segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CATULO DA PAIXÃO CEARENSE






  • MUITOS PENSAM QUE O CATULO É CEARENSE, AQUI  VAI  ALGUNS DETALHES SOBRE O MESTRE.
    Catulo da Paixão Cearense (São Luís do Maranhão, 8 de outubro de 1863Rio de Janeiro, 10 de maio de 1946) foi um poeta, músico e compositor brasileiro. A data de nascimento foi por muito tempo considerada dia 31 de janeiro de 1866, pois a data original foi modificada para que Catullo pudesse ser nomeado ao serviço público.
    Filho de Amâncio José Paixão Cearense (natural do Ceará) e Maria Celestina Braga (natural do Maranhão)
    Mudou-se para o Rio em 1880, aos 17 anos, com a família. Trabalhou como relojoeiro. Conheceu vários chorões da época, como Anacleto de Medeiros e Viriato Figueira da Silva, quando se iniciou na música. Integrado nos meios boêmicos da cidade, associou-se ao livreiro Pedro da Silva Quaresma, proprietário da Livraria do Povo, que passou a editar em folhetos de cordel o repertório de modismos da época.
    Catulo da Paixão Cearense passou a organizar coletâneas, entre elas O cantor fluminense e O cancioneiro popular, além de obras próprias. Vivia despreocupado, pois era boêmio, e morreu na pobreza.
    Em algumas composições teve a colaboração de alguns parceiros: Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Francisco Braga e outros. Como interprete, o maior tenor do Brasil, Vicente Celestino .
    Suas mais famosas composições são Luar do Sertão (em parceria com João Pernambuco), de 1908, que na opinião de Pedro Lessa é o hino nacional do sertanejo brasileiro, e a letra para Flor amorosa, que havia sido composta por Joaquim Calado em 1867. Também é o responsável pela reabilitação do violão nos salões da alta sociedade carioca e pela reforma da ´modinha´.
    Maranhense de São Luís, morou dos 10 aos 17 anos no Ceará, e mais tarde no Rio de Janeiro, onde desenvolveu sua bem-sucedida carreira artística. Flautista, cantor, violonista e poeta, cedo começou a despertar a atenção com seus versos, sua voz e seu violão nas rodas de seresta e modinha que freqüentava. Era amigo de Anacleto de Medeiros, Joaquim Callado e do cantor Cadete. Catullo foi um nome importante na inserção do violão — visto até então como instrumento de "malandros" e "vagabundos" — nos salões da sociedade carioca e nos conservatórios de música. Dois eventos são apontados como marcos nesse processo de aceitação do violão: em 1908 Catullo apresentou-se no Instituto Nacional de Música, a convite do maestro Alberto Nepomuceno, e em 1914 no Palácio do Catete, a convite da então primeira-dama Nair de Tefé. Teve composições gravadas pela Casa Edison, primeira gravadora a se instalar no país, como "Talento e Formosura", parceria sua com Edmundo Ferreira registrada em acetato pelo cantor Mário Pinheiro em 1906. Sua composição mais famosa, "Luar do Sertão" (1910), tem até hoje autoria discutida, atribuída ao violonista João Pernambuco, que teria se inspirado num tema do folclore.Catullo colocou letra ainda em outros temas musicais alheios (não raro assinando a autoria completa ou trocando o título original), como "Flor Amorosa" (polca de Joaquim Callado) e "Ontem ao Luar", que no original de Pedro de Alcântar chamava-se "Choro e Poesia". Catullo foi gravado por diversos cantores de renome, como Orlando Silva, Vicente Celestino, Paulo Tapajós, mas morreu pobre, em uma casa de subúrbio no Rio.
    VISITEM OBLOG

    Um comentário:

    Semana do Catullo disse...

    “Semana do Catullo”
    de 04 à 11 de outubro de 2012.

    Evento Nacional Referente a Obra de Catullo da Paixão Cearense, englobando Música, Literatura, Teatro; Com Espetáculos de Artes Integradas; Relatos Biográfico e Histórico, “Contação de Estórias’, Recitais, Saraus, Literatura de Cordel, Desafios em Repente, Fábulas, Alegorias, Chás Literários, Valorização de Tradições e Oralidade, Exibição de Vídeos, Exposições Fotográficas ....
    Para receber material Biográfico e Literário de Catullo da Paixão Cearense, bem como Material que poderá servir de base a Produção de Espetáculos, Saraus, Recitais, Peças Teatrais, Musicais... .
    semanadocatullo@gmail.com (21) 3164-6474

    ***** Muitos Espetáculos prosseguirão após a data apresentada, exposições fotográficas serão destinadas as Coordenadorias Escolares da Rde Pública de Ensino e para Escolas Particulare.

    ***** Após o Evento será produzido um Livro comemorativo, que além de constar todos os Evento, servirá de convite para evento cultural em 2013 e será enviado para mais de 50 países, por isso pedimos que nos enviem material promocional, propagandas, reportagens, tirem fotos e filmem o evento, este material será enviado posteriormente ao Museu do Catullo com inauguração prevista para abril de 2013.