terça-feira, 23 de junho de 2015

O SÃO JOÃO DA CAPITAL É UMA CARICATURA.




O SÃO JOÃO É DO BRASIL

Na época do São João o citadino, principalmente o da Capital,  num gesto de despeito ao homem do campo , de desconsideração ao homem que trabalha na roça produzindo os alimentos servidos nas suas mesas e  num ato de gozação idealiza e executa verdadeiras caricaturas a respeito destes baluartes.

Na vivencia e convivência de mais de 6 décadas  com estes heróis , nunca me deparei com estes figurinos, geralmente nos dias de festas o capiau se veste muito bem , as roupas são limpas, não existem os remendos com tecidos de cores diferentes e nem o tradicional chapéu de palha rasgado, puído e lacerado, principalmente os nordestinos, estes são autênticos, falam o português seiscentista  , tem uma culinária rica e com muita fartura, calças rasgadas,  com remendos na bunda, chapéus de palhas enfiapados não fazem parte dos dias de festas deste povo e sim da ignorância citadina, do desconhecimento  dos homens da cidade, do afastamento cada vez maior de suas raízes.

A roupa é simples e autêntica como é a natureza, natural como é o universo ,  cristalina é a vida como é água da rocha. A culinária  é rasteira, milenar e trás os traços dos índios, dos negros  e dos caucasianos que aqui aportaram.

Milho cozido, pamonha de milho e de puba, bolo de puba e de aipim, galinha caipira, porco cozido, queijo coalho e de manteiga , amendoim cozido e torrado, canjica, fubá e outras delícias , o São João  é do Brasil.

A Sanfona de 120 baixos, a Pé de Bode , o triangulo   e a zabumba complementam o cenário do glorioso Nordeste.

                                                       Iderval Reginaldo Tenório
ESCUTEM O LUIZ GONZAGA EM
SÃO JOÃO NA CAPITÁ.

São João nas Capitá - YouTube

www.youtube.com/watch?v=urW0DcGPW3Q
17 de mar de 2012 - Vídeo enviado por apfrezende G
Música São João nas Capitá com Luiz Gonzaga. ... Arrasta-pé do próprio Gonzagão em parceria com Luiz

Nenhum comentário: