segunda-feira, 22 de agosto de 2011

UM DR INVOCADO


UM DR INVOCADO

ESTE ARTIGO FOI ENVIADO A ESTE MORTAL POR UM DOS GRANDES AMIGOS DE INFANCIA,JORGE MARQUES ,IRMÃO DO GRANDE DANIEL MARQUES ,QUANDO O MESMO  FEZ UMA VISITA A SALVADOR E FOI ATÉ O MEU SIMPLES CONSULTÓRIO PARA UM DEDO DE PROSA.FOI UM EMOCIONANTE  ENCONTRO.JORGE MORAVA EM ARACAJU ,ME TELEFONOU E EU FUI ATÉ O HOTEL, PASSEAMOS PELA ORLA  DE SALVADOR,EU,JORGE E A SUA ESPOSA PARAMOS NA CLINICA E FOI FEITO A TÃO ESPERADA CONSULTA,DOIS MENINOS EM 1968 E HOJE UM MÉDICO E UM ENGENHEIRO.
DOIS IRMÃOS NA INFANCIA,DOIS AMIGOS NAQUELE DIA, FOI O ULTIMO ENCONTRO, DOIS ANOS DEPOIS DEVIDO A SUA EXTREMA BONDADE ,O AMIGO FOI CHAMADO POR DEUS.

Á LEITURA.

IDERVAL REGINALDO TENÓRIO

Título: DR. INVOCADO!!!



Dr. Iderval é mesmo um doutor diferente... No início foi assim: ele foi ao hotel Íbis em Salvador, me pegou com minha esposa Sandra para mostrar um pouco da cidade de Salvador, depois levou a gente para seu consultório médico, que ele abriu especialmente para nos atender. Comecei então a ver as coisas diferentes, que esse doutor tem: A decoração do seu consultório médico toda invocada com quadros com pensamentos, fotos, desenhos artísticos e uma variedade de peças folclóricas, artesanais, históricas e literárias em fim um verdadeiro acervo de arte e cultura nordestina.

O espanto foi grande, que eu e minha esposa sentimos quando o doutor mandou a gente sentar em duas cadeiras, e ele sentou no birô, colocou uma música nordestina que o som saia num rádio antigo do tempo da vovó, foi bom de mais!!! Por que lembrei dos programas de rádio que eu ouvia antigamente na rádio Araripe de Crato com o locutor Eloi Teles e na rádio progresso de Juazeiro do Norte com o locutor João Sobreira.

Eu já não me sentia doente, nem me lembrava do problema de saúde no meu fígado quando o Dr.Iderval se transformou num poeta nordestino, começou a recitar poesias e contos de literatura de Cordel. A cada poesia que ele lia, algumas até decoradas, eu e Sandra chorávamos de emoção e riamos de alegria ao ver aquela interpretação artística perfeita com sua voz de matuto nordestino, a cada declamação eu sentia voltar ao passado que ele estava me mostrando num cenário, onde sentia a presença de Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Padre Cícero, Lampião, Maria Bonita, Romeiros nordestinos de chapéu de palha, Meu Mano e sua Banda de Pífano, e no fundo do cenário a cidade de Juazeiro do Norte, a Serra do Horto e a Chapada do Araripe. Nunca tive na minha vida um momento saudoso como aquele para me lembrar junto com meu melhor amigo de infância o meu passado tão feliz e inesquecível que desfrutei na cidade de Juazeiro do Norte.

Depois o Dr. da poesia se transformou em Dr. da Medicina, pediu meus exames com relação ao meu problema Gastro Hepático e por fim, fez uma valiosa avaliação médica.



Escrito por Jorge Luiz Almeida Marques.

Para: Dr. Iderval Reginaldo Tenório.

Salvador, 2008,janeiro

Nenhum comentário: