Conheçam uma pouco de um grande compositor da Bahia, Assis Valente . Autor de diversas músicas que pensam que são de autores estrangeiros. Assis Valente um fenômeno da Bahia.
José de Assis Valente (Santo Amaro,[nota 1] 19 de março de 1911 – Rio de Janeiro, 6 de março de 1958) foi um ilustrador e compositor brasileiro, levado ao suicídio por dívidas.
É conhecido por compor diversos sucessos para Carmen Miranda, além da canção "Brasil Pandeiro", que foi recusada por ela, mas tornou-se um imenso sucesso com os Anjos do Inferno e principalmente os Novos Baianos.
Valente é considerado um pioneiro na música popular do Brasil, havendo criado no país as músicas típicas dos festejos juninos (com Cai, Cai, Balão) e natalinos (com Boas Festas),[3] ambas de 1933
“Boas Festas”: O Natal triste de Assis Valente. – “Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel…”
Qual a composição brasileira de Natal mais conhecida?
Eu não teria dúvidas em assinalar “Boas Festas”, de Assis Valente, Quem é que não conhece os famosos versos “Anoiteceu/ o sino gemeu/ e a gente ficou/feliz a rezar”.
Por trás de uma melodia alegre se revela uma letra, composta em 1932, que alerta que, se todo mundo é filho de Deus, nem todo mundo é filho de Papai Noel.
Assis Valente passou sozinho e triste, em Niterói, o carnaval de 1932. Em seu quarto havia a gravura de uma menina de pé, entristecida, os sapatinhos sobre a cama, esperando o presente. Inspirou-se nela para compor “Boas Festas”.
A primeira parte da letra trata da felicidade associada ao natal, a noite, os sinos tocando, e a expectativa do presente de Papai Noe
Nenhum comentário:
Postar um comentário