O PORTUGÊS CLÁSSICO E A EXCLUSÃO SOCIAL
A complexidade do Português é uma das propridades de exclusão social, indutor da subserviencia e inibidor do crescimento do ser humano , principalmente na fase de formação.
O ser humano em qualquer idade, notadamente na fase de formação fica acanhado diante de uma plateia ou até na sala de aula por achar que o seu português não está correto, ele espera por alhares reprovadores , arrelias e adverbios pejorativos por parte de colegas e até de professores. Ele sabe muitas respostas porém tem vergonha de se expressar.
Por isso os jovens devem ser encarados e inquiridos com simplicidade, paciência e encorajamento, jamais com reprovação .
O portugues é uma língua em eterna formação, complexa e cheia de regras , só com o tempo, a leitura e os debates o cidadão passa a dominá-la em parte , sempre haverão dúvidas.
Os literatos complicam para poucos dominarem e quando erram tem a bela desculpa: "Neste caso existe duas ou três correntes, neste caso existem controvérsias, encontram-se em debates" e assim explicam os seus deslizes .
Devemos incentivar os mais jovens , presentea-los com livros e convidá-lo para debates , com este comportamento estaremos contribuindo para o saneamento desta tão importante Língua.
Nunca faça gozação com o Português dos jovens , nem com nenhum estudante ou com qualquer aprendiz .
Respeitar a força de vontade pelo saber e contribuir pela sua realização é função de cada cidadão. Tenha certeza que ninguém, ninguém mesmso domina o Português na sua plenitiude, ninguém.
O MORTAL QUE ESCREVEU ESTE TEXTO É UM SEMI ANALFABETO, PRECISA ESTUDAR MUITO.
Iderval Reginaldo Tenório
ABC do Sertão - Luiz Gonzaga - VAGALUME
Nenhum comentário:
Postar um comentário