sexta-feira, 3 de abril de 2020

BRASIL, O SEU POVO E O SEU GUARDIÃO, O SEU EXÉRCITO

7 de setembro – Dia da Independência do Brasil - Brasil Escola 
Desfile de 7 de setembro | Especiais TV Brasil | TV Brasil | Cultura 
Uma breve história do Exército Brasileiro - RENOVA Mídia
BRASIL, O SEU POVO E O SEU GUARDIÃO,  O SEU EXÉRCITO                    

Muitas são as especulações sobre o Brasil e qual será o seu destino em tempos difíceis.

Ao olhar pelo retrovisor da história , nota-se que o país nunca ficou a descoberta nos tempos de conflitos, existe e sempre existirá uma instituição séria ,  de guarda  a observa-lo e pronto a intervir quando necessário, foi assim em 1889 quando os Marechais Manuel Deodoro da Fonseca e o Floriano Peixoto proclamaram a República destronado o mais importante imperador da nação D Pedro II, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, enviando o mesmo para Paris.


O imperador encontrava-se enfermo, sem interesse pelo poder e sem um sucessor à sua  altura  , os dois filhos haviam  morridos e a sua filha, a princesa  Isabel,  não  tinha faro pelo poder e existia  um entrave  , era casada com um estrangeiro,  o CONDE d'EU, Luís Filipe Maria Fernando Gastão, (  um nobre francês,   neto do rei Luís Filipe I de França, tendo renunciado aos seus direitos à linha de sucessão ao trono francês em 1864, quando do seu casamento)
O exercito brasileiro foi ativo em   1929/1930- na Revolução de trinta,  quando no conflito Washington  Luiz/Julio Prestes contra o Getúlio Vargas na eleição  de 1930. A Junta Governativa Provisória de 1930, também conhecida como Primeira Junta Militar ou Junta Pacificadora, foi um triunvirato governamental militar composto por
Assumiram o governo brasileiro de 24 de outubro (dia em que Washington Luís foi deposto) a 3 de novembro de 1930 (data da posse de Getúlio Vargas), impedindo a posse de Júlio Prestes, que ocorreria no dia 15 de novembro e logo empossaram o Getúlio Vargas .
Em 1933/1934- Nova intervenção com o Governo Constitucional de Getúlio Vargas , quando a elite queria tomar o poder  e estava em conflitos com os interventores estaduais, quase todos tenentes , Getúlio teve que realizar uma nova Assembleia Constituinte em 1933, pois haveria uma eleição  direta em 1934, realizada a nova assembleia   foi reeleito numa eleição indireta em 1934 para mais  4 anos.

No ano de 1937 o exercito atuou mais uma  vez,  pois após  1934  forças comunistas  queriam derrubar o Getúlio Vargas , muitos foram os  movimentos, inclusive a intentona comunista de 1935 foi desativada,  neste período seria realizado a eleição de 1938, com ameaças  comunistas  O Getúlio apoiado pelo exército anulou  a constituinte de 1934, anulou a eleição  1938 e instalou o Estado Novo, uma ditadura que perdurou de 1937 até 1945.

Em 1945 depuseram o ditador  Getúlio Vargas que queria continuar  como ditador,  os militares articularam a sua queda , fizeram a entrega do poder vacante ao presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro José Linhares, este manteve as eleições marcadas para 2 de dezembro de 1945 e afastaram o Getúlio  em pleno desentendimento do seu governo,  inclusive já havia  um candidato oposicionista dentro dos seus quadros, o fogo amigo,   o seu ex Ministro da Guerra  Eurico Gaspar Dutra, este foi substituído pelo  general Gois Monteiro.   No dia 29 de outubro de 1945 os militares depuseram o Getúlio Vargas  , para evitar o derramamento de sangue e  sob a pressão  do General Eurico Gaspar Dutra, o Getúlio teve que assinar a sua renuncia e viajando para descanso em São Borja.

O exercito brasileiro não ficou em silencio e interviu em 1951 , 1955 e  1961  nas eleições do próprio Getúlio, do Juscelino  e do Jânio  Quadros.
Voltou em 1964 com o golpe militar quando depuseram o João Goulart, gaúcho de São Borja, que foi o vice presidente de Juscelino Kubitschek de 1956 a 1961 e Presidente de 1961 a 1964  quando substituiu  Presidente Jânio Quadros com a sua renuncia , uma vez que era o seu vice, nesta época sob o comando do General Humberto de Alencar Castello Branco o exercito destituiu o governo na famosa revolução de 64 . 

O Presidente Goulart  encontrava-se  na China em reunião com o Presidente    Liu Shaoqi e o  ex presidente Mao Tsé-Tung,  fundador do Partido comunista da China Popular considerado o homem mais forte da China. 
2020- O governo  brasileiro , sob a tutela do Capitão  Jair Bolsonaro,  passa por dificuldades apesar de ser eleito por mais de 57 milhões de votos numa eleição legitima,   hoje acha-se enfraquecido. 
No inicio do governo tinha o apoio dos 57 milhões de eleitores, as forças militares,  os empresários e diversos partidos, mesmo assim montou um ministério baseado na capacidade de cada nomeado independente de indicação  política,  tanto que alguns saíram do DEM que indiretamente apoiava o Presidente, dentre estes o Mandetta, hoje muitos estão contra, inclusive aqueles que mais o apoiaram- :o Rio, São Paulo, RS, MG e o DEM .
O Exercito brasileiro não está dormindo, de perto acompanha todo o desenrolar da crise política exacerbada pela PANDEMIA DO COVID19, hoje o governo encontra-se enfraquecido com o afastamento de alguns apoiadores, principalmente dos políticos  já citados, alguns deputados, o esfacelamento do PSL, a sua ex sigla, alguns empresários, alguns governadores , prefeitos,  o STF , parte do senado , da câmara dos deputados e dentro do exército deve possuir alguns desafetos, porém o exercito está de olho,  e diante de ameaças de forças externas apoiadas por partidos comunistas ou afins pode novamente atuar . Como hoje os homens que atuam no exército são totalmente contra qualquer tipo de ditadura ,  pode haver uma intervenção militar sem o viés ditatorial, uma vez que o medo da população é a lembrança do ano de 1964,  tão lembrada e satanizada   pela oposição do atual governo.
Havendo intervenção  militar poderá ser empossado o vice Mourão e a manutenção de parte dos seus ministros, hoje totalmente aliado com o exercito brasileiro.

Que o exército  brasileiro  seja o intermediador  dos interesses do país e jamais  seja a nação  dirigida por uma ditadura  de direita, de esquerda  ou militar.

Que o país  encontre a paz  e a União  , que caminhe
num governo  democrático e  sem perder  a liberdade .

  1.                                                  Iderval Reginaldo Tenório

Nenhum comentário: