quinta-feira, 9 de abril de 2020

Cultura do inhame Almir Dias Alves da Silva, Elton Oliveira Santos e Roberto Vicente Gomes


SINDACERME: Inhame e Cará pra curar a Dengue
Inhame ajuda a combater a celulite - WSCOM

Cultura do inhame
Almir Dias Alves da Silva, Elton Oliveira Santos e Roberto Vicente Gomes



Quanto tempo dura inhame na geladeira?
Os inhames não precisam ser mantidos em geladeira, pois se conservam em condição natural por até 10 semanas, desde que mantidos em local arejado, escuro e seco. Quando colocados em geladeira doméstica, devem ficar na parte inferior, dentro de sacos de plástico. O inhame somente é consumido após cozimento.



O QUE É O INHAME?
O inhame também conhecido como cará-da-costa (Dioscorea cayenensis), é uma planta de origem africana, sendo cultivado no mundo inteiro por se tratar de um alimento energético e de alto valor nutritivo.


ONDE CULTIVAR O INHAME?
Esta cultura pode ser cultivada nas regiões tropicais com precipitação em torno de 1.000 a 1.600mm anuais ou sob regime de irrigação.


QUAIS OS TIPOS DE SOLOS INDICADOS PARA O SEU CULTIVO?
Pode ser cultivado em diversos tipos de solos, desde aqueles com textura arenosa até os de textura argilosa-média, profundos, bem drenados, arejados e com o pH entre 5,5 a 6,0.


QUAL A MELHOR ÉPOCA DE PLANTIO?
Quando o cultivo é feito em condições de sequeiro, deve ser plantado no início das chuvas e quando em regime de irrigação, a melhor época é aquela em que a colheita coincide com o período da entressafra do inhame.

QUAL A QUANTIDADE DE SEMENTE UTILIZADA POR HECTARE?
Para o plantio de um hectare usam-se entre 150 a 250 arrobas de semente, ou seja de 2.250 a 3.750 quilos.

QUAL O PESO APROXIMADO QUE DEVEM TER AS TÚBERAS-SEMENTES?
As túberas-sementes devem ser seccionadas com peso entre 100 e 150 gramas.

QUAL O ESPAÇAMENTO RECOMENDADO PARA O PLANTIO?
Em plantios de sequeiro são mais recomendados os espaçamentos de 1,20 x 0,80m (10.417 plantas/ha) ou 1,00 x 0,80m (12.500 plantas/ha) e em plantios irrigados os espaçamentos mais recomendados são 1,20 x 0,50m (16.667 plantas/ha) ou 1,20 x 0,60m (13.889 plantas/ha).

COMO FAZER A SELEÇÃO DAS TÚBERAS-SEMENTES?
Antes do plantio, deve-se selecionar as sementes escolhendo-se sempre as maduras, com 30 a 60 dias de repouso fisiológico, sadias e sem sintomas de ataque de doenças como a casca-preta, cabeleira e podridão-verde.

QUAL O MANEJO IDEAL DA SEMENTE DO INHAME?
A semente do inhame pode ser plantada inteira ou partida; se partida, deve-se ter o cuidado de separar a cabeça , o meio e a ponta, a fim de evitar a desigualdade na brotação.

COMO É FEITO O PLANTIO DO INHAME?
Pode ser feito em cova alta (matumbo) e em leirão ou camalhão, utilizando-se sementes inteiras ou partidas. O solo deve ser frouxo e profundo para propiciar um bom desenvolvimento das túberas.

É IMPORTANTE O USO DA COBERTURA MORTA?
Sim. Esta prática, válida apenas para cultivo de sequeiro, tem por finalidade manter a umidade do solo, proteger as túberas-sementes da influência dos raios solares e do calor excessivo, oferecendo, conseqüentemente, melhores condições para o desenvolvimento da lavoura.

COMO COLETAR AS AMOSTRAS DE SOLO PARA ANÁLISE?
As amostras devem ser coletadas, percorrendo-se toda a área em "zig-zag" e observando-se a textura e a coloração do solo, pois caso estas sejam diferentes, torna-se necessário realizar a coleta dos solos das respectivas áreas, separadamente.

COMO PROCEDER SE HOUVER NECESSIDADE DE EFETUAR A CALAGEM?
Caso a análise do solo indique a necessidade da aplicação de calcário, a sua distribuição deve ser feita dois a três meses antes do plantio, devido a sua baixa solubilidade.

COMO REALIZAR A ADUBAÇÃO NA CULTURA DO INHAME?
A adubação orgânica é feita utilizando-se antes do plantio, aproximadamente, um litro de esterco de curral bem curtido por cova. A adubação química é feita mediante recomendação da análise de fertilidade do solo.

QUAIS OS TIPOS DE TUTORAMENTO RECOMENDADOS PARA A CULTURA DO INHAME?
As plantas do inhame são tutoradas individualmente com varas de 1,20 a 1,50m de altura, colocadas ao lado da planta no momento do plantio ou por ocasião da emissão dos brotos. Podem também ser usados no tutoramento os fios de arames lisos, números 12 ou 14, estendidos entre uma estaca e outra, distando uma da outra de seis a oito metros, sendo as plantas orientadas por meio de barbante até o arame.

QUAIS AS PRAGAS E DOENÇAS MAIS IMPORTANTES DA CULTURA DO INHAME E COMO CONTROLÁ-LAS?
  • Formiga de roça (cortadeira) - pode ser controlada através de iscas formicidas ou aplicando-se o formicida diretamente no formigueiro. Recomenda-se o uso de formicidas líquidos no inverno e em pó ou em forma de iscas granuladas, no verão;
  • lagarta da folhagem – o controle deve ser efetuado com inseticidas piretróides (Decis ou Karatê), logo após o aparecimento da praga;
  • broca do caule – o controle deve ser realizado com os inseticidas Carbaryl na base de 200-250g do produto comercial para 100 litros de água ou Deltamethrin na base de 25-50ml do produto comercial para 100 litros de água;
  • pinta-preta ou queima das folhas - deve ser controlada preventivamente, a partir do 3º ou 4º mês, com Dithane M45, Folicur, ou Bayfidan, na dosagem recomendada pelo fabricante, de oito em oito dias;
  • casca-preta - causada pelo nematóide Scutellonema, recomenda-se evitar o uso de semente atacada, pois pode aumentar a incidência da doença de ano para ano; usar rotação de cultura em áreas afetadas, substituindo o inhame por milho ou sorgo ou deixar a terra descansar por dois ou três anos; e
  • cabeleira - causada pelo nematóide Melodoigyne, devendo-se seguir a recomendação anterior.
O QUE É A CAPAÇÃO?
É uma técnica muito comum utilizada na produção de túberas-sementes de inhame e consiste em separar a túbera da planta-mãe para facilitar a formação das túberas-sementes. É feita quando a planta estiver com as flores secas e idade entre seis e sete meses.

QUANDO COLHER A TÚBERA DO INHAME?
O inhame deve ser colhido quando amadurecido, aproximadamente, aos 180 dias após o plantio. O amadurecimento do inhame pode ser constatado pela seca das flores e pelo amarelecimento das folhas.

COMO É FEITA A COLHEITA DO INHAME?
A operação é feita cavando-se lateralmente as covas ou camalhões e, cuidadosamente, descobrindo-se a túbera comercial, separando-a da planta-mãe através de um corte, exatamente no ponto de ligamento com a parte aérea. Um homem colhe entre 800 e 1.200 túberas por dia.

QUAL A PRODUÇÃO ESPERADA DO INHAME?
Seguindo-se estas recomendações e as condições climáticas apresentando-se favoráveis, a produção de túberas comerciais poderá alcançar as médias de 20 a 25 t/ha. Utilizando-se os sistemas de cultivo tradicionais, a produtividade fica entre 9 a 12t/ha.

QUAIS AS FORMAS DE USO DO INHAME?
Além das diversas utilizações na alimentação humana e animal, o inhame possui excelentes propriedades medicinais, sendo algumas espécies cultivadas com finalidades farmacológicas visando à obtenção de materiais para a síntese da cortisona e hormônios esteróides.

QUE CUIDADOS DEVEM SER ADOTADOS AO SE ARMAZENAR AS TÚBERAS?
Deve-se evitar o seu empilhamento e distribuí-las em camadas pouco adensadas. O armazenamento constitui uma prática importante para a boa conservação do produto, devendo-se escolher lugares frescos e arejados à sombra, pois o excesso de umidade, vento, luz solar, frio e calor, podem causar danos à conservação dos tubérculos.



Quanto tempo dura inhame na geladeira?
Os inhames não precisam ser mantidos em geladeira, pois se conservam em condição natural por até 10 semanas, desde que mantidos em local arejado, escuro e seco.
 Quando colocados em geladeira doméstica, devem ficar na parte inferior, dentro de sacos de plástico. O inhame somente é consumido após cozimento.


Nenhum comentário: