sexta-feira, 16 de julho de 2021

Uma Viagem por Cuba. O Povo Cubano e os seus Algozes.

 

 Cuba – Wikipédia, a enciclopédia livre

Uma Viagem por Cuba. O Povo Cubano e os seus Algozes.

                                                                              
Governo de Cuba diz que embargo dos EUA é responsável pela crise no país |  Jovem Pan
Resultado de imagem para POVO CUBANO

Uma Viagem por Cuba  em Capítulos
 Iderval Reginldo Tenório

O Povo Cubano e os seus Algozes.
 
Capítulo I
 
Cuba foi descoberta ,  conquistada ou invadida  em 1492 pelo  Genovês Cristóvão Colombo  a serviço da Espanha,  que     a  reivindicou para o seu Reino .
 
Cuba desde 1492 foi dominada pelas ferrenhas baionetas estrangeiras e depois pelas ditaduras dos irmãos Cubanos:  
 
A) O   General   cubano  Gerardo Machado y Morales sob a tutela americana
B) O sargento Fulgencio Batista e
C) Os irmãos Castros até os dias atuais.      
 
De 1498 a 1898 os Espanhóis eram os donos , de 1898 a 1959 os americanos  tomaram dos espanhóis  até a chegada em 1959 do revoltado, nacionalista , lutador, revolucionário  maior ditador da America Latina, o  jovem Advogado   cubano Fidel Castro,  filho de um milionário fazendeiro cubano do ramo do fumo e do açúcar  
 
A Espanha , o país explorador,   sugava toda a produção do açúcar e do tabaco da ilha Caribenha , enviava para a  Europa e deixava o povo  na miséria.  Não satisfeita iniciou a importação de negros  do Continente Africano obrigando-os a trabalhar por mais de dezoito horas por dia até a exaustão, o que propiciou o surgimento  de muitos levantes contra a corte.

A exploração era ferrenha,  todos os  movimentos pro independência  criados pelo povo caribenho eram  exterminados pela força brutal e violenta do povo espanhol. Um dos mais importantes foi no século XVIII, a INSURREIÇÃO DOS VERGUEIROS,  quando a Espanha queria o monopólio na comercialização do Tabaco, este movimento vingou , Cuba conquistou a sua independencia porém   passou a ser explorada pelos EUA. 
 
OS VERGUEIROS, nome dado aos seus produtores não gostaram e partiram para a luta,  esta luta deu inicio a guerra da independência e que contou  com a ajuda financeira Norte Americana contra a Espanha, a qual culminou com a sua emancipação em  1898  na chamada Guerra Hispano-Americana  , passando Cuba a ser dominada pelos EUA.  Como penhora a Espanha teve que ceder aos EUA alguns territórios, como  Porto Rico e as Filipinas, aí começou mais um povo estrangeiro a sugar e a fagocitar  as riquezas  da Ilha.

Adendo 

No fim do século XIX, ocorreu a Revolução da Filipina, colônia Espanhola , resultando na Primeira Republica do país. Contudo, a Espanha  não reconheceu a independência Filipina e cedeu o território aos Estados Unidos das Américas.

Cuba passou a ser reduto e quintal dos Estados Unidos das Americas, que além da exploração comercial a transformou num verdadeiro parque de diversão, dos cassinos ao sexo, perpassando pelas grandes máfias da época.      Tudo para o Tio San e quase nada  para os Cubanos, salvo a elite capitalista da Ilha Caribenha. Para os ricos tudo, para os pobres  trabalho árduo do dia a dia, neste período , sob a tutela dos americanos, teve inicio a nomeação dos subservientes  presidentes cubanos, o último foi o  General cubano Gerardo Machado y Morales
 
 Em 1933 um movimento chamado a Revolta dos Sargentos ,  capitaneado pelo militar Fulgencio Batista Zaldívar apoiado pelo povo Cubano, juntos deram inicio à  Guerra da Independecia Cubana tomaram  o poder,  destituiram   o General   cubano  Gerardo Machado y Morales ,  um tirano a serviço dos EUA  e empossaram o Sargento Fulgencio Batista, o primeiro Presidente de uma Cuba  realmente  independente.

CAPITULO II
 
O  sargento Fulgencio Batista Zaldívar e os seus governos
 
O ano era 1933, o povo cubano sofria com o Governo tirano, violento e autoritário do Presidente Gerardo Machado, que junto à elite varriam os pobres como uma tsunami , consumiam a ilha como um verdadeiro parque , concentravam a renda nas mãos de poucos ,  roubando da plebe as propriedades da vida, foi nesta época que surgiu o movimento pro cuba, A Revolta dos Sargentos sob o comando do Sargento cubano  Fulgencio Batista Zaldívar , este grupo  dizendo-se nacionalista derrubou o Governo Tirano trazendo esperanças ao povo da ilha, ledo engano, Cuba caia em mais uma arapuca.   
 
O sargento logo ao assumir as rédeas da nação deu a si próprio a patente de Coronel Mor e o poder de indicar os próximos presidentes, tanto que de 1933 a 1940 mais de 10 presidentes assumiram, muitos por um ou dois dias, todos considerados fantoches do Fulgêncio Batista, o verdadeiro mandatário da nação, um mão de ferro, um sanguinário ditador.     
 
Em 1940  este mesmo coronel  com uma plataforma populista, com o lema de  governo do povo, pelo povo, para o povo e dirigido pelo povo,  retira o seu último fantoche , o FEDERICO LAREDO BRÚ , e  pessoalmente toma as rédeas e assume o posto de Presidente da Cuba . 

O Fulgêncio Batista ao assumir desviou-se  totalmente do seu povo e de suas propostas  ,  aliou-se aos poderosos fazendeiros cubanos e aos americanos, iniciou uma verdadeira traição e carnificina contra o seu povo, principalmente os mais pobres que nele depositavam todas as suas esperanças, foi um governo tirano e covarde,    .  Em  1944 perdeu o poder e foi morar nos Estados Unidos, ficando o governo com o Partido Revolucionário Cubano Autêntico, um partido  fraco , sem nomes , sem expressão ,  sem  progressão e  sem legitimidade, mesmo assim  governou até 1952.

Em 1952 o Fulgencio Batista Zaldívar , o tirano, volta à Cuba, participa de um novo movimento militar contra o governo do Presidente Revolucionário Cubano Carlos Prío Socarrás, um homem fraco e sem ação . Num golpe toma novamente as rédeas cubana e assume mais sete anos de governo da elite contra os pobres.  Um governo de extrema direita, de revoltas, de revanchismo e de muito sofrimento para o povo.  O cubano praticamente não tinha direitos, além de ditatorial, era perverso e autoritário, teve reinicio um governo de fuzilamentos, matanças , prisões sem justificativas e sem o crivo da justiça, só os ricos e agregados ao governo tinham direitos , aos pobres  o chicote.  Foram sete anos de atrocidades e de pura escravidão.
 

CAPÍTULO III
O Movimento Revolucionário da Libertação do Povo Cubano.
 
Cuba e o seu povo conhecerão uma nova fase, uma fase de esperança , de prosperidade  e  que culminou em mais uma ferrenha ditadura  .  
 
 
Vem o governo da Revolução de 1959, Fidel, Guevara e Raul, o trio da salvação. Este grupo  inicia mais uma ditadura, esta puramente Cubana e em nome do povo mais carente, encravando nesta ditadura  o maior mito dos povos  latinos americano, o ditador Fidel Castro  .

Em 1954 , um jovem advogado, Fidel Alejandro Castro Ruz,   egresso de uma rica família cubana,  produtora de tabaco e de açúcar ,  que pertencia a elite dominante do Fulgêncio Batista se revolta , cria um movimento revolucionário para tomar o poder. 
 
O grupo do Fidel foi  enérgico nas ações ,   muitos foram mortos , outros presos e depois deportados para o exílio.  o Fidel foi um  jovem que depois de aprender a guerrilha armada  no México e participar de muitos movimentos pela a America latina em defesa do povo,  voltou ao seu país e junto ao Guevara, Raul e outros conseguem unir o seu povo . 
 
Numa guerra sanguinária tomam o poder e com o Movimento Revolucionário da Libertação do Povo Cubano depuseram  o Fulgencio Batista Zaldívar que foge para os Estados Unidos e assumiram o governo, foi uma das maiores festas para o povo pobre de Cuba .  
 
 Para o povo foi o primeiro e mais importante movimento puramente popular sob o comando do jovem advogado guerrilheiro Fidel Castro . Ao tomar o poder,  de inicio,  o Fidel  nomeia ele próprio como  1º Ministro, aquele que  realmente manda.   De 1959 a 1976 senta nesta  cadeira com as mãos da limpeza e da tirania, nomeia respectivamente de janeiro de 1959 a julho de 1959 três presidentes provisórios , para que  em definitivo,  em julho de 1959 nomeie como Presidente da Republica o Sr. Osvaldo Dorticós Torrado que permaneceu até 1976.  Nestes 17 anos de primeiro ministro o Fidel limpou o seu país, aplicou o mesmo modus operando do Fulgêncio e foi mais longe, eliminou e expulsou praticamente qualquer cubano que fosse contra as suas idéias independente do nivel social, cultural, economico ou nacionalidade.  
 
Ricos, artistas, intelectuais, pobres, revoltados ou pessoas que pensassem numa Cuba diferente tinham  um destino: da prisão sem julgamento   à  expulsão do país, perpassando pelo fuzilamento . Neste período  os  presidentes nomeados funcionavam também como marionetes e fantoches do movimento Revolucionário, era o Fidel o verdadeiro FIDEL DE CUBA, o ditador, todos os cubanos temiam pelas suas catastróficas descisões . 

Veio o ano de 1976 e o Fidel destituiu o seu ultimo indicado, o Osvaldo Torrado, que foi literalmente torrado do cargo, assumindo o governo  como presidente  com a mão de ferro até 2008, quando indicou o seu irmão Raul Castro, acerto de décadas atrás. 
 
De inicio o Fidel Castro declarou  um governo popular , depois de  organizada a casa, angariado o apoio dos sofridos de Cuba e a raiva do que sobrou da elite ,  implantou a mais cruel ditadura da America Latina, reiniciando os mandamentos  das guerrilhas . 
 
Como Presidente  mandou eliminar toda e qualquer cabeça pensante opositora, expulsando, fuzilando ou os tornando prisioneiros, coube ao Fidel criar dentro de Cuba entre o seu povo várias correntes inimigas. 
 
Incutiu o desentendimento dentro do extrato econômico,  da igreja, da universidade, no mundo artístico, nas castas sociais, na preferência sexual e nas ideologias políticas,  chegando ao ponto  de realizar festas para a execução de discordantes nos dias de fuzilamentos, foi o governo do medo e da delação publica da população.

O povo oprimido de Cuba desde 1492 viu no Fidel de 1954 a sua alforria,  e sob a sua batuta,  recheada de duras medidas ditatorial   viu-se governada por mais de 60 anos .  Como recompensa  recebe  regrados pacotes de mantimentos, uma educação básica igual para todas as classes sociais , uma saúde de baixa complexidade , mesmo porque a sua classe média  pensante fora banida peremptoriamente, ficando apenas  os subservientes   seguidores , verdadeiros  adoradores, uma vez que Cuba foi fechada para o Mundo.

 De  1960 a 1962  Cuba se aliou à Rússia e pretendia ceder parte do seu território para uma Plataforma e brigada Russa, um mega quartel militar Russo   .  O Presidente Americano John Fitzgerald  Kennedy foi totalmente contra, uma vez que jamais aceitaria A Republica Socialista da Rússia nas suas barbas, lutou até afastar o país comunista do seu quintal, Kennedy exigiu do chefe de Estado Nikita Khruchov o imediato desmonte das rampas, a retirada dos mísseis e a renúncia à instalação de novas armas ofensivas em Cuba. Washington advertiu também que, caso o bloqueio fracassasse, a ilha seria invadida.  Kennedy deu inicio ao maior embargo financeiro dos EUA a uma Nação que perdurou até o governo Obama em 2016  , hoje em debate entre os povos e ameaçado pelo novo todo poderoso Donald Trump, eleito em outubro de 2016.

 Isto é um pouco de Cuba e do Fidel,  Fidel que de glória implantou o amor do seu povo  pelo seu   pais , que de importante não cedeu e nem baixou a cabeça para os poderosos,  de ruim trouxe a pobreza a uma nação, o isolamento do seu povo, a subserviencia extrema, a aceitação da miséria ,   executou milhares de cabeças pensantes , implantou um governo de um único partido. 
 
O Fidel proibindo a pluralidade de idéias expulsou  os  cubanos pensantes ,  sem querer conseguiu difundir Cuba para o mundo com os milhares de artistas que procuraram guarida em todos os   países da terra, artistas que  capilarizaram e popularizaram  a cultura Caribenha para estas nações .

Rumba, Timba, Salsa, Charanga, Chá-Chá-Chá, Boleros e outros ritmos, quase todos de matrizes afros,  passaram a fazer parte dos shows em todos os continentes .  
 
Na literatura, nas artes cênicas e nos pensamentos políticos contaminou o mundo com os costumes da desconhecida ilha, foi mais longe  conseguiu plantar na juventude de todo o mundo o gosto pela política.
 
Fidel foi um Fidel, um mão de ferro.  Para os próximos e subservientes quase tudo, para os descordantes embargos.  Castigos dosados de acordo  com o grau de importancia de cada um.  Para o povo o mínimo para a sobrevivencia, pouca ração, um vão para morar , isolamento do mundo,  ausencia da liberdade,  muita subserviencia e obdediencia total ao ditador , mesmo assim era muito para um povo   que nada  recebia dos demais ditadores, um povo que as classes baixas não tinham acesso nem à ração.  O Fidel conquistou  os pobres  pelo estomago e não pelo cérebro, a conduziu como uma  fazenda particular, a  preocupação foi alimentar os habitantes com ração regrada , água  e entretenimento,  proibindo  a capacidade de pensar.
 
Nas relações humanas e politicas, segundo os grandes ditadores,  o poder não se conquista no voto,  o poder se toma na luta  , muitas vezes com muito sangue , só assim poderão os ganhadores se perpetuarem no poder por décadas ou séculos .

Fidel , mais um ditador que se foi, o mundo o analisará .  Na história da humanidade ele já está inscrito,   para muitos   um tirano e para os iguais um herói. 

A luta é a única voz do povo contra os poderosos, o homem nasceu para dominar os semelhantes, nem que para isto utilize a força, a forca, a bala, o seu silêncio , a sua cabeça , a lei e até mesmo a  morte.

Salve a humanidade e tudo pela liberdade.

Iderval Reginaldo Tenório


DE CAPINAN
MEDICO BAIANO AO SABER DA MORTE DO CHE GUEVARA FEZ ESTA MÚSICA , ESTE CLÁSSICO.

SOY LOCO POR TI AMERICA (letra e vídeo) com CAETANO VELOSO ...

https://www.youtube.com/watch?v=DRXfWIr5sSE
15 de set de 2013 - Vídeo enviado por Moacir Silveira
"Soy Loco Por Ti America" é uma canção composta por Gilberto Gil, Torquato Neto e José Carlos ...

Gilberto Gil - Soy Loco Por Ti América - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=1X8hh2FnjYs
2 de jun de 2008 - Vídeo enviado por Flavio Morais
Gil canta Soy Loco Por Ti América, no show Eletroacústico. Toquarto Neto & Capinam.

Soy louco por ti América - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=kh9mW3s0BoU
11 de set de 2009 - Vídeo enviado por Gilberto Gil
Soy louco por ti América ... Soy Loco Por Ti, América - Chico Buarque e Caetano Veloso - Duration: 3 ...

Caetano Veloso- Soy Loco Por Ti, América - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=VKWnJG1UaTc
1 de nov de 2009 - Vídeo enviado por Svanelicorne
Soy loco por ti, América, yo voy traer una mujer playera Que su nombre sea Marti, que su nombre sea Marti

SOY LOCO POR TI AMERICA (letra e vídeo) com CAETANO VELOSO ...

https://www.youtube.com/watch?v=DRXfWIr5sSE
15 de set de 2013 - Vídeo enviado por Moacir Silveira
"Soy Loco Por Ti America" é uma canção composta por Gilberto Gil, Torquato Neto e José Carlos ...

Gilberto Gil - Soy Loco Por Ti América - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=1X8hh2FnjYs
2 de jun de 2008 - Vídeo enviado por Flavio Morais
Gil canta Soy Loco Por Ti América, no show Eletroacústico. Toquarto Neto & Capinam.

Soy louco por ti América - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=kh9mW3s0BoU
11 de set de 2009 - Vídeo enviado por Gilberto Gil
Soy louco por ti América ... Soy Loco Por Ti, América - Chico Buarque e Caetano Veloso - Duration: 3 ...

Caetano Veloso- Soy Loco Por Ti, América - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=VKWnJG1UaTc
1 de nov de 2009 - Vídeo enviado por Svanelicorne
Soy loco por ti, América, yo voy traer una mujer playera Que su nombre sea Marti, que su nombre sea Marti






(Fidel Castro Speaker Icon.svg audio)










 

2 comentários:

Unknown disse...

Muito importante saber essa história de Cuba, que nesse momento que estão passando com esperança uma mudança, liberdade, parabéns com tanto conhecimento compartilhar essa tirania dos governantes, muito triste!!!

lairtonrh37@gmail.com disse...

"A luta é a única voz do povo contra os poderosos, o homem nasceu para dominar os semelhantes, nem que para isto utilize a força, a forca, a bala, o seu silêncio , a sua cabeça , a lei e até mesmo a morte". Primeiro passo é lutar contra o embargo americano e o segundo lutar contra o seu governo. Se for o contrário, os americanos implantam um governo com seu cabresto e o povo vai padecer mais uma vez.