quarta-feira, 9 de maio de 2018

A Bahia Mais Uma Vez Fervendo Na Cultura, Desta Vez O Mestre Antonio Francisco Costa, Lançará O Livro Sobre Um Dos Ícones Do Rádio Do Brasil, O Meu Amigo E Orientador Cultural Perfilino Eugênio Ferreira Neto, Pesquisador Da História Da Música Brasileira. O MEU MESTRE PERFILINO NETO

Resultado de imagem para PERFILINO NETO
Adicionar legenda

A Bahia Mais Uma Vez Fervendo Na Cultura, Desta Vez  O Mestre Antonio Francisco Costa, Lançará O Livro Sobre Um Dos Ícones Do Rádio Do Brasil, O Meu Amigo E    Orientador Cultural Perfilino Eugênio Ferreira Neto, Pesquisador Da História Da Música Brasileira.
O MEU MESTRE PERFILINO NETO

Cultura




Um dos mais atuantes e respeitados radialistas baianos, Perfilino Eugênio Ferreira Neto, pesquisador da história da música brasileira, além de criador e produtor de programas consagrados, como Encontro com o Chorinho e Memória do Rádio, ganha uma justa homenagem.

Trata-se do livro Perfilino Neto, a Enciclopédia do Rádio Brasileiro, do escritor, advogado, jurista e compositor Antonio Francisco Costa, autor, entre outros, dos livros Porque o Rei é Imortal!, sobre Luiz Gonzaga, em coautoria com José Nobre de Medeiros, e Josaphat Marinho, Perfil de Um Parlamentar Contemporâneo.

A recente obra, que será lançada nesta quinta-feira, 10, às 18 horas, na Fundação João Fernandes da Cunha, no Largo do Campo Grande, reúne fatos ligados à infância e carreira de Perfilino, além de várias histórias contadas pelo homenageado, 77 anos em atividade, quase 60 anos de rádio.

Registros históricos

O livro traz um rico acervo de fotos, reproduções de entrevistas, registros de fatos históricos ligados ao rádio e à MPB. Também não faltam curiosidades como a aproximação, quebrando protocolo, de Perfilino ao papa João Paulo II, para questionar o que a Igreja achava do controle da natalidade e sobre a reforma agrária na América Latina. Entre outros "causos".

"O autor, que há quase 30 anos acompanha o trabalho do radialista, afirma que a obra é fruto de quase três anos de pesquisa, entrevistas, bate-papos e mergulho em vários programas de Perfilino, que ele tem gravado.

"Há dois anos esta ideia de escrever o livro ficou mais forte depois que vi atitudes que desmereciam o trabalho deste homem que para mim é uma verdadeira enciclopédia do rádio brasileiro", conta Antonio Costa, que também quis preservar a memória de Perfilino.

Realmente é muito difícil não louvar o trabalho de Perfilino Neto, uma referência quando se fala em radialismo, tanto pela seriedade e dedicação como também pelo trabalho dedicado à pesquisa.

Colecionador

Discreto, Perfilino Neto rejeita o título de enciclopédia dado pelo amigo e admirador. "Sou apenas um pesquisador, um estudioso, um amante da rádio. Aliás, enquanto houver imaginação, haverá rádio. É um veículo de inventividade", afirma, categórico.

Colecionador de discos e obras sobre rádio – "São mais de 400 livros especializados em rádio e em música brasileira, alguns raros, cerca de sete mil CDs e 100 mil LPS" –, Perfilino, em 1993, ganhou em Xangai, na China, o prêmio internacional por ter produzido o programa Encontro com o Chorinho, veiculado na Rádio Educadora FM.

Em 1998, também foi o vencedor, na Bolívia, do Concurso Latino-americano de Programas das Nações Unidas. Do governo do estado da Bahia recebeu, em 2002, a Ordem do Mérito, no grau de Cavaleiro. A Câmara Municipal de Salvador outorgou-lhe , também, a Medalha Thomé de Souza.

Apesar de tanto prestígio e de ter audiência, recebeu recente notícia de que seu programa Memória do Rádio, há 15 anos veiculado, diariamente, só irá ao ar uma vez por semana. "Fiquei chocado. Não esperava", conclui.

>> Lançamento do livro Perfilino Neto – A Enciclopédia do Rádio Brasileiro, de Antonio Francisco Costa / Quinta, 10, às 18h / Onde: Fundação João Fernandes da Cunha (Largo do Campo Grande) / Entrada franca

Pagode russo, por João Silva - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=27FOVTvIjac
17 de jun de 2013 - Vídeo enviado por Sr. Brasil
Rolando Boldrin recebe o compositor João Silva (Arco Verde- PE), que canta ?Pagode Russo? (Luiz ...

Na Sala do compositor João Silva [2015] - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=5S6d8JyAb-Y
9 de fev de 2016 - Vídeo enviado por Maranhas Filmes
O filme Na sala do compositor João Silva é uma conversa íntima com um dos maiores compositores ...

Nem se despediu de mim - compositor João Silva (Luiz gonzaga ...

https://www.youtube.com/watch?v=M8up97WkFdA
12 de mai de 2017 - Vídeo enviado por rockenbach
Parte da musica Nem se despediu de mim, retirei toda parte de enrolação e causos, para ir para o que

Nenhum comentário: