O ENSINO DO PORTUGUÊS E DA MATEMÁTICA, O SEGREDO PARA A CIDADANIA.
Até os sete ou oito
anos de idade, na primeira e segunda fase da infância , o ser humano sedimenta
mais de 70 a 80% das propriedades pétreas
indispensáveis e decisivas para a formação
de sua personalidade, estas propriedades
ficam armazenadas no cérebro e servirão
de base como as principais ferramentas
nas diversas decisões da vida, estão nelas a importância das primeiras fases da infância , nestes períodos se inclui a vida intrauterina. Nestes anos o
aprendizado é involuntário, a criança utiliza os cinco sentidos como o seu maior sustentáculo e embasamento. O olhar, o ouvir, o pegar, o cheirar e o
degustar reforçados pelo sexto sentido, uma vez que os inocentes são possuidores de mediunidade, vidência e clarividência , são os seus
norteadores.
Ultrapassado a barreira dos sete ou oito anos, vem a terceira infância que se encerra aos 12, serve como preparativo para a adolescência,
provavelmente a principal fase da
vida do ser humano, por ela viajam os resquícios
da infância, a puberdade e os dilemas do adulto, vai até os 21 anos, são os mais
conflitantes anos, é o período do aprendizado básico artificial arquitetado pelo
homem, das diretrizes da lógica, da
sedimentação dos princípios legais e necessários
para a sua sobrevivência no futuro,
é a fase do conflito, da contestação, é a fase hormonal , que equivale a uma
erupção vulcânica, o estrógeno e a testosterona passam a serem os donos da
vida.
Vaticino que, esta
fase da vida deveria ser mais explorada pelos familiares, educadores, escolas,
gestores e pela sociedade de uma maneira geral, para isso apresento alguns
enunciados importantes para o ser humano em formação.
1-Todas as Crianças têm o direito de brincar, é brincando que
o ser se inteira de múltiplas propriedades pertinentes ao bom viver, a criança é
um ser brincante.
2-Todos os adolescentes
além da Escola, têm o direito de aprender um ofício sem se configurar
trabalho forçado, infantil ou juventude roubada, que seja realmente aprendizado
e sedimentação da vida social, um passo para o futuro.
3-Todos os adolescentes precisam saber das dificuldades da
família, da comunidade, dos governos e do país para sedimentarem o real exercício
da cidadania.
4-Todos os adolescentes têm que ter a real idéia da
cidadania, do respeito mútuo e da igualdade social entre as classes.
5-Todos os jovens têm que ter direito ao mesmo ensino fundamental de qualidade e com
isonomia em todo o território nacional, para poder competir pela vida na fase
adulta sem dificuldades , de igual para igual, independente da região, raça, preferência
sexual, credo religioso, nível social, posição política e econômica.
6-Todos os jovens
devem saber que os políticos(Presidente, Governadores, Senadores,
Deputados, Prefeitos, Vereadores, Ministros) e todos os funcionários públicos, do Supremo ao mais simples servidor são
subsidiados e sustentados pelo povo, não são semideuses, não devem ser adorados
e sim respeitados como qualquer outro cidadão.
7-Todos os jovens devem saber que, quem menos ganha é quem mais proporcionalmente paga impostos, uma vez
que, não teve escola, saúde, não teve chances e nada lhe sobra para constituir
um patrimônio para o futuro.
O fulcro desta matéria é para propor aos responsáveis pela
nação, que a Escola Brasileira priorize o
homem até os 20 anos, que este receba todos os ensinamentos necessários para um
futuro melhor , para isso precisaria fazer uma mudança na metodologia, na grade
e na estrutura escolar, ao assunto.
1-Mostrar a todos os adultos numa campanha nacional via família , Escolas,
Comunidades, Congresso Nacional, Supremos, Agremiações, Radio, Televisão, Jornais, Revistas,
computadores, Celulares, Seminários, Igrejas que o homem tem que raciocinar,
deve aprender de tudo um pouco, que deve viver do suor do seu próprio rosto,
isso trará um grande resultado até os sete primeiros anos de vida, seria o
desenvolvimento da ética e da cidadania, seria o alicerce para um bom desempenho
da vida para todos e em todos os níveis sociais.
2-A Escola Brasileira deveria priorizar o ensino da Aritmética
Básica, da Matemática, do Português, da Sociologia e das Artes no ensino Fundamental, sendo 80% das horas
aulas dedicadas à Matemática e ao Português.
3-Dos 15 aos 18 anos e para os que se atrasaram, além do programa
do item primeiro , seriam acrescentadas Física e Química, ficando 60% das horas
aulas dedicadas ao binômio da cidadania,
Matemática e Português.
As matérias como História, Geografia, Teologia,
aprofundamento nas Artes, Línguas
Estrangeiras, Biologia e todas as outras disciplinas seriam pulverizadas em
seminários e espontaneamente desenvolvidas por cada ser humano, uma vez que,
quem sabe bem o Português , a Matemática e a Sociologia desenvolvem as
propriedades do raciocínio , da sede do saber e da curiosidade, isso levaria o
cérebro a se interessar e se aprofundar em todos os assuntos pertinentes à vida,
que são cotidianamente semeados nos livros
didáticos, na literatura universal, na música, no cinema, nos documentários, no teatro , nas danças, na culinária, no
folclore, nos veículos de comunicação, em todos os animais, tanto os racionais como os irracionais e em tudo que
faz parte da vida.
Com estas condutas, o
mundo brasileiro seria melhor, o povo teria uma vida participativa e mais
próspera, o país entraria no bloco do primeiro mundo, seria culturalmente
respeitado em todo o planeta e nas olimpíadas da vida teria milhões de medalhas
de ouro.
O Brasil teria em cada casa, em cada lar um ou mais campeões e diversos medalhistas nas
olimpíadas mais importantes da vida, medalha de ouro em matemática, medalha de
Diamante em Português, de Rubi na
seriedade, de Esmeralda na ética e na Honestidade e medalhas mistas no Exercício
da Cidadania.
O Brasileiro mandaria às favas o futebol, as brigas sangrentas e ponta pés televisadas, os tiros ao alvo, mandaria
às favas o basquete, o vôlei e outras enrolações financistas, pecuniárias ,
todas eivadas com a mexa de esportes . Banidos a subserviência e a
idolatria , todas estas atividades seriam realmente exercidas em massa por
cabeças pensantes e esclarecida , todas seriam resgatadas e voltariam a ser chamadas de esporte pelos
reais esportistas, principalmente nas
Escolas do Arroio ao Chuí.
O Brasil precisa urgentemente desativar este circo, o qual no tablado os múltiplos artistas e na plateia
milhares de palhaços.
O Brasil precisa olhar com melhores olhos para o Brasil, está
no jovem a solução.
Iderval Reginaldo Tenório
www.youtube.com/watch?v=WEJMeanZrpQ
2 de mai de 2014 - Vídeo enviado por Leo Moreno
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