terça-feira, 30 de agosto de 2011

AMIGOS, NO PROJETO XANGAI TERÇAS ABENÇOADAS HOJE FOI MARGARETH MENEZES,CASA CHEIA E NO DIA 13 DE SETEMBRO ,O MAIOR, O GRANDE,O CACHOEIRENSE MATEUS ALELUIA, UMA DAS VOZES MAIS IMPORTANTES DO RECÔNCAVO DA BAHIA. AQUI VAI UM POUCO DE SUA HISTÓRIA.


IDERVAL REGINALDO TENÓRIO

TERÇAS ABENÇOADAS COM XANGAI.
FIRME ESTE COMPROMISSO COM A PURA CULTURA.

O MENESTREL XANGAI VALORIZANDO A CULTURAL BRASILEIRA  NO SEIO NORDESTINO NO SEU TOTAL.        TODAS AS TERÇAS CONVIDA UM GRANDE ARTISTA E  JUNTOS  PRESENTEIAM A SELETA PLATEIA COM O QUE EXISTE DE MAIS SUBLIME NA CULTURA NACIONAL.    BULE BULE FOI NA ULTIMA TERÇA E VIRÁ OUTRAS VEZES.

NESTA(30.08.2011) TERÇA MARGARETH MENEZES COMPARTILHA COM O MESTRE XANGAI MARAVILHOSOS MOMENTOS.NO DIA   13 DE SET DE 2011 MATEUS ALELUIA.

IMPERDÍVEL-  INICIO : 19:OOHORAS

                                                             IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
                                                                          CONVIDA


Xangai, de agosto a dezembro, em Salvador

Bababos e Bordados
Imprimir PDF
Xangai faz temporada no Espaço Cultural da Barroquinha a partir de agosto: temporada começa no próximo dia 9 e se estende até 20 de dezembro, sempre às terças-feiras
 
DIA 13 DE SETEMBRO DE 2011  O GRANDE Mateus Aleluia, a voz de Cachoeira 


Mateus Aleluia, a Voz de Cachoeira



Mateus Aleluia, a voz de Cachoeira

Posted on 4th June 2010 by educasat in Mateus Aleluia |Outras
Mateus Aleluia, a Voz de Cachoeira
Por Celso Salles
A primeira vez que ouvi Mateus Aleluia cantar foi em Viena – Áustria, em um apartamento que fiquei hospedado, de um Austríaco que tinha simplesmente, toda a coleção de DVDs e CDs de Carlinhos Brown.  Vivia cantando… Oh meu pai… Misericordia… Oh meu pai… pequei senhor misericordia… A segunda, foi quando fiz um vídeo de Lu Cachoeira, logo que chequei em Cachoeira, uma semana antes do III BAFF para atualizar o site. Nunca vi tanta vibração em um olhar, quanto vi nos olhos de Lu Cachoeira, quando falava de Mateus Aleluia. Era Deus no céu e Mateus Aleluia na terra. A terceira vez foi quando assisti por umas 5 vezes o Filme Candial de Carlinhos Brown no III BAFF, onde Mateus Aleluia recebe um famoso Cubano que não lembro o nome, mas que em uma Igreja, Mateus cantava exatamente a música que tanto eu ouvi e cantei na Áustria, sem imaginar que era Mateus Aleluia, o famoso… Oh meu Pai… Misericordia…  Aí comecei a ligar as coisas e a prestar mais atenção nesse poeta maravilhoso. E é com muita honra que coloco esta matéria no site do BAFF NEWS. Muito em breve os competentes Cineastas da UFRB estarão colocando o Show de Mateus Aleluia na íntegra na UFRB Web TV e, junto com você estarei assistindo, já que por  excesso de cansaço, não consegui ver ao vivo. Não importa, consegui tirar uma foto com Mateus Aleluia que pra mim já foi um presente dos Orixás.
Temos muito o que falar e publicar de Mateus Aleluia, indiscutivelmente, o ponto alto do III BAFF em Cachoeira. Já começo passando o endereço de seu site no MySpace: http://www.myspace.com/mateusaleluia, onde você pode ouvir algumas músicas de Mateus Aleluia e também ver vídeos como este que coloquei abaixo:

Natural de Cachoeira, Bahia, Mateus Aleluia é compositor de música popular brasileira, instrumentista e cantor, remanescente do grupo vocal ‘Os Tincoãs’, com discos registrados nas décadas de 70 e 80, sendo Mateus um dos condutores do perfil artístico ideológico do grupo. Com o trabalho musical dos “Tincoãs”, constatou-se a influência africana por meio dos cantos e ritmos das senzalas e também nos seus momentos ritualísticos. Os cantos oriundos de música sacra e do popular puseram dentro do entendimento espontâneo todo um sincretismo cultural religioso bem patente em algumas das suas obras registradas. Este casamento de culturas ancestrais dentro de um trabalho musical conferiu ao grupo, por autoridades antropológicas, históricas, jornalísticas e musicais, a condição de reanimadores da ancestralidade musical afro-barroca, brasileira. O trabalho de pesquisa implementado pelo grupo resultou num
Mateis Aleluia e Celso Salles (Tietanto legal...)
convite para apresentações em Angola, que culminou com a permanência de Mateus Aleluia naquele país. De volta ao Brasil em 2002, estreou o musical “Opereta Sacro Profana”, gravada em especial pela TV Educadora/BA. É um dos protagonistas do filme “O milagre do Candyal”, lançado recentemente na Espanha, onde contracena com Bebo Valdez (músico cubano) e interpreta, junto com Carlinhos Brown, a música “NZambi Mameto”, vencedora do prêmio GOYA da Espanha, como melhor canção. Participou como convidado especial do DVD Brasileira, de Margareth Meneze – Uma Homenagem ao Samba-Reggae, gravado na Concha Acústica do teatro Castro Aves, em 2006. Participou de turnê internacional na Alemanha, em 2007, com o espetáculo “Palestra Musical Afro Barroco”, também gravado para a TV Educativa da Bahia e exibido em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (2007). Esse é um momento de retorno e re-apresentação do músico. Mateus Aleluia agora mostra sua rica obra individual, nutrindo profundo respeito pela memória e trabalho dos ex-parceiros, ainda transborda a mesma riqueza no cantar de sua ancestralidade. A partir de uma base ritualística afro-barroca e indígena, pretende mexer com todos os códigos, éticas e valores que norteiam a cultura baiana, lançando em 2009 seu primeiro trabalho solo, o disco “Cinco Sentidos”, pelo selo baiano Garimpo Música. Aguardem!


Um comentário:

Artes e escritas disse...

Interessei-me pela palestra musical afro-barroco porque a música é universal, não existe raça, existe música, além disso, seria um contra-senso termos uma parte da música barroca em separado. O barroco é um período estudado com afinco pelos musicólogos brasileiros e a gravação deveria estar à disposição dos músicos especializados na área. Um abraço, Yayá.