IVONE LARA
DONA IVONE LARA UMA DAS MAIORES ARTISTAS DO PAIS ,UMA NEGRA QUE SOUBE E SABE SE IMPOR , UMA BALUARTE DA MUSICA BRASILEIRA,CONSIREDARADA A MAIOR REPRESENTANTE DO BRASIL EM MUSICALIDADE.
NÃO DEIXE A CULTURA DE FORA APAGAR A SUA ,NÃO DEIXE SE ENGANAR PELO BESTEROL ESTRANGEIRO. EU REPITO DONA IVONE LARA- VÁ AO YOUTUBE E CONHEÇA ESTA HEROINA DO BRASIL. IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
Dona Ivone Lara, Uma Biografia
Tenho discutido como avaliar uma produção cultural que não seja violentada pela indústria cultural e agora chegou um momento de deixar isso mais claro. Saiu a biografia da Dona Ivone Lara escrita pela antropóloga Mila Burns. Uma biografia honesta dá elementos de como se constroi uma produção artística e quais as circunstancias que contribuiram para essa produção. Escrito por uma antropóloga a observação sobre a produção tem outros elementos desprezados tradicionalmente em biografias e que ajuda a entender como o meio em que o biografado vive influenciou na sua criação. O livro é cheio de surpresas. Uma delas é que Dona Ivone Lara não se encaixa em nenhum dos tipos mais conhecidos desse universo . Não é "tia", não é passista, tampouco é musa inspiradora. Ela simplesmente compõe e canta como fazem todos os homens. É isso que confere a Dona Ivone Lara sua genialidade. Imagine mulher negra, pobre que faz samba e samba de altíssima qualidade. Suas composições eram foram presentados a roda de samba no Império Serrano pelo seu primo Fuleiro como sendo dele. Quando foi revelado que a autora desses sambas era a Dona Ivone foi imediatamente integrada a ala de compositores da escola. Embora seu pai fosse musico e sua casa tinha musica toda hora sua qualidade musical extrapola a esse genêro de musica. Essa outra qualidade musical vem de quando orfã aos 12 anos aprendeu musica com Dona Lucilia, mulher do maestro Villa- Lobos. Ela foi considerada a melhor voz da escola Orsina da Fonseca onde ficou internada. Outra professora que foi importante na sua formação musical foi Zaíra de Oliveira, cantora e mulher do compositor Donga. Alternando entre a musica de concerto e musica popular Dona Ivone Lara foi construindo seu gosto musical. Lembrando que quando pequena ouvia sambas e choros em sua casa deu a ela uma capacidade de desenvolver ritmos. Ela cria ritmos em sua cabeça e para as letras ela convida parceiros. Como ela mesmo diz "não gosto de letra, não. Deixo para os meus parceiros". Dona Ivone Lara só teve chance de aparecer e mostrar sua genialidade num momento muito específico nos 60 quando o bonito era a diferença. Há outras considerações a serem feitas mas isso vai ficar para uma outra vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário