segunda-feira, 15 de junho de 2015

A MEDICINA ,O MEDICO E A SUA DECADENCIA

                 

         

  A MORTE DE UMA PROFISSÃO DE RESPEITO.
         PRECISAMOS RESSUSCITÁ-LA
                 Colegas do Brasil, pensem na Medicina deste ponto de vista, farei um passeio através dos tempos .
 
          Como disse UM AMIGO DO MEU PAI, o velho e centenário Seu Quincó.  

" ACORDA DOUTOR, OS HOMENS ESTÃO MATANDO A MEDICINA"

Os cenários políticos e econômicos da nação vaticinam e apontam para dias escuros para a centenária medicina brasileira  e para os seus filhos, os médicos. 

Muitos foram, são e serão os eventos que estão  levando a gloriosa Medicina  à  bancarrota e  que  escancaradamente  a empurram  para as laterais ,  retirando-a  do centro e  do miolo onde deveria estar.

1-A abertura indiscriminada de Escolas Privadas e o abandono  das Escolas publicas de boa qualidade,  que graduaram grandes médicos desde 1908,  Exemplo mor,   escola de medicina da Universidade Federal da Bahia, FAMED. 
 
2-  O sucateamento dos Hospitais Escolas e a d esvalorização dos professores,  os grandes  mestres .

3-A entrega da medicina aos políticos , passando os médicos a  reles prestadores de serviços precarizados  e vilipendiados pelas terceirizações, falsas cooperativas e contratos  leoninos  pejotizados.

4-A medicina Suplementar atuando como intermediaria entre o médico e o seu paciente,  aplicando baixos valores ao seu intelecto.

5-O aparelhamento da medicina,  diminuindo o valor da semiologia e da Clinica, ocasionando o fechamento dos consultórios artesanais e incentivando Empresas Médicas , mercantilizando a medicina.

6-A invasão  do  ato médico por outros profissionais, em quase todas as especialidades,  da clínica médica à oftalmologia, quando deveria existir um entrelaçamento entre esta profissões.

7-O desinteresse dos novos esculápios  pelo viés político e social,  encarando-a apenas como meio de vida, de sobrevivência,  de como pagar as suas dívidas a qualquer preço, principalmente  para manter o status.

08- Os governantes  fazem  de tudo para jogar a sociedade contra os médicos,  colocam para a sociedade que os profissionais estão mais ligados na pecúnia do que na saúde. Estão  criando muros, fossos e cercas   entre o povo, o médico e a medicina. esquecem dos que a exercem com  ética, lisura e compromisso.

Este modus operandi levou a diversos episódios.

Os médicos perderam a prioridade nos cargos diretivos   Municipais, Estaduais e Federais. Os Secretários de Saúde e o Ministro não precisam ser médicos, e quando médicos , transformam-se em burocratas, tecnocratas, executivos e políticos descompromissados com a categoria


Os médicos  perderam os cargos nas unidades hospitalares, no programa da família(PSF) e nos demais serviços pertinentes à medicina (Postos e ambulatórios), hoje estão em segundo plano.  
 
Forças contrárias aos interesses do povo,  dos médicos e da medicina  incutem na cabeça dos médicos  que o sistema  conselhal é obsoleto,  inerte e prejudicial à classe , é  um órgão punitivo. Os médicos acreditam e passam a não apoiar a sua mais importante instituição. Conselho fraco categoria fraca. Na vacância dos Conselhos, serão os leigos os seus julgadores .

O prestígio de uma categoria está ligado aos poderes políticos,  econômicos,  sociais  e no  domínio dos conhecimentos, juntas guinam uma categoria ao comando de uma sociedade. O médico e a  medicina estão em franca decadência. A informática e a engenharia da imagem dominam nos médios e nos grandes centros, basta entrar numa máquina e apertar um botão, a medicina passou a ser uma ciência exata. 

A soberania da clínica, o toque amigo do seu médico, a semiologia aplicada, as cãs dos esculápios, a benevolência,  a beneficência e a generosidade da ética estão comendo poeira dos  gestores da saúde.

Consumindo os  últimos suspiros sociais da Medicina , os poderes (Municipal, Estadual, Federal e Judiciário) retiram vagarosa e continuamente as últimas gotas de sangue da velha medicina com taxas, ditames  e impostos exorbitantes.

O Liberal autônomo, devido a intermediação do sistema médico suplementar, da pejotização e da  terceirização do Sistema  Público,   encontra-se  sem força, fraco e subservientes. 

A medicina( A SAÚDE) e o médico caíram na vala comum. É  uma contenda entre a Medicina e o poder,  na qual um dos lados tem como arma a ética, e a ética  é mansa, educada, paciente, benevolente, caridosa, responsável  e respeitadora, enquanto o outro, tem a força, a truculência, a vontade política, a saga da enganação e um povo propositadamente desprovido de informações, continua a dormir.

A Medicina e o Médico precisam seguir de de mãos dadas, precisam  difundir a humanização, a benevolência, a beneficência e mostrar que são simples, humildes e emanam do povo para o povo.  A medicina é a mais sagrada das ciências, entra na vida de cada um dos cidadãos que a procuram e o recepcionador é o  Médico.

VIVA A MEDICINA E OS SEUS ABNEGADOS


Iderval  Reginaldo Tenório




Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente, esse caminho é sem volta! Esse foi o processo em que a Odontologia passou e a Medicina está iniciando agora.