domingo, 11 de março de 2012

RESPOSTA AO POETA DUDÉ DAS AROEIRAS SOBRE O QUE É O NORDESTE


A Minha Resposta a Dudé das Aroeira.    Grande poeta da minha querida Paraíba, da minha querida cidade de Aroeiras quando visitou a Bahia e me perguntou o que seria o Nordeste.Na ponta da agulha fiz esta resposta que para minha surpresa foi gravada e depois transcrita,o improviso falha mas tem o seu valor.
Iderval Reginaldo Tenório
Quero a sua opinião





                                     O QUE  É O NORDESTE
               Professor Dudé, o Nordeste é poesia,  o Nordeste é realidade, o Nordeste é ilusão, é seca, é chuva, é chão, é a fome é a razão, O Nordeste é o forte homem, o Nordeste é a Paraíba, o Nordeste é o sertão, é Juazeiro do Norte, é o Crato, é o Padre Cícero, é o Padre Ibiapina, é o Frei Damião, é o Ceará, é o Cariri, é o horto, é o sertão, é  Aroiras, é Dudé, é José, é  Damião, é o Patativa do Assaré, é João Silva, é Luiz o Rei do Baião, é o Vital Farias,Jackson do Pandeiro, é Xangai,Elomar, Bule Bule e Riachão, é Gil,Caetano, Fagner, Ednardo, Belchior e o seu medo de avião, é o meu primo Lunga, é Zé Miguel e dona Tonha, é a Serra do Araripe, é meu torrão, é Chico, é Francisco ,é o cabeça chata, é Damião, é Campina Grande  , é a cabeça de galo, é o pirão, é o amigo, é o padre, é o cantor, é o irmão, é a reza, é o batismo, é a renovação.

              O Nordeste é Suassuna,é o Daniel Walker,é o Casimiro,é o Frederico Pernambucano de Melo,é o Israel Filho,o Lenine,Alcéu Valença,Byron Sarinho, Jorge Amado e Gabriela, é Antonio Nóbrega, José de Alencar, Dom Helder Câmara, Herberto Sales e o seu cascalho, Maria Bonita, Corisco e Lampião.

             O Nordeste é o jumento esperto, é o bode ligeiro, é o pai de chiqueiro, é o burro velhaco , é o cavalo alazão, é a vaca parida, é a novilha bonita, é o bezerro apartado,é o boi com careta,é  o boi cambão,é o cavalo de corrida,é o vaqueiro encourado , é o macho valente, é a festa da apartação, é a vaquejada, é o queijo de coalho, é o baião de dois, é a buchada de bode, é a cabocla bonita , é a sanfona solta, é a exposição.

             O Nordeste é poeira, é de novo aroeiras, é chão, é pedra, é Brasil, é realidade, é o Paraíso, é a Juriti, é o Gavião, é o verde, é o homem, é o  bicho, é Deus, é o cão, O Nordeste é tudo isso, o Nordeste é nosso, é cultura, de novo poeira , é a viola, é o violão, é a rabeca,  chifre de boi, é o artesão, é o maneiro pau, é o repente, é a força, é outra vez o amigo Dudé, é o patrão.

              O Nordeste Dudé é tudo, é currulepe, é amor, é canção, é Maria, é José, é João, é o milho, a canjica, é o pão,é o choro , é a tristeza, é a alegria, é  paixão , é a noite, é a lua , é o sonho, é o sol, é a razão,o Nordeste Dudé, é o meu pai, é minha mãe e o meu irmão, é o seu pai , a sua mãe, a sua casa, o seu terreiro, é a união. O nordeste é tudo isso. É FOGO, É FRIO , É LUTA, É  PAIXÃO. 
do amigo Iderval Reginaldo Tenório.

VISITE OBLOG    http://www.iderval.blogspot.com


Miniatura

Luiz Gonzaga - O xote das meninas ( Mandacaru quando fulora na seca - 1953 )

de SenhorDaVoz  2 anos atrás  198752 views





Miniatura

Luiz Gonzaga- Asa Branca

 (Rei do Baião)

de breno11alvesbarbosa  3 anos atrás  402496 views
Asa-Branca é uma canção de 
choro regionalComposed by
 Zé Dantas and Luiz Gonzaga.

6 comentários:

Rozael disse...

Terra maravilhosa cheia de gente guerreira e Honesta, embora sofridos mas nunca perdem a esperança por dias melhores!! Um abraço a todos os nordestinos!!

Artes e escritas disse...

Isto é poesia, a mais linda poesia regional que li, enfim um queilo coalho delicioso. Um abraço, Yayá.

Anônimo disse...

O Nordeste é isso tudo e tem mais "É T U D O I S S O"

TEREZINHA SALES disse...

Realmente Dr Iderval, o senhor sabe como ninguem o que o Nordeste representa para o nosso Pais. É tudo isso que o senhor falou. É sobretudo a miscelânnia de tantas coisas maravilhosas. Jamais uma só pessoa, um só artista, um só santo, um só estilo musical poderia representar o nosso Querido Nordeste,que é tão rico, tão lindo e tão inigualavel exatamente pela sua diversidade. Um grande abraço de sua amiga Cearence, Paraibana, Pernambucana, Alagoana , Bahiana, Piauiense , Maranhense, Potiguara, Sergipana , enfim uma NORDESTINA DE VERDADE.

TEREZINHA SALES disse...

REALMENTE dR. iDERVAL, O SENHOR SABE MUITO BEM O QUE SIGNIFICA SER NORDESTINO,POIS O NORDESTE É TUDO ISSO QUE O SENHOR FALOU. É SOBRETUDO A MISCELÂNIA DE TANTAS COISAS MARAVILHOSAS QUE JAMAIS UMA SÓ PESSOA, UM SÓ ARTISTA,UM SÓ RITMO, UM SÓ SANTO, ,UM SÓ ESTILO MUSICAL OU UM SÓ ESTADO PODERIA REPREENTA-LO, DEVIDO EXATAMENTE Á SUA INIGUALAVEL DIVERSIDADE. RECEBA UM ABRAÇO DE SUA AMIGA CEARENSE,POTIGUAR, PARAIBANA, PERNAMBUCANA, ALAGOANA, BAIHANA, SERGIPANA, PIAUIENSSE, MARANHENSE, ENFIM : NORDESTINA DE CORPO E ALMA

Rosalice disse...

Que bonito Iderval Tenorio!! Cada palavra sua me fêz viajar um pouco pelo nordeste que tanto me orgulho.Você o descreveu com tanta maestria , com tanta beleza e poesia fechando de uma maneira espetacular com:" É fogo, é frio, é luta, é paixão." Parabéns grande poeta e médico!!