Faleceu hoje em Salvador um dos mestres da Urologia da Bahia e do Brasil, o Professor José dos Santos Pereira.
Mestre que tive a honra de conviver por mais de 30 ANOS como amigo e professor . Vai e deixa milhares de alunos .
Foi exemplar em tudo que atuou e um dos exemplos éticos que todos nós médicos deveríamos seguir.
Em 30 anos de convivência profissional e no Conselho regional de Medicina da Bahia, o professor nunca deixou de enviar o seu cartão de Natal para os seus amigos e pacientes, gesto que demonstra respeito para com os seres humanos. Tenho mais de 15 guardados. Vai com Deus professor , aqui na terra seguiremos os seus ensinamentos.
Iderval Reginaldo Tenório
Cremeb lamenta falecimento de um dos seus fundadores, Dr. José dos Santos Pereira Filho
23 de julho de 2021
É com enorme pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa o falecimento de um dos seus fundadores, o médico José dos Santos Pereira Filho, aos 95 anos. Conhecido como professor Santos Pereira, ele foi conselheiro por quatro gestões, assumindo o cargo de 1º secretário na gestão inicial do Conselho e de vice-presidente do órgão entre 1968 e 1973. Também participou da Associação Bahiana de Medicina, do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia, do Instituto Bahiano de Historia da Medicina e da Associação Médica Brasileira, além de outros órgãos representativos de sua especialidade (urologia).
Em 18 de outubro de 2011, no Dia do Médico, recebeu do Cremeb a homenagem com a outorga da Medalha de Alto Mérito, honraria máxima prestada pelo Conselho aos profissionais médicos que assumiram exímio destaque no exercício da Medicina. Instituída em 1995, a medalha já foi concedida somente a outros sete médicos. “Agradeço a todos os colegas e amigos que me proporcionaram a grande emoção que vivo nesse momento. Dedico a homenagem a todos os médicos, principalmente aos jovens médicos para que assumam o compromisso com a classe médica”, disse à época o médico e professor.
“É com profunda tristeza que vemos partir mais um dos grandes médicos do nosso estado, dos grandes homens da Bahia. Nossa terra está ficando mais pobre com a sua partida. Era um homem grande no físico, no caráter e nos sentimentos. Cultivava amizade e sempre solidário, vivia permanentemente à disposição da sua categoria profissional e da comunidade baiana”, relembra o conselheiro decano Jorge Cerqueira.
Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Santos Pereira foi professor por 34 anos, tendo participado da formação de milhares de médicos. “Só deixei a universidade em 1996, quando completei 70 anos e atingi o limite de idade para ser professor”, contou à Revista Vida & Ética, do Cremeb, na edição 4, em 2010. Clique aqui e leia a entrevista na íntegra.
No início da sua carreira profissional, o médico trabalhou por dez anos no Hospital Aristides Maltez, tendo operado mais de 600 portadores de câncer. Posteriormente, foi diretor do Hospital Santa Izabel. Como mensagem de legado aos novos médicos, Santos Pereira elencava três valores indispensáveis para o êxito profissional: trabalho, estudo e ética.
Aos familiares e amigos do médico José dos Santos Pereira Filho, o Cremeb apresenta o seu pesar e a sua solidariedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário