domingo, 25 de março de 2012

CREUSA MEIRA

Grande poetisa  baiana, Natural do Município de  Dom Basílio, criada na cidade vizinha  Livramento de Nossa Senhora onde passou boa parte da infância, filha do bandolinista Né Meira , irmã do meu querido amigo José Caires Meira e prima do grande Antonio Carlos Caires. Segundo a mesma foi em Livramento, entre escritos antigos em forma de Diários e ABCs em sextilhas, que despertou para a literatura de cordel.
Iderval Reginaldo Tenório


Minha foto

 Uma apaixonada pelos versos emanados da sabedoria popular de mestres como Patativa do Assaré. Assim é Creusa Caires Meira, cordelista nata, lá das bandas de Dom Basílio, pequena cidade baiana. Mesmo em Salvador, onde fixou morada e trabalho como bancária, nunca deixou de fazer suas viagens pela cultura popular. Em amor à poesia, Creusa continuou participando de Semanas Culturais em Livramento de Nossa Senhora , município vizinho à sua terra natal, onde passou boa parte da infância e juventude. Foi lá que, entre escritos antigos em forma de diários e ABCs em sextilhas, do seu pai bandolinista Né Meira, a poeta se despertou para a literatura de cordel. Em tempos de internet, Creusa continuou sua peleja participando de festival virtual de versos e concurso de cordel, organizados pelo cantador mineiro Alexandre Ribeiro. Na sua folia encantada, ela se protege apostando “na sorte traçada pelo destino”, como revela em verso afiado. Na vida real, sabe que destino não é bem uma coisa que se espera, mas que se busca! Creusa é assim


Do mar, uma gota d'água/ Da terra, eu sou um grão/ Do céu sou uma estrela/ Que pisca na escuridão/ Do mundo, um ser vivente/ No tempo eu estou presente/ Sou verso de uma canção. Creusa Meira




Um dia senti que era chegada a hora
Parti com destino à cidade sonhada
Deixei minha avó chorando na calçada
Dizendo lá vai minha neta embora
Escreva uma carta, volte sem demora
As suas palavras vou sempre lembrar
Seus olhos são velas a me iluminar
Nas noites escuras da minha tristeza
Meu choro é a água que sai da represa
Que vem do sertão ao encontro do mar .

Creusa Meira

Querida Creusa :
"A luta continua,o remédio é lutar."
José Meira
Creusa Meira

Nenhum comentário: