segunda-feira, 15 de agosto de 2011

BULE BULE - UM CANTADOR DE OURO -UM REPENTISTA - UM CORDELISTA


                                                                         
Bule-Bule - TipoRevista.com.br
Adicionar legenda




representante fiel da cultura brasileira

 

Nos últimos anos tenho convivido mais de perto com o grande Bule Bule e a cada dia que passa noto que  teremos de mudar , teremos que valorizar estas enciclopédias vivas que tanto valorizam esta nação. Quando olho a trajetória da minha vida me orgulho de ter conhecido e convivido com alguns ícones da história.

Como : Patativa do Assaré, Frei Damião, Irmã Dulce, Cego Oliveira, Cego Aderaldo, Zabé da Loca, Meu Mano grande musico de Juazeiro do Norte, Jorge Amado, Adonias Filho, João Ubaldo, Luiz Gonzaga, meu primo Lunga, Pedro Bandeira, Otacilio Batista, Ivanildo Vilanova, Waldik Soriano, Vavá Machado e Marcolino, Perfilino neto, pena Branca e Xavaninho, Tonico eTtinoco, Helena  Mereles, João Silva e esta galera nova que engrandece a nação. 

 

Conheça o grande Bule Bule -homem simples de uma cultura impressionante, homem importante, tão  importante como os grandes cientistas desta terra como:

 o proessor Zilton Andrade, Anybal Silvany, Antonio Freitas, Edgar Marcelino, Rodolfo Teixeira, Augusto Teixeira, Maria Theresa de Medeiros Pacheco ,Piraja da Silva, Mitermayer Galvão, Itazil Benicio, Edgar Santos, Roberto Santos,Manoel Barral Neto, Naomar Almeida e outros de igual quilate que no momento não lembro na escola de medicina da UFBA.

 

Bule Bule na sua ciência é um verdadeiro cientista.

Iderval Reginaldo Tenório



Bule-Bule - TipoRevista.com.br
Adicionar legenda
 
Antônio Ribeiro da Conceição - conhecido pelo pseudônimo/nome artístico de Bule-Bule (Antônio Cardoso, 22 de outubro de 1947) é um músico, repentista, escritor e poeta brasileiro.
Autor de obras de cordel, Bule-Bule é considerado um mantenedor das tradições musicais sertanejas da Bahia, como do samba sertanejo, do coco e outros ritmos típicos que sua ascendência africana fizeram desde cedo conviver

Bule-Bule. O Comendador da Cultura do Brasil

junho 09, 2011   Wilson Bizerra  

Ele é repentista. Tem a capacidade mediúnica de “tirar de onde não tem espaço, pra colocar onde não cabe”. Segue inabalável e fiel o seu destino, e luta de pandeiro e viola na mão; suas armas brancas. Tem como marca registrada além da sapiência, a barba espessa e reluzente que ostenta desde a puberdade. Ela contrasta quase mitologicamente com a cor enegrecida de sua pele.
Tão certo quanto a roupa de couro alaranjada que veste e seu chapéu do mesmo material, é a presença da companheira inseparável que carrega consigo… A viola. Funcionando quase como a extensão do seu corpo, foi usada como principal instrumento para abalar da forma mais ferina e sutil, o coração daqueles que se interpuseram como empecilho, no caminho glorificado que lhe foi reservado na história. A beleza do que escreve não esta na caligrafia perfeita, mas na sapiência coesa que transmite em cada verso. A adquiriu na escola da vida, a única que teve tempo para freqüentar por longo período.
É grato por todo conhecimento empírico que, graças a esta experiência, adquiriu. É bem verdade que isto lhe trouxe uma dose cavalar de dor, mágoas e alguns arrependimentos. Mas afirma categoricamente que este é o único mau que alguém pode desejar… Buscar um sonho. A vida transformou-o em um artista do povo. Pensador. Avesso a qualquer tipo de tirania e defensor ferrenho da cultura popular nordestina.
Bule-Bule é uma AULA. Esta é a palavra que sintetiza todos os encontros que tive com o mestre. Ele está alem de si mesmo e sua vida não mais lhe pertence. Isto por que ele é, acima de qualquer coisa, um marco da cultura popular do nordeste. Falar dele sem colocar como ênfase o modo puro e firme com que defende um dos pilares da riquíssima cultura baiana, é um crime. O cordel viverá eternamente e infelizmente o “véio” é perecível. Mas a idéias que ele carrega impregnadas em sua barba de coloração prateada é de uma imortalidade gostosamente apreciável.
Bule-Bule é comendador de cultura do país. Felizmente o estado brasileiro reconheceu o tamanho de sua grandiosidade ainda em vida (contrariando a lógica de homenagens póstumas) e apenas emprestou um pouco mais de credibilidade a um trabalho que traz como marca as raízes nordestinas e a busca de demonstrar a fantástica beleza presente nas coisas simples que o nordeste apresenta
Depois dos álbuns “Licutixo”, “A fome e a vontade de comer”, e o mais recente “Simples como a Natureza” O repentista baiano Bule-Bule, natural de Antônio Cardoso, estará realizando, no próximo dia 30 de maio, segunda feira, às 20:30h, no bairro da Pituba (Teatro Jorge Amado) um show de gravação do seu segundo DVD, Cordealizando a canção. Os ingressos serão trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis, 1h antes na bilheteria do teatro. A noite contará ainda com a participação especial de artistas consagrados no seguimento da cultura popular nordestina. Dentre os quais se destacam Raimundo Sodré, Gereba e Xangai.  POR EMERSON LEANDRO –UFBA-BAHIA
Por Emerson  Leandro
para o site http://www.tiporevista.com.br

2 comentários:

Heitor de Pedra Azul disse...

Saravamos o Grão Mestre Bule Bule,
Que a Bahia me consagrou,
Me deu tempo e espaço pra cantar
No universo de sons que ele criou!
Ja cantamos mundos afora,
Do sertão brabo a Pedra Azul,
Passando por Jequitinhonha,
Num vai-e-vem de norte a sul.
Jaguarquara, Itaquara...
O Poeta sempre roncou
E fez sapatear bonito
A gente que ali passou!
Foi em certa exposição
La no parque de Salvador,
Que uma turma de "barão"
Tentou nos levar o Cantor
E eu cantei, disse: não,
O Barbudo é nosso Ator:
" Bule Bule não vas ao ABAC,
La pro ABAC tu não vais não,
No ABAC so tem babaca,
Aqui não tem babaca não!"
E o uisque da Campolina
Foi todo parar no chão!
Passamos a tomar "Gameleira"
Cachaça de Pedra Azul
E depois "Nova Suissa",
Que é de la também
Atraido pelo cheiro
Veio Doutor Ernane Gusmão.
Foi assim que o Bulle Bulle
"Revoltou" e leu a lição.
Meus abraços aos cantadores,
Todos Irmãos para nos,
Da época do Zé Vicente,
Passando por Antônio Queiroz...
Cantadores de repentes
São queridos, são valentes
Corações da Nossa Voz!!!
Abreijos
Heitor de Pedra Azul
Saint Julien les Villas, 11/12/2011
França

Anônimo disse...

Amigo este é o verdadeiro depoimento de quem conhece de perto o menestrel BULE BULE, Dr Gusmão que Deus nos proteja e mais anos nos sejam oferecidos para que de perto possamos ovacionar este Nordeste rico,este nordeste forte, estes naturais que pregam a nossa cultural.Viva a mente independente e tome cultura. Iderval.