Amador pede socorro.    As Olimpíadas na sua essência pedem socorro

Sete séculos antes de Cristo em Olímpia na Grécia foram criados os jogos olímpicos, competições  que perduraram até o século V depois de Cristo.

 No fim no século  XIX  em 1894 foi criado pelo Barão de Coubertin o Comitê Olímpico Internacional, que passou a administrar  e dirigir  as olimpíadas. Redigido uma carta com todas as suas diretrizes as Olimpíadas passaram a ser  elos do bem  entre as nações.

O símbolo destes encontros passou a ser 05 anéis entrelaçados  representando os cinco continentes e as suas cores, o fulcro destes encontros era patrocinar amadoristicamente    a paz, o esporte, a juventude e a amizade entre os povos da terra, tanto que com a evolução foi necessário expandir  os encontros aos esportes no gelo, esportes para os adolescentes e o esporte para os atletas com deficiência física, o fulcro era  o Esporte Amador, o esporte nas escolas, nas fábricas e nos clubes, tudo patrocinado pelos poderes públicos em nome da Educação, da Paz, da Cultura e da União do Continente. Venciam os melhores estudantes, os melhores operários, os mais sadios, os países que mais investiam na Educação e na  Cultura. As Olimpíadas existiam para alavancar a disseminação da cultura e a melhora da qualidade da vida  no Universo.

Veio o século XX e com ele a coisificação do homem, a mercantilização dos pensamentos, o patenteamento  das  ideias e a homogeneização dos costumes em todo o universo humano, com estas ideias o mundo foi fatiado em dois blocos. O primeiro constituído dos países  hegemônicos, os países que mandam, os donos das tecnologias, os que consomem e contaminam 70% do  Mundo atual, os donos da energia , do capital, os que manuseiam o tabuleiro de todas as nações.  O segundo bloco constituído do resto, os que alimentam,  sustentam e trabalham para os do primeiros, os que manuseiam o tabuleiro da vida . Com esta catástrofe artificial e maquiavélica as Olimpíadas ganharam  cunho político e  comercial, deixando de ser puramente de cunho amador, passando a ser patrocinadas pelos comitês políticos das  nações do primeiro bloco e pelos comitês financeiros das grandes multinacionais, donas de mais de 70% da riqueza mundial, é o famigerado afunilamento do poder entre os povos, que em vez de patrocinarem a amizade, a paz, a união e o entendimento político,  na sua essência  patrocinam muitas vezes o inverso, patrocinam o distanciamento , o fosso entre as nações.

Os jovens deixaram de praticar o esporte por prazer, as atividades saíram das Escolas e das Fábricas e migraram para as mega Empresas, migraram para as clausura do esporte em todas as nações civilizadas, migraram para o confinamento. Obriga os atletas a serem super humanos, indo à exaustão física e psíquica desde a infância em algumas plagas,  levando-os a um adoecimento seletivo com regras rígidas em nome da disciplina, muitas vezes com regras impostas em nome do poderio Político e Financeiro das  Nações  as quais representam, os atletas viraram verdadeiras máquinas descerebradas, viraram músculos programados, viraram peças . 

O esporte amador pede socorro, a profissionalização  assassinou a Educação, a Cultura e a  Paz entre as nações, mais um seguimento genuinamente do povo e para o povo foi entregue ao guloso   poder  econômico e ao interesseiro político , seguimento que paulatinamente empurra e encaminha  o esporte para ser uma atividade  de exclusão. 

Os bancos estatais, as empresas, os poderes públicos patrocinam à luz do sol o esporte comercial, o esporte profissional  e esquecem os verdadeiros atletas que penam nos diversos  estabelecimentos de educação deste pais e do mundo, tudo em nome do poder político e comercial, quando na verdade deveriam injetar estes fundos para a criação e recuperação de uma juventude sedenta e sem rumo.
 
Sim ao esporte educação para todos e não ao esporte seletivo , excludente e  pecuniário. 

Iderval Reginaldo Tenório                 
QUERO A SUA OPINIÃO .





ESCUTEM  NO FIM DESTA PÁGINA- "BALADA NUMERO 7" A LINDA  HOMENAGEM DO MOACYR FRANCO AO MANÉ GARRINCHA, UM DOS MAIORES ATLETAS DO  UNIVERSO,QUASE UM AMADOR.







                                                               






















                                                                                 
O BLOG É CULTURAL 

3 comentários:

Artes e escritas disse...

A minha opinião é, talvez, um tanto simples demais. Os melhores atletas dos países considerados pobres vêm das práticas desportivas em locais simples que obedeçam as determinações das regras como tamanho da quadra, altura de redes, etc. Portanto também é questão de vontade das associações de bairro e municípios. Não se pode pensar em atleta como objeto de compra e venda, mas se pode dar a oportunidade aos talentos de se revelarem em locais sem recursos. Um abraço, Yayá.

luiz farias disse...

EU ....GRUPO DIGNIDADE POVO!!!!!! OK

Anônimo disse...

O que falta Doutor é atenção, é respeito, é dignidade, é vergonha. A classe A continuará com os lucros e a classe C se não tomar cuidado perecerá perante o bando de mercenários que estão aí e os que estão por vir.
Olimpíada para pobre é o atletismo correndo atrás de ônibus cheio todos os dias para ganhar o pão, é bater roupa em pedra na beira do rio, é dançar conforme a música de patrões autoritários, é dar murro em ponta de faca e não chegar a lugar algum.