quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O METRÔ DO CARIRI E O TRANSITO

O MILAGRE DO GEOPARQUE  DO ARARIPE  NA SANTIFICADA CHAPADA DO ARARIPE-   A SERRA DO ARARIPE E OS SEUS MISTÉRIOS.

O TRÂNSITO

                                               





Adicionar legenda






                 O Sul do Ceará é considerado o Oásis do Nordeste.
Esta Região é chamada de O Cariri Cearense .

As três principais cidades que distam uma da outra uma média de 20km são.
1-Juazeiro do Norte com 300 mil habitantes,fundada pelo Padre Cícero
2-Crato 140 mil habitantes,a cidade que o Padre Cícero Nasceu no dia 24 de março  1844
3- Barbalha 80 mil habitantes as terras mais férteis do Ceará.

Hoje é um pólo Religioso devido o Padre Cícero Romão Batista em Juazeiro do Norte, é um polo Universitário devido as Universidades tanto Estadual-Federal e Particular, são mais de 120 Faculdades contando com três de Medicina. O Crato é uma cidade histórica e importante para o país,Barbalha agrega a escola de Medicina Federal e o pólo canavial da região ,Juazeiro do Norte é um misto de tudo que existe no Brasil, de tudo se faz,de relógios a aviões.

A Economia da Região: Pólo Educacional,Pólo Industrial bem desenvolvido,Pólo Agropecuário e grande Turismo Religioso.

Tem ligação com todo o Brasil  através de  um moderno Aeroporto Regional, 500 a 800mil passageiros por ano.

Nesta Região foi criado um moderno sistema de transporte interligando os dois principais municípios- Juazeiro do Norte  e Crato. O METRÔ DO CARIRI,27 KILÔMETROS, UM SISTEMA RÁPIDO E BARATO E QUE ATENDE AS NECESSIDADES  DA REGIÃO.VALE APENAS CONHECER A REGIÃO.
O CARIRI FICA POR VIA AÉREA  A 60 MINUTOS DE SALVADOR, 30 DE FORTALEZA,45 DO RECIFE, 120 DE BRASILIA E 120 DE SÃO PAULO,VÔOS DIÁRIOS E DIRETOS  EM MODERNAS  AERONÁVEIS.
Iderval Reginaldo Tenório
                                    Monumento no Horto 27 metros altura


                                    METRO DE SUPERFÍCIE DO CARIRI
Foto: Paisagem urbana de Juazeiro do Norte, Cidade que mais cresce no Ceará.
JUAZEIRO DO NORTE








GRANDE SOLUÇÃO PARA RESOLVER PARTE DOS  ENGARRAFAMENTOS NAS GRANDES CIDADES,CITO SALVADOR ONDE MORO:

ACABAR COM OS GARGALOS.
PARECE SIMPLES ,MAS NÃO É.TEM SOLUÇÃO UTILIZANDO APENAS  A LOGÍSTICA  E SEM MUITAS DESPESAS.

                            O TRÂNSITO
            IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
Como Médico e estudioso do corpo humano que é a minha obrigação para o bom exercício  da profissão , tenho me deparado com os engarrafamentos do trânsito e passo a imaginar:

SERÁ QUE OS HOMENS QUE ORGANIZAM ESTA TAREFA NÃO ATENTARAM AINDA  QUE NÃO DEVEM INVETAR,DEVEM APENAS COPIAR O QUE EXISTE DE MAIS SUBLIME QUE É O CORPO HUMANO PARA ELABORAREM UM TRÂNSITO MAIS TRANQUILO?

SERÁ TAMBÉM QUE OS MOTORISTAS ,OS GUIADORES DEVERIAM ENTENDER QUE EXISTEM DIRETRIZES, EXISTEM LEIS E ESTAS DIRETRIZES E LEIS DEVERIAM SER SEGUIDAS PELOS PORTADORES DA CARTA MAGNA DE MOTORISTA?

AO ASSUNTO:

O corpo humano é o mais complexo sistema que existe no Universo e este possui os seus sistemas viários: o elétrico, o telefônico e os hidráulicos ,   nos apegaremos apenas neste último,o hidráulico.

O Sistema Hidráulico é constituído das Artérias,das Veias e do sistema linfático.


As Artérias são os vasos que conduzem o sangue oxigenado para o consumo celular e as veias os recolhe  devolvendo ao coração e aos pulmões para ser recarregado e redistribuído para consumo, isto acontece até o dia da morte do ser vivo.

As artérias são as vias que percorrem todo o corpo, à proporção que vão se distanciado do coração vão ficando menos calibrosas, vão ficando mais finas,recebem o nome de capilares,não diferente destas grosseiras e fajutas imitações chamadas Avenidas,ruas , travessas e depois caminhos.Acontece que as artérias  obedecem a  um sistema lógico que é a  DICOTOMIA,quando uma artéria no seu trajeto origina duas artérias menores,estas mantêm , apresentam  e suportam a mesma capacidade da original,isto é :não existem engargalamentos  neste sistema.

Fato relevante também,é que nas curvas,nas dobras,nos entroncamentos existem acabamentos buliando e polindo estas quinas para que as hemácias que são os veículos não encontrem dificuldades nas suas manobras, fato também de suma importância é que nestas artérias as hemácias  que são os veículos não podem parar ou estacionar ao seu bel prazer ,se não serão atropeladas e causarão um grande prejuízo ao sistema como um todo.

Os veículos que transitam por estas artérias são de diversas variedades: Hemácias,leucócitos,plaquetas,proteínas,vitaminas,sais minerais,gorduras,açucares e um cem números de outras estruturas , mais uma vez  imitados pelos seres humanos,com os seus carros,caminhões,tratores,motocicletas,bicletas,patins,transeuntes de diversas naturezas ,agora todos estes elementos sangüineos têm consciências de suas funções  e obedecem uma lei maior- alei do corpo humano,que os conduzem com maestria e muita harmonia ,numa conduta diretiva chamada laminar.

Não vou me prolongar, uma vez que o recado já foi dado, apenas apelo para que as autoridades do setor convoquem quem realmente entende de trânsito:

UMA EQUIPE DE MÉDICOS, OS ENGENHEIROS DE TRÂNSITO, BONS MOTORISTAS DE TAXI, DE ÔNIBUS , DE GRANDES CARRETAS E ALGUNS CIDADÃOS QUE TRANSITAM A PÉ NESTAS ARTÉRIAS.

1-Que as quinas das ruas sejam buliadas, não deixem nenhuma quina pontiaguda ,com bicos dificultando as curvas do veículos.
2-Que acabem com todos os gargalos construídos nas bifurcações E ENTRADAS  das grandes avenidas e ruas calibrosas.
3-Que as grandes avenidas sejam portadoras de saídas de veículos com mais freqüência,exemplo nosso : A PARALELA  tem que ter mais saídas, uma para cada bairro no mínimo ou empreendimentos.
4-Que abram os retornos inteligentemente,devido os motoristas inocentes ,despreparados ou irresponsáveis.

Para se abrir um retorno numa grande avenida se faz necessários que  se faça uma entrada com alargamento progressivo bem antes do retorno e logo que se faça a curva a saída obedece o principio inverso,vai se estreitando paulatinamente até a saída total,o detalhe é que o veículo que transita na mesma direção deste retorno não tenha a menor condição de atropelar o veiculo que realizou o retorno,esta manobra é feita construindo o retorno sempre   nos limites do canteiro.Meus amigos, está claro que é isso o que faz o corpo o humano,basta imitá-lo  sem emendas.

Não vou falar mais, pois muitas são as idéias ,basta vontade política.A urbanização tem que ser plena, todos os cidadãos tem que tratar os outros com urbanismo. Sejam  mais pela sua cidade.
Do amigo que pensa na comunidade e por dias melhores

O TRÂNSITO TEM SOLUÇÃO-BASTA EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA,A LOGÍSTICA É A SOLUÇÃO SEM MUITOS GASTOS.
OUTRO FATOR IMPORTANTE  É CORRIGIR E ELIMINAR TODOS OS ESPORÕES  QUE EXISTEM PARA ATRAPALHAR  O FLUXO DOS VEÍCULOS,SÃO OS CRUZAMENTOS MAL FEITOS,AS CURVAS COM ALGUNS BICOS, SÃO REGIÕES PONTUAIS QUE PRECISAM DE  CONSERTOS.


CLARO QUE NÃO SE RESOLVE TUDO,AGORA QUE AJUDARIA MUITO ,AJUDARIA,AGUARDO COMENTÁRIOS .

Iderval Reginaldo Tenório

 VISITEM ,ACESSEM E DIVULGUEM UM BLOG  CULTURAL


Miniatura

Diana Pequeno - Blowin'in the wind .wmv

Diana Pequeno - Blowin'in the wind DIANA PEQUENO 1978 De B. Dylan/Versão: D. Pequeno
de MARCOSPA10  2 meses atrás  41 views


2 comentários:

MARCOS SALES disse...

Iderval, é necessario que as autoridADES E O POVO DE SALVADOR VEJAM ESTA SUA REPORTAGEM. NÃO É POSSIVEL HAVER CONFORMAÇÃO COM O ESTADO DE COISAS SOBRE O METRO DE sALVADOR. NÃO É CONCEBIVEL UM TACO DE 6 KM DE METRO DEMORAR MAIS DE 1O ANOS PARA SER CONSTRUIDO E O QUE É MAIS INCONCEBIVEL AINDA : SAI DE LUGAR NENHUM PARA NÃO SEI PRA ONDE. NÃO É MOLE NÃO

Jossara Bes disse...

Bom Dia, Dr. Iderval!

Ótima relação!
Corpo humano, sistema de funcionamento perfeito!
Concordo com você, muitas coisas em nosso país seriam solucionadas partindo de um principio simples, porém falta muiiiiiiiiiita vontade politica. Infelizmente!
Gostaria muito da sua opinião esclarecedora no meu texto de hoje!
Tenha um lindo dia!
Beijos!