domingo, 26 de abril de 2020

A Salvação do Planeta . A Terra se auto recuperará.

O homem veio do macaco? | Cléofas
Planeta Terra: informações que você precisa saber - Brasil Escola
Isso é o que aconteceria se todos os oceanos do planeta ...
Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões
Planos de Manejo de Nativas: importancia econômica - Blog Mata Nativa
O homem veio do macaco? | Cléofas
A Salvação do Planeta .
                              A Terra se auto recuperará.

Depois  de anos de debates sobre o Globo Terrestre, está mais do que evidente  que o Planeta pouco sofre com as agressões do  homem e dos outros animais, basta uma pausa de 120   dias de silêncio e   de repouso para que a Terra inicie um plano de recuperação, isto demonstra  que a vida  na terra danifica muito  pouco  dos 6% da área que o homem ocupa,  isto é,  dos 29 milhões   de  quilômetros quadrados  de um total de 510 milhões   para manter os bilhões de vidas que nela prosperam,  tanto animal como vegetal.  

Configura-se que,   quem se acaba não é o planeta, quem se vai é a Civilização contemporânea, vão-se milhares de espécies  animais e  vegetais, ocorrerão milhares de fenômenos naturais como vulcões, tornados, chuvas, ventos, raios, relâmpagos, trovões, tsunamis e voçorocas,  porém com uma pequena pausa  de dias, meses ou  anos  a terra iniciará o processo de  recuperação , surgirão novas vidas, novas  espécies , novos modelos e critérios de vida ,  para o Globo é indiferente estas agressões ,  pois o sistema solar  beira os 5 bilhões de anos e ainda terá mais 5 bilhões pela frente e a terra é um dos seus componentes , esta civilização é apenas mais uma das milhões que se foram e das milhões que ainda virão, para a terra uma civilização é apenas um detalhe, corresponde a uma pequena fração de sua existência , a terra é viva e encontra-se em eterna evolução, os continentes mudaram e mudarão de posição, cidades foram e serão  submersas,  outras emergiram no passado no fundo dos oceanos  e no futuro outras emergirão, as placas tectônicas elevaram e elevarão morros , mudarão a sua superfície e o globo terrestre caminhará indiferente aos que nela habitam, as civilizações mudam,  se renovam , vão  e  o globo terrestre continua a sua caminhada ao infinito,  até ser incorporado pelo sol  nos próximos 5 bilhões de anos.

Para o Universo, para o Sistema Solar e para a  Terra as agressões  de uma civilização são  quase nulas, para não dizer inexpressivas, ficam os conhecimentos e os legados  para alavancar a próxima . 

O Sistema Solar é formado pelo Sol , pelos seus planetas, satélites e asteroides, somando a massa do sistema  o sol é responsável por 99,85% de toda a sua  massa , ficando 0,15%  para o somatório das massas  de todos os outros elementos que o compõe, os planetas , os seus satélites e quaisquer outras estruturas que nela existam, se o sistema solar para a sua galáxia é um nada, imagine o ser humano para o Universo , é uma  insignificância.
 
O Sol tem um diâmetro de 1,4 milhões de quilômetros e a Terra 12,7 mil quilômetros, o diâmetro do Sol corresponde a 110 vezes o da terra,  o sol é 1,3 milhões de vezes maior do que a terra, é a terra um nada diante da grandeza  da estrela solar.

O Sol corresponde a 1/200 bilhões de avos da quantidade de estrelas da Via Láctea , esta a 1/100bilhões de avos do número de  galáxias do nosso Universo e o universo 1/100bilhões de avos da quantidade de universos que fazem parte do Multiverso, sinta o tamanho da terra e o que  significa o homem para esta imensidão do Multiverso, após o Multiverso o homem sente-se incapaz de cogitar.

                                                                  O Globo terrestre
Com um diâmetro de 12,7 mil quilômetros e um raio de 6,35 mil quilômetros, a área total da terra é de 510 milhões de quilômetros quadrados, deste total 362 milhões, 75%, correspondem aos oceanos e 148 milhões , 25%,  terras emersas, destes 148 milhões de quilômetros quadrados emersos , 103 milhões são de desertos , 5 milhões ocupados pelos grandes rios e lagos, 5 milhões por áreas inóspitas inabitáveis, 8 milhões pelas grandes florestas intactas    e apenas 29 milhões de quilômetros quadrados para todas as espécies de vidas terrestres , isto equivale de  06% a 07 % da área terrestre, sendo  3 milhões ocupadas pela soma de todas as cidades e 4 milhões de   área para o cultivo e produção de alimentos, ainda sobram 22 milhões de quilômetros quadrados para o homem explorar, são cerrados, matas abertas, geleiras, morros, montes, serras , picos ,  cordilheiras, vales, planícies, planaltos , restingas, caatingas  e outros biomas à espera do homem.

Com este desenho geográfico, chega-se à  pensar que jamais o homem e os outros tipos de vidas poderão danificar, acabar ou destruir  o planeta,  é factível  acabar com a civilização atual, poderão macular o ecossistema, as águas , os minerais, os  animais e os  vegetais tornando mais difícil viver na  agredida região, tendo que buscar os insumos necessários à vida em lugares mais longínquos, com mais tecnologias e desenvolvimento,  tornando a manutenção para as bilhões de vidas mais dificultosa, muitas vezes a transformando em áreas  inapropriadas à vida. 

Quantos quilômetros foram desertificados?, quantos rios assoreados ?, quantas áreas contaminadas por minerais pesados e substancias radioativa? , para o  planeta a vida continua,  a terra continuará  intacta e pronta para receber uma nova civilização, uma vez que o homem só explora parcialmente a primeira camada da terra , a crosta terrestre , chegando ao máximo no pré-sal,  que pode atingir até 8 quilômetros abaixo do fundo do mar.

 A primeira camada da Terra é a Crosta terrestre, é a menor das estruturas do planeta, mas é a mais importante para as atividades humanas, ela é fundamentalmente composta por rochas leves, tendo como minerais predominantes o silício, ferro, basalto, potássio, o alumínio ,  quartzo, mica, sódio e  o magnésio. Nas zonas continentais apresenta uma variação de 20 a 70 km de espessura, medidas que diminuem nas zonas oceânicas, onde a variação é de 5 a 15 km, calcula-se que o homem não conhece nem 5% desta fina camada.

Em relação a Atmosfera, que é a camada que envolve a terra e vai da crosta terrestre até 1000 quilômetros de altura , o homem circula apenas na primeira camada,  a Troposfera,  que atinge no máximo 17 quilômetros e onde se encontram todos os gases necessários à vida, é nesta camada que trafegam  os aviões.

A Troposfera é  a camada mais próxima da crosta terrestre, nela encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais, é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico. Quase todo o vapor encontrado na atmosfera situa-se na troposfera, apesar de ser a mais fina camada , a troposfera   corresponde a  80 % da massa atmosférica, nela é permitida a vida. Chega a atingir cerca de 17 km nas regiões trópicas e pouco mais que 7 km nas regiões polares.

É notório e evidente que vão as vidas, vão as civilizações ,  a terra continuará intacta e com mais liberdade para cicatrizar os rasos arranhões  sofridos na sua pele, na sua crosta  pelas agressões do homem,  que para a sobrevivência atua como o  pássaro Tchiluanda, esta ave  come os parasitas que vivem na  superfície do couro de um  bisão, de um elefante, de  um hipopótamos,  de  um rinoceronte e de outros animais corpulentos, selvagens ou domésticos. O homem  jamais conseguirá entrar nas suas entranhas, ele vive na fina camada do globo, vive , comparativamente,   na camada externa da pintura de um veículo de luxo.

Do Planeta o homem e os bilhões de outros animais só utilizam 6% de sua área, de um total de 510 milhões de quilômetros quadrados, que corresponde a 29 milhões de quilômetros .

São 7,8 bilhões de homens ,  30 bilhões de outras vidas animais, sem se esquecer dos  insetos , fungos e bactérias ,  que estão na casa dos Duomilliatilhão ( bilhões vezes bilhões)     de vidas, são estes os limpadores do globo e que propiciam  a existência  da cadeia alimentar , todos vivem sobre a crosta terrestre e sob uma finíssima  camada desta mesma crosta . Se o homem deixar  de arranhar a casca da terra por um pequeno período de tempo , em pouco anos a terra recuperará  o estrago .

Quem morrerão são as vidas animais e vegetais, a terra é imortal, só sucumbirá sob o efeito dos fenômenos naturais,  e estará viva por mais 5 bilhões de anos quando será incorporada pelo sol que cotidianamente  se expande .

Nada sai da bolha e da cápsula     que a terra se encontra, da capa atmosférica  que a envolve, e se sair  cairá na bolha do sistema solar.

 A terra fica , quem vai é a civilização humana com  os  Duomilliatilhão de vidas que a compõem, a terra é imortal.

 O Homo Sapiens atual encontra-se na base da pirâmide da evolução humana, com a Cibernética, com a Inteligência Artificial o homem do futuro não será 100% humano, hoje apesar de todo o arcaísmo muitos já vivem com próteses e implantes  dentários, membros artificiais, pele emprestada, coração, pulmão , vasos ,  lentes de aumentos e cristalinos fabricados pelo homem. 

Alterações científicas   nos genes  dos neurônios, pela optogenética,   podem trazer mudanças  nas sinapses cerebrais , proporcionando controle na vontade , nas atitudes, nos movimentos e em muitas atividades dos seres humanos,   muitas já fazem parte da realidade da vida atual, muitas mudanças ainda acontecerão e a terra continuará intacta, pronta e prestes  à sua recuperação.

O Homem ao  maltratar o Planeta Azul está  praticando uma  auto agressão , matando o seu ecossistema , diminuindo os mananciais  e encurtando  a atual civilização, cuidar do meio ambiente é cuidar da sobrevivência do homem aqui na Terra, a terra seguirá o seu caminho  e novas vidas surgirão. 

O Globo é auto suficiente, auto sustentável e auto recuperável, o homem é apenas mais um a viver neste paraíso ofertado para a vida. 

                                                          Salvador, 25 der Abril de 2020
                                                            
Iderval Reginaldo Tenório

ESCUTEM A TRILHA MUSICAL


Nenhum comentário: