segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

HAITI/ BRASIL

                             E O PAÍS CONTINUA SENDO INVADIDO POR ESTRANGEIROS,DESTA VEZ SÃO POVOS DO HAITI QUE INGRESSAM NO PAÍS À PROCURA DO PÃO DE CADA DIA,BONITA  E JUSTIFICÁVEL CAUSA,AGORA O QUE NÃO PODE É OCUPAR AS POUCAS VAGAS DE TRABALHO DOS BRASILEIROS,O QUE NÃO PODE É A AUTORIDADE  LOCAL BRASILEIRA  CRUZAR OS BRAÇOS E SEM NENHUM CONTROLE FICAR OMISSO A ESTES FATOS.   SEJAM BEM VINDOS HAITIANOS , QUE SEJAM LEGALIZADOS E QUE O POVO DO ACRE NO MÍNIMO PARTICIPE DAS DECISÕES.

                            EXISTEM EMPREGOS PARA OS BRASILEIROS?   QUAIS AS CONSEQUENCIAS DESTA INVASÃO PACÍFICA? ACREDITO QUE ESTE FATO SERÁ  MAIS UM MARCO PARA A HISTÓRIA DO BRASIL COMO FOI A CHEGADA DOS JAPONESES , A CHEGADA DOS ITALIANOS E ETC,ETC, AGORA HOJE EM CONDIÇÕES TOTALMENTE DIFERENTES.

                          O BRASIL FOI FEITO DE DIVERSOS POVOS E TEM A TRADIÇÃO DE PROTEGER OS MENOS FAVORECIDOS  PELA PAZ, É O CELEIRO DO MUNDO  E  TEM OS BRAÇOS SEMPRE ABERTOS EM PROL DA HUMANIDADE.                                                                     
                                                                                   Iderval Reginaldo Tenório

Sobe para 1.400 o número de haitianos em Brasileia. Maioria é de profissionais qualificados

Publicado:
Atualizado:
Haitianos se reúnem em praça na cidade de Brasileia, no Acre Foto: Alexandre Lima
Haitianos se reúnem em praça na cidade de Brasileia, no Acre Alexandre Lima
SÃO PAULO - Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrou ilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1.400 a quantidade de imigrantes daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça da cidade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não providenciou abrigo.

Corinto irá hoje ao município para discutir medidas de emergência no atendimento aos haitianos. Outra equipe estará em Assis Brasil (AC), fronteira com a Bolívia, para saber se há mais haitianos chegando.
A chegada em massa de imigrantes nos últimos dias ocorreu depois de boatos de que o governo brasileiro passaria a expulsar haitianos a partir do dia 31 de dezembro. Os rumores começaram depois de reunião do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ocorrida em 16 de dezembro. A assessoria do comitê, órgão presidido pelo Ministério da Justiça, confirmou na semana passada que o Brasil estuda medidas para reprimir a imigração ilegal e o tráfico de pessoas pela fronteira com o Acre, mas negou que qualquer decisão a respeito dos haitianos tenha sido tomada.
De acordo com o órgão, os haitianos não podem ser considerados refugiados, pois não são perseguidos por motivos políticos, de raça ou religião em seu país. Por isso, a opção pelo visto humanitário.
Para não chegar ao Brasil ilegalmente, os haitianos deveriam pedir visto em seu país de origem, o que não acontece. Segundo informações do governo do Acre, pelo menos 2.300 haitianos entraram no Acre em 2011. O Conare informou que foram concedidos 1.600 vistos humanitários a haitianos no ano passado.
A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dos estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeiro grande grupo de haitianos, formado por 140 pessoas, chegou em Brasileia no dia 14 de janeiro de 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não são expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil.
                                   MATERIA DE O  GLOBO 01.01.2012
                                              CLEIDE CARVALHO

3 comentários:

Jorge Sader Filho disse...

Um problema a ser resolvido, abrigar e dar trabalho a estes haitianos.
Meu caro professor, para entrar em contato com a minha editora, basta teclar em cima do livro.
Obrigado. Feliz 2012.
Grande abraço,
Jorge

Anônimo disse...

o Brasil é um pais fraco,soberânia nem pensar,e é o celeiro do mundo,estrangeiros vem aqui destroem nossas florestas e agora invadem nosso pais o governo gasta aquilo que não tem pra dar para os hospitais,a mais o Brasil é a tera da solidariedade,Faça-me o favor

iderval.blogspot.com disse...

Amigo leitor e comentarista veja a posição do Brasil, é o povo do Haiti chegando e o Brasil se esforçando para ampará-lo, a situação é muito difícil para todos, agora o que não pode é expulsá-los sem uma justificativa aceitável pela comunidade mundial.A cada dia que passa chegam mais Haitianos, falta tudo e para todos,inclusive para os Brasileiros. O bom relacionamento do Brasil com o mundo faz desta terra a mais receptiva do Universo.Numa revisão dos imigrantes ilegais na França nos ultimos dois anos foi mostrado que o índice de criminalidade é de 03 a 04 vezes maior nos estrangeiros do que dos Franceses,a marginalidade também é maior nos estrangeiros, agora a França é a França e tem o apoio de toda a Europa.Iderval.