segunda-feira, 20 de abril de 2020

Cremeb informa falecimento do cardiologista e professor Armênio Guimarães

Armênio Guimarães - Medicina / UFBA - UFBA 70 Anos - YouTube
Homenagem ao Prof. Dr. Armênio Guimarães | Escola Bahiana de ...

Cremeb informa falecimento do cardiologista e professor Armênio Guimarães

19 de abril de 2020
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa o falecimento do médico cardiologista e professor Armênio Costa Guimarães, aos 86 anos, decorrente de morte súbita em sua própria residência. Natural de Salvador e filho do anatomista Audemário Guimarães, o médico completava neste ano seis décadas de dedicação à Medicina e aos seus pacientes.

Enquanto docente, foi professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Dr. Armênio Guimarães foi também médico assistente do ambulatório de cardiologia do New York Hospital, professor visitante da Universidade de Brasília, além de membro emérito da Academia de Medicina da Bahia.

Durante a construção da sua carreira de médico foi clínico geral na Maternidade Tsylla Balbino, atuou no Departamento de Medicina da Universidade de Minnesota e no Hospital de Minneapolis, nos Estados Unidos, e publicou diversos trabalhos científicos no Brasil e no exterior. Em 2010, recebeu do Cremeb o Diploma de Mérito Ético-Profissional, por completar 50 anos de exercício ininterruptos da profissão sem ter sofrido sanções éticas.

“Foi um cardiologista excelente, muito dedicado à cardiologia e ao ensino. Me ensinou bastante quando foi meu professor, na Clínica de Propedêutica Médica, do Hospital das Clínicas. É uma perda inesperada, pois ele se cuidava muito, mas que deixa um enorme legado para a Medicina e para o ensino médico na Bahia”, comenta o conselheiro decano do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira.

Aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Dr. Armênio Guimarães, o Cremeb expressa sua solidariedade.


Nenhum comentário: