quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O DEPUTADO TITIRICA É GENTE DA GENTE

TIRIRICA

                      NESTA PÁGINA COLOCAREI A VIDA DE UM ILUSTRE CEARENSE REPRESENTANTE FIEL DE UM POVO SOFRIDO, NASCIDO E ORIUNDO DO SECO SERTÃO CEARENSE E QUE COM MUITA GARRA E SACRIFÍCIO CHEGOU NO CONGRESSO NACIONAL,CRITICADO,VILIPENDIADO E ACHINCALHADO PELOS QUE POSSUEM DIPLOMAS. AGORA MEUS AMIGOS, NASCER NA CAMADA MAIS BAIXA DA PIRÂMIDE SOCIAL,VIVER DO SUOR, ALEGRANDO O POVO DESDE OS OITOS ANOS DE IDADE,PASSAR INCLUSIVE FOME NA CAPITAL PAULISTA, SER CHAMADO DE OPORTUNISTA ,FALAR O QUE O POVO NÃO SABE, FALAR O QUE O POVO QUER OUVIR , ESCANCARAR DELIBERADAMENTE QUE NÃO SABE O QUE UM DEPUTADO FAZ,MAS QUANDO LÁ CHEGAR FALARÁ, NÃO É TAREFA FÁCIL PARA UM QUASE ANALFABETO. SEI QUE OS ALFABETIZADOS E POLITIZADOS SABEM O QUE FAZ UM DEPUTADO, SEI QUE SABEM QUE SER DEPUTADO NÃO É MOLE,AQUELES QUE SABEM   QUAIS REALMENTE SÃO AS SUAS FUNÇÕES,  TRABALHAM E MERECEM O NOSSO RESPEITO, AGORA EXISTEM MUITOS QUE LÁ ESTÃO COM OUTRAS INTENÇÕES , CABE AO ELEITOR SELECIONAR O QUE EXISTE DE MELHOR. NEM SEMPRE ISTO ACONTECE,NEM SEMPRE. EU RESPEITO O TIRIRICA, O SR.FRANCISCO EVERARDO,ESPERO QUE O MESMO NESTES QUATRO ANOS,ESTUDE,SEJA PONTUAL,LUTE POR ESTE POVO SOFRIDO E MOSTRE QUE TAMBÉM DA BASE,DO POVO PODE SAIR HOMENS CAPAZES.
                     OUVINDO O MEU PRIMO LUNGA UM DIA ELE ME DISSE-  "IDERVAL, QUEM MAIS COMETE COISAS ERRADAS SÃO OS LETRADOS POIS ,SÃO MUITO SABIDOS" Lunga(FIGURA FOLCLORICA DO JUAZEIRO DO NORTE- O POPULAR SEU LUNGA.
                                                             Iderval Reginaldo Tenório
                                               VEJA A ORIGEM DE CADA CIDADÃO.
                                             APRENDA A RESPEITAR AS DIFERENÇAS
                                                              C I  D A D A N I A
Francisco Everardo Oliveira Silva (Tiririca)
Tiririca no plenário da Câmara dos Deputados
Deputado federal por  São Paulo
Mandato1 de fevereiro de 2011
até atualidade
Vida
Nascimento8 de maio de 1965 (46 anos)Itapipoca, Ceará, Brasil
CônjugeNana Magalhães[1]
PartidoPartido da República (2010-presente)
ProfissãoCantor
humorista
político
Francisco Everardo Oliveira Silva (Itapipoca, 8 de maio de 1961), conhecido pelo nome artístico de Tiririca, é um cantor, compositor, humorista, e político brasileiro. Recentemente filiado ao Partido da República, Tiririca foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido o segundo deputado mais votado em toda a história do Brasil.[2]

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Aos oito anos, começou a trabalhar em circo na cidade natal Itapipoca, onde atuava como palhaço e a alcunha de Tiririca o acompanha desde a infância, devido à personalidade muito forte de que gozava. O apelido foi dado pela mãe, quando o filho era mal-humorado e zangado. Frase mais famosa: "Ora menino, só sendo mesmo menino, menino!".
Nesta época, as apresentações de Tiririca em barracas — espécies de pequenos circos, muito comuns no Nordeste — Tiririca, viveu por muito tempo em Cascavel, Pindoretama, Aquiraz e adjacentes litoral leste, no Ceará, onde tinha seus pequenos circos que animavam a cidade, valendo destacar um grande número: "Não Percam o Homem Que Vira Peixe", na hora do espetáculo Tiririca pegava um peixe morto enfiava-lhe um espeto e saia girando... E despertando gargalhadas. Com o talento passou a mostrar sua habilidade em Fortaleza e região metropolitana, onde seu sucesso e fama se tornaram cada vez mais constantes. Devido ao grande sucesso alcançado nesses espetáculos, os barraqueiros da região se cotizaram e pagaram as primeiras mil cópias do CD de estreia, que bateu índices recordes de vendagem - mais de 1,5 milhão de cópias, isso graças à exaustiva execução nas rádios da canção de estilo regional nordestino Florentina, no repertório deste. Distribuída inicialmente pelas regiões de Juazeiro e Pernambuco, pouco tempo depois a música se tornou conhecida nacionalmente. A gravadora Sony Music comprou o disco e o lançou nacionalmente.
Tiririca também bateu recordes de audiência em programas televisivos, que anteriormente pertenciam ao grupo Mamonas Assassinas e outra canção que obteve relevante sucesso foi Eu Sou Chifrudo.
O primeiro CD também causou muita polêmica, pois continha a canção Veja os cabelos dela, considerada por muitos como racista. Não obstante, os discos foram apreendidos, a execução das canções pelas rádios foi proibida e Tiririca foi processado por racismo. Ao fim, ele acabou sendo absolvido da acusação.
Em 1997, gravou o segundo CD (Tiririca), com destaque para as canções O Padroeiro do Ceará, Índia e Ele é Corno mas é meu Amigo. Depois de um breve afastamento da mídia motivado por problemas pessoais, ressurge em 1999 com o lançamento do terceiro CD (Dança da Rapadura), lançado pela independente Indie Records. O maior sucesso do disco foi a canção Casado com uma Viúva. Outra gravação de Tiririca foi a música "Índia", de Cascatinha e Inhana. A grande diferença, porém, é que durante a música inteira Tiririca só cantou a primeira frase da letra original: "Índia seus cabelos".

                                                             Iderval Reginaldo Tenório
                                                            O  BLOG É CULTURAL

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho recebido diversos telefonemas a respeito desta postagem, o objetivo foi mostrar ao povo que para ser deputado não precisa ser letrado, espero que o o referido deputado faça uma reciclagem e possa justificar ao seu eleitorado que fará de tudo para merecer a posição que hoje ocupa. Iderval

Elba Ramalho Serra disse...

É-nos fácil tecer críticas. Difícil mas imprecindível é defender incondicionalmente a honradez, o caráter, a moralidade. Não está passando do tempo de nos pronunciarmos ativamente e ajudar na implantação das mudanças? Ou melhor, participar da sua irradicação?