domingo, 5 de agosto de 2012

SAUDADE-A SERRA DO ARARIPE MEU TORRÃO



                      








 Aviamento era o nome dado  ao imóvel , totalmente aberto ,sem paredes,dois grandes fornos de fazer farinha,uma grande prensa,duas caixas para peneirar  massa , um grande centro para rapar  mandioca, um potente motor alemão à gasolina,era a casa de fazer   farinha,coberta por telhas vermelhas sustentadas por  diversas tesouras de madeira.

Meia dúzia de moças rapando mandioca e cantando, uma em cada peneira,uma lavando a massa para fazer a goma,um homem no forno,dois na prensa , dois no motor , um para colocar a lenha na boca do forno e meia dúzia de cachorro pé duro a rodear a grande casa.Uma farinhada não era trabalho ,era uma verdadeira festa .  


Eu daria tudo para voltar ao tempo de criança,músicas caipiras,muitas anedotas e muito respeito por parte dos funcionários,de vez em quando uma panqueca na cinza,uma batata assada ou um beiju de forno,grande era a variedade na culinária.

Serra do Araripe,Crato,Feira Nova,Exu,Bodocó e Juazeiro do Norte. Mundão bom.Foi assim a minha infância,08 meses em Juazeiro do meu Padim Ciço , lá no meu Ceará aprendendo a usar a caneta  e os outros 04 meses do ano como índio na serra do Araripe,lá no meu Pernambuco vivendo como sempre deveria viver ,com  e como os animais irracionais. A melhor infância de todos os tempos,uma infância eclética,saudável e  com muita fartura.

Depois de adulto passei a entender, é que a Serra do Araripe era um Paraíso e ficava bem pertinho do Céu,às vezes tocava nas nuvens,era simplesmente uma das propriedades de Deus e a sua  preferida.É da lavra desta  serra o Luiz Gonzaga,o Patativa do Assaré,o Padre Cícero Romão Batista .Esta serra foi  vasculhada pelo grande Frei Damião de Bozano e pelo Padre Ibiapina ambos em fase de beatificação, é uma terra abençoada,enfim ,é uma Serra com muitos mistérios.No fundo no fundo, é apenas uma Chapada, A CHAPADA DO ARARIPE, um patrimônio fóssil da humanidade.



Iderval Reginaldo Tenório




















                                                                               

                     
                                       
Definição de saudade de um caipira.
              Domínio popular


Saudade é como um parafuso
Que num buraco cai,
Só entra se for torcedo
Se bater ele num vai,
E se enferrujar  lá dentro
Ele lasca mas num sai.


 Iderval Reginaldo Tenório



Meu primeiro amor - Fagner e Joanna - YouTube

www.youtube.com/watch?v=lJOUQjrnfP84 set. 2009 - 4 min - Vídeo enviado por fadochico
Música da 2ª edição do disco "Pedras que can



A mais linda canção romântica do milênio-Demis RoussosA mais linda canção romântica do milênio-Demis Roussospor newosnil

Composição : Herminio Gimenez, José Fortuna e Pinheirinho Jr. Saudadepalavra triste Quando 

3 comentários:

macos sales disse...

Meu amigo Iderval, dizer que voce e uma pessoa de nivel cultural elevado, já se tounou lugar comum é melhor dizer logo assim ;: DEVAL TU É UM PAID'EGUA, CABA CHIBATA, e outros grandes adjetivos .

macos sales disse...

Meu amigo Iderval, dizer que voce e uma pessoa de nivel cultural elevado, já se tounou lugar comum é melhor dizer logo assim ;: DEVAL TU É UM PAID'EGUA, CABA CHIBATA, e outros grandes adjetivos .

Rosalice disse...

Que bonito Iderval Tenorio você descrevendo suas raizes ! Gosto muito dos seus escritos.