Primeira etapa.
1944 -Nascia o Cícero Romão Batista, na cidade do Crato.Ce
1870- Foi ordenado padre no Seminário da Prainha em Fortaleza. Ce
1870-Volta para o Crato, sua terra natal como Padre Cícero Romão Batista.
1871- Celebra a primeira missa no arraial Tabuleiro Grande, distrito do Crato a 20 Quilômetros da sede.
1872- Volta definitivamente para o distrito, onde finca moradia, com o intuito de cuidar daquele povo sofrido e pecador.
1889- Da boca da fiel Maria de Araujo, a hóstia consagrada se transforma em SANGUE, o Milagre do Juazeiro. Este episódio movimentou o mundo, notadamente o nordeste brasileiro. O povo dizia que era o sangue de Cristo. A Igreja católica fez tudo para abafar, desconstruir e descaracterizar o episódio e pregava judicialmente: " Com tantas cidades importantes e padres preparados ao redor do mundo desenvolvido, como pode Jesus Cristo se manifestar na boca de uma moça pobre e negra, numa vila nordestina e da lavra de um simples padre cearense, sem nenhum expressão? Claro que foi um engodo".
1891- O Padre foi suspenso de celebrar missa pelo Bispo de Fortaleza Dom Joaquim Vieira e de imediato comunicou a Roma, como consequência foi aberto um processo de excomunhão, era um padre mentiroso que queria ser idolatrado po um povo fanático e analfabeto.
Segunda etapa.
1904- Era formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia, na Faculdade do Terreiro, o Dr.Floro Bartolomeu.
1908- O Dr Floro chegou em Juazeiro com o intuito de explorar as minas de cobre do Cariri- notadamente na cidade de Aurora, mina Coxá, porém, preferiu ficar ao lado do Padre Cicero e morar no Juazeiro.
1911- Lutou ao lado do Padre Cícero pela emancipação do município, ocorrida em 1911, briga vigorosa contra o Antonio Luiz Pequeno, prefeito do Crato. O padre foi o seu primeiro prefeito.
1914- Brigaram contra Ruy Barbosa, Euclides da Cunha, Luíz Carlos Prestes e Antonio Luiz Pequeno, prefeito do Crato. Numa guerra que recenu o nome de : A Sedição de Juazeoiro, a Guerra de 14- Os jagunços sairam de Juazeiro do Norte, destituíram o governador Franco Rabelo e o padre foi nomeado vice governador do Estado.
A Sedição de Juazeiro do Norte, também conhecida como Revolta de Juazeiro, foi um conflito armado que ocorreu no Ceará entre 1914 e 1916. O confronto foi entre as oligarquias cearenses e o governo federal.
Motivos da revolta Interferência do governo central na política estadual, Opressão dos coronéis, Exploração dos trabalhadores rurais, Péssimas condições de vida no sertão, Ambição religiosa do Padre Cícero.
Liderança Padre Cícero Romão Batista, Floro Bartolomeu, Nogueira Acióli.
1926- Floro Bartolomeu, a pedido do Governo Federal, convocou o bando do facínora Lampião para enfrentar a coluna prestes. A coluna desviou o itinerário e não houve o combate, o estrategista Carlos Prestes desviou a sua trajetória.
1926- O Dr. Floro adoeceu e foi fazer o tratamento no para o Rio de Janeiro( o homem era Deputado Federal) . No Rio o homem faleceu no mesmo ano.
1926- Lampião chegou em Juazeiro do Norte no fim de Fevereiro e no dia 04 de março fez um encontro com Padre Cicero. Neste Dia o coletor de Juazeiro do Norte, Pedro de Albuquerque Uchôa, forjou uma patente de Capitão do Exercito Nacional.
1934- Morria o Padre Cícero aos 90 anos, foi a maior comoção do nordeste
e da cidade de Juazeiro do Norte. Depois da sua morte, o Juazeiro começou o seu crescimento como cidade.
O padre previa que o município seria de grande destaque no país, em todos os segmentos. Escolas do infantil ao superior, progresso no comércio, na industria e noutros empreendimentos que o homem ainda iria inventar e criar.
JUAZEIRO DO NORTE- NO CARIRI CEARENSE- SUL DO CEARÁ.
2025- 258 km quadrados, 303 mil habitantes, densidade demográfica de 1 .100 hab./km quadrados
Polo comercial, industrial, turístico, religioso e universitário do Brasil.
Interligado com o todo Brasil por via Férrea, Rodoviária e Aérea. O aeroporto Orlando Bezerra é um dos mais modernos e importantes do interior brasileiro.
No dia 24 de março de 2025, o padre completaria 181 anos de idade, que para nós cearenses e do nordeste, o Padre Cícero completou.
O padre Cícero Romão Batista, fundador da cidade de Juazeiro do Norte, Terra da Fé, não morreu, continua vivo para todos os que tem fé no patriarca do Juazeiro, a cidade que ele fundou.
Viva meu Padim.
Iderval Reginaldo Tenório
Nenhum comentário:
Postar um comentário