quinta-feira, 1 de setembro de 2011

 Sociedade de luto

NOTICIA TRISTE :FALEU NESTE DIA 01 DE SETEMBRO O PROFESSOR E GRANDE MÉDICO DO ESTADO DA BAHIA,PROFESSOR ANTONIO JESUINO DOS SANTOS NETTO. DE LUTO SALVADOR, A BAHIA E O BRASIL  .IDERVAL REGINALDO TENÓRIO

ANTÔNIO JESUINO DOS SANTOS NETTO



                                                                                       
                                                                               *


Filho de Antônio Jesuino dos Santos Júnior e Josephina Figueiredo dos Santos, nasceu em Salvador, no dia 18 de setembro de 1920.
Diplomou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 13 de dezembro de 1944.
Realizou incontáveis cursos de atualização e especialização, notadamente em Microcirurgia, Clínica Ginecológica, Anatomia do Abdome e da Pélvis, Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, Cirurgia Geral, Introdução à Didática do Ensino Superior, Metodologia do Ensino Superior, Psicopatologia Infantil, Hematologia Clínica, Radiologia Clínica, Socorros de Urgência, Gastroenterologia, Cirurgia das Vias Biliares, Doença Diverticular do Cólon, Angiografia, Cirurgia Torácica, Hemorragias Digestivas, Tecnologia do Centro Cirúrgico, Administração Hospitalar, Hipertensão Portal, Geriatria Clínica, Geriatria Básica, Diabetes Mellitus, Cirurgia do Esôfago, Cirurgia Gastrointestinal, Cirurgia do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas, Nutrição Enteral, Traumatismos Abdominais, Pancreatite Aguda e muito outros.
Participou de mais de duas centenas congressos e outros eventos médicos, de âmbito estadual, nacional ou internacional, nos quais participou como presidente, ou realizando conferências, ministrando cursos, debatendo temas, presidindo sessões, apresentando trabalhos científicos e compondo, ou coordenando,  mesas redondas, painéis e comissões.
É o Prof. Antônio Jesuíno dos Santos Netto, uma das maiores expressões da medicina, em nosso estado.
Exerceu intensa atividade no Instituto Nacional de Previdência Social, ocupando cargos relevantes: Chefe de Aperfeiçoamento das Equipes de Saúde e examinador do concurso de seleção de cirurgiões.
Sua colaboração na Santa de Misericórdia da Bahia, no Hospital Santa Izabel e na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi importante. No Hospital Santa Izabel, foi cirurgião, Chefe do Departamento de Cirurgia e Diretor Interino. Na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, foi Assistente de Propedêutica Cirúgica, Professor Titular de Clínica Cirúrgica e Coordenador do Internato Médico.
Na Escola de Educação Física da Universidade Católica do Salvador, é Professor de Socorros de Urgência, do Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior, e de Engenharia e Segurança do Trabalho.
Pertence a várias Academias e instituições científicas, das quais é, em parte delas, Presidente Honorário, ou Membro Honorário.
É, há vários anos, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina, do qual recebeu o título de “Alto Mérito-Grande Honra ao Médico”, em reconhecimento pelo seu destacado valor cultural.
É membro emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do American College of Surgeons e da Academia de Medicina da Bahia.
Por tudo que fez, e ainda faz, pela sua impressionante trajetória de vida e trabalho, Antônio Jesuíno dos Santos Netto é considerado o grande “Orientador de Gerações” (2)

Nenhum comentário: