quinta-feira, 25 de agosto de 2011

XANGAI EM TERÇAS ABENÇOADAS

IDERVAL REGINALDO TENÓRIO

TERÇAS ABENÇOADAS COM XANGAI
FIRME ESTE COMPROMISSO COM A PURA CULTURA.

O MENESTREL XANGAI VALORIZANDO A CULTURAL BRASILEIRA  NO SEIO NORDESTINO NO SEU TOTAL.        TODAS AS TERÇAS CONVIDA UM GRANDE ARTISTA E  JUNTOS  PRESENTEIAM A SELETA PLATEIA COM O QUE EXISTE DE MAIS SUBLIME NA CULTURA NACIONAL.    BULE BULE FOI NA ULTIMA TERÇA E VIRÁ OUTRAS VEZES.

NESTA TERÇA MARGARETH MENEZES COMPARTILHA COM O MESTRE XANGAI MARAVILHOSOS MOMENTOS.

IMPERDÍVEL-  INICIO : 19:OOHORAS

                                                             IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
                                                                          CONVIDA


Xangai, de agosto a dezembro, em Salvador

Bababos e Bordados
Imprimir PDF
Xangai faz temporada no Espaço Cultural da Barroquinha a partir de agosto: temporada começa no próximo dia 9 e se estende até 20 de dezembro, sempre às terças-feiras

xangaiPor Redação (com Ascom FGM)
Foto: Ascom/ Divulgação

Salvador, 13/07/2011 - Unindo os acordes de um grande violeiro do País com um espaço privilegiado, a Fundação Gregório de Mattos anuncia a nova temporada do Espaço Cultural da Barroquinha. A partir de 9 de agosto, com o sugestivo título de Abençoada Terça, numa referência à Terça da Bénção que ocorre toda semana no Pelourinho, o cantor, compositor, intérprete e violeiro baiano Xangai estará se apresentando às terças-feiras no local, a partir das 18h30, trazendo a diversidade e riqueza dos ritmos nordestinos para a capital baiana.
Dotado de um estilo único e versátil, o cantador Xangai estará em boa companhia ao longo de toda a temporada. A cada semana levará um convidado especial, e o primeiro será Clarindo Silva, da Cantina da Lua, que aproveita a oportunidade para lançar o seu novo livro. No local, Clarindo instalará um quiosque com bebidas e comidas típicas regionais nordestinas para atender ao público durante as apresentações de Xangai.
Significados
“O Espaço Cultural da Barroquinha é o tipo de local em que gosto de me apresentar, pois representa a história antiga de Salvador, está repleto de significados”, opina Xangai, que interpretará, ao lado de seu grupo que toca percussão, bandolim e baixo, cinco autores: Juraildes da Cruz, Jessié Quirino, Capinan, Jatobá e Jacinto Silva, dentre outros.
O objetivo do show, que se estende até o dia 20 de dezembro, é atrair as pessoas que saem do trabalho para dar uma esticada na noite e aproveitar uma programação de qualidade, com boa música, e, o melhor, em um ambiente aconchegante. Para o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Ipojucã Cabral, a presença de um músico tão brilhante e carismático como Xangai no Espaço Cultural da Barroquinha, além de elevar a qualidade da programação cultural da cidade, representa uma conquista da FGM, que busca aprimorar e sempre oferecer o melhor da música popular aos soteropolitanos.
Natural de Itapebi, extremo sul da Bahia, Eugênio Avelino, nome de batismo de Xangai, é considerado pela crítica especializada o melhor intérprete de Elomar, que, por sinal, é seu primo. Filho e neto de sanfoneiro, ainda aos 18 anos fixou-se com os seus pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. Seu pai era proprietário de uma sorveteria chamada Xangai na cidade de Nanuque, daí se originando o seu apelido e atual nome artístico.
Xangai iniciou sua carreira em 1976, quando gravou o primeiro disco. Com sua voz agreste e muito característica, interpreta composições próprias e adaptações do folclore nordestino, em ritmo de Xote, Cocos e Toadas; o cantor se dá ao luxo de transitar dos forrós aos repentes, dos rodeios aos teatros, tocando com as mais diversas formações.
Em 1984 apresentou o show Cantoria no Teatro Castro Alves, em Salvador, acompanhado de Elomar, Geraldo Azevedo e Vital Farias. Do show nasceu o disco ao vivo Cantoria 1, lançado pela Kuarup. No ano seguinte, com o mesmo grupo, foi lançado o disco Cantoria 2.
SERVIÇO:
O Que: Abençoada Terça
Data:  Sempre às terças-feiras, a partir do dia 09/08 até 20/12
Local: Espaço Cultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/n, próximo à Praça Castro Alves)
Horário: 18h30 às 20h
Ingresso: R$ 20,00 (preço único), à venda no local

Nenhum comentário: