sábado, 18 de agosto de 2012

ANASTACIA GRANDE COMPOSITORA E CANTORA











Anastácia (Lucinete Ferreira), cantora e compositora, nasceu no Recife, PE, em 30/5/1941. Seu interesse pela música surgiu muito cedo, aos sete anos de idade. Nessa época, acompanhava um cantador de cocos no bairro Macaxeira, onde ela vivia. 


Iniciou a carreira no ano de 1954, cantando na Rádio Jornal do Comércio no Recife. Interpretava canções do sul do país, principalmente sucessos de Celly Campello. Em 1960, transferiu-se para São Paulo, onde passou a cantar gêneros nordestinos. 

Fez shows pelo interior paulista, participando da "Caravana do peru que fala", com Sílvio Santos. Em seguida apresentou-se com a dupla nordestina Venâncio e Corumba. Ganhou nessa época o nome artístico de Anastácia, dado pelo produtor, cantor e compositor Palmeira, então diretor da gravadora Chantecler. 

Gravou em 1960 seu primeiro disco, um compacto com as músicas Noivado longo, de Max Nunes, Chuleado, A Dica do Deca e Forró fiá, todas de Venâncio e Corumbá. Em 1961 gravou o primeiro LP pela Chantecler. 

Em 1963, o cantor Noite Ilustrada gravou a primeira composição de Anastácia, Conselho de amigo, feita em parceria com Italúcia. Passou, em seguida, para a gravadora Continental onde gravou quatro LPs, que obtiveram sucesso especialmente no Nordeste. 

Em meados da década de 60, conheceu o cantor Dominguinhos num programa de Luiz Gonzaga na extinta TV Continental no Rio de Janeiro, com quem se casou e fez parceria musical. Com Dominguinhos participou de uma caravana artística com o "Rei do baião". 

Em 1969, participou com Dominguinhos do Festival de Música Regional Nordestina, promovido pela TV Bandeirantes, com as composições Um mundo de amor, que não foi classificada e De amor eu morrerei, que chegou em segundo lugar, as duas defendidas pela cantora nordestina Marinês. Com Dominguinhos compôs mais de 50 músicas. 

Em 1969, lançou pela RCA Victor o disco Caminho da roça, com a participação de Luiz Gonzaga nas faixas Minha gente, eu vou me embora, de Antônio Barros e Feira do pobre, de Onildo Almeida. 

Em 1970, lançou o LP Canto do sabiá, apenas com composições próprias. No mesmo ano, gravou duas composições, De amor eu morrerei e Um mundo de amor, no LP Festival nordestino, ambas de sua autoria e Dominguinhos. Em 1971, lançou o LP Torrão de ouro. 

Em 1973, Gilberto Gil gravou sua composição Eu só quero um xodó, parceria com Dominguinhos, em gravação clássica. Essa música recebeu mais de 20 regravações. O mesmo Gilberto Gil gravou com sucesso a canção Tenho sede, regravando-a em 1994 no disco Unplugged. 

Em 1974, teve duas de suas músicas gravadas por duas das maiores cantoras bra


CIRLEY RIBEIRO | 19.07.2010
Anastácia e Dominguinhos são autores de 203 músicas, numa frutífera parceria que começou em 1966. Sucesso na voz de Gilberto Gil, a música "Eu só quero um xodó" já foi gravada 440 vezes e será incluída na trilha do filme Fala sério, de Augusto Sevá. Nos 11 anos em que conviveu com Dominguinhos, Anastácia respirava música 24 horas por dia. Foi num dos momentos domésticos, fritando um peixinho para o almoço, que surgiu o refrão "Um xodó pra mim, pro meu jeito assim, que alegre o meu viver".

Mas o número de canções em parceria com Dominguinhos é pequeno, se comparado à obra completa de Anastácia. A cantora e compositora contabiliza 800 canções, as mais recentes compostas ao lado da filha Liane Ferreira. É ela a responsável pela administração da carreira da mãe e dos direitos autorais, o grande legado que Anastácia pretende deixar à família.

A facilidade para compor a acompanha desde os 14 anos, quando ainda morava em Recife, a capital pernambucana. Anastácia lembra que quando veio para São Paulo, nos anos 1950, viveu um momento difícil e sentiu na pele o preconceito aos nordestinos. E diz: "Tudo era culpa do nordestino: se chovia, se fazia sol, ou se matavam alguém". Ela ficava chateada, mas se diz apaixonada por São Paulo, onde construiu a carreira. Aos 70 anos, para lembrar os momentos mais marcantes, Anastácia prepara o lançamento de sua biografia. "Já plantei árvore, fiz músicas, tenhos filhos, netos e bisnetos. Só falta o livro."

Anastácia também promete para o segundo semestre de 2010 novo CD e DVD, que serão gravados ao vivo no Canto da Ema, em São Paulo



  1. EU SO QUERO UM XODO = COMPOSITORES ANASTACIA e DOMINGUINHOS

    EU SO QUERO UM XODO = COMPOSITORES ANASTACIA e DOMINGUINHOS == CANTOR TADEU SALDANHA

    de sharkmar2008  1 ano atrás  128 views
  2. Eu só Quero um Xodó - Anastácia & Dominguinhos

    Música de Anastácia & Dominguinhos Coral do Instituto de Química da UFRJ Regência de Carol Carvalho!!!!!!!!!!!!!!!! "Clássicos no Piraquê ...
    de ThiagoAARibeiro  3 anos atrás  533 views
  3. Trio Nordestino - Conversa de Motorista (Anastacia/Dominguinhos)

    Do LP Trio Nordestino (1974) Música de Anastacia e Dominguinhos Conversa de motorista, é buzina é buzina (2X) Chamego de motorista, é menina é ...
    de lucasgodoy00  1 ano atrás  7272 views
  4. Dominguinhos e Anastácia

    gravação do programa uma vez,uma canção...
    de thiagofigueiredocrvg  5 anos atrás  1835 views
  5. Eu Só Quero Um Xodó === Quem me levará sou eu == Flávia Bittencourt

    Eu Só Quero Um Xodó = Composição: Anastácia & Dominguinhos Eu Só Quero Um Xodó Composição: Anastácia & Dominguinhos Que falta eu sinto de um bem ...
    de sharkmar2008  1 ano atrás  6894 views

Nenhum comentário: