sábado, 15 de março de 2025

REDUFLAÇÃO-Diminuir a quantidade e manter o preço

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                                      Reduflação: Por Que os Produtos Estão Encolhendo sem Reduzir os Preços

Nescafé Café Solúvel Tradição 160G | Amazon.com.br

                      Era 200g e agora 160g

                O preço maior  ou o mesmo

                                 Reduflação

Óleo de 1000ml para 900ml

Café soluvel de 50g para 40g 

Chocolate de 200g para 180g,  160g e 120g

Mantendo o mesmo preço do original. 

O consumidor muitas vezes não nota. 


Reduflação é a prática de diminuir a quantidade ou o tamanho de um produto, mantendo o preço ou aumentando-o ligeiramente.

Muitos consumidores não notam quando a redução é pequena, porém é sigficativa.  

De 50 para 40 a redução foi de 10%, de  200gr para 160gr o percentual é 20%. Os preços continuam os mesmos ou podem subir, basta enfeitar a embalagem. 

Um consumidor comprava um pacote de biscoitos, colocava numa biscoiteira e sobravam 10 uniudades. Um dia comprou um pacote  do mesmo biscoito e colocou na biscoiteira, notou que não encheu, foi aí que viu que o pacote só pesava 180gramas e não 200 comos os anteriores, porém o preço foi o mesmo

 

Impactos da reduflação

  • Afeta o poder de compra do consumidor, que paga o mesmo valor por menos produto 

  Pode dificultar a comparação de preços e quantidades entre diferentes marcas e produtos 

  Pode levar a escolhas menos vantajosas para o consumidor 

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Legislação sobre reduflação

  • A lei brasileira permite que as empresas mudem a quantidade ou os ingredientes de um produto 

  O aviso da mudança deve ser explícito e em local de fácil visualização 

  O aviso deve ser escrito nas embalagens em letras maiúsculas, em negrito, com contraste de cores 

  O aviso deve ocorrer por, pelo menos, seis meses 

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Como reclamar

Se você se sentir lesado pela falta de informação clara de mudança na quantidade ou nos ingredientes, pode fazer uma reclamação diretamente à empresa e ao Procon

 

3 comentários:

iderval.blogspot.com disse...

Dr Jorge Peregrino assim se pronunciou; E os remédios genéricos, que não fazem o mesmo efeito que os originais de marca. E os shampoos comprados nas grandes lojas de varejo, vejam se tem a mesma consistência dos comprados em farmácia. Nós vivemos num mundo de fazer de conta. Eles fazem de conta que dizem a verdade e nós fazemos de conta que acreditamos. Veja o PLNSERV, o governo faz de conta que o plano é um sucesso, mas nem fazendo de conta dá prá acreditar, que este governo do PT faz o que faz com o povo que votou nele, submetendo os segurados a o maior tormento pra ter assistência médica. Mas como diz o ditado, "nada como um dia após o outro". Eu posso falar porque felizmente não preciso dele.

iderval.blogspot.com disse...

Sra Marilene Carneiro falou:. É isso que está acontecendo. Tudo muito caro, preço, tamanho e qualidade, imperando. Nessa hora defesa do consumidor desaparece.

Anônimo disse...

Está insuportável conviver com essas medidas q só afetam os mais fracos financeiramente. A verdade é q o pobre ficou mais pobre e o rico mais rico.