quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A MINHA RESPOSTA AO POETA DUDÉ DAS AROEIRAS ,LÁ DA PARAÍBA

AO RECEBER COM MUITO ORGULHO UMA POESIA DO MESTRE DUDÉ DAS AROEIRAS  ,NÃO QUIS DEIXAR SEM RESPOSTA E DE CHOFRE RESPOSTEI . ACHEI PERTINENTE PUBLICAR NESTE MEU SIMPLES BLOG PARA  A APRECIAÇÃO DE TODOS VOCÊS QUE DE VEZ ENQUANDO ACESSAM ESTA PÁGINA E QUE MUITO AGRADEÇO PELA  PACIÊNCIA.
   MUITO OBRIGADO
 IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
              
       A Minha Resposta a Dudé das Aroeiras.


               Professor Dudé, o Nordeste é poesia,  o Nordeste é realidade, o Nordeste é ilusão, é seca, é chuva, é chão, é a fome e a razão, O Nordeste é o forte homem, o Nordeste é a Paraíba, o Nordeste é o sertão, é Juazeiro do Norte, é o Padre Cícero, é o Padre Ibiapina, é o Frei Damião, é o Ceará, é o Cariri, é o horto, é o sertão, é  Aroiras, é Dudé, é José, é  Damião, é o Patativa do Assaré, é João Silva, é Luiz o Rei do Baião,  é Zé Miguel e dona Tonha, é a Serra do Araripe, é meu torrão, é Chico, é Francisco , é o cabeça chata, é cansação, é Campina Grande   é a cabeça de galo, é o pirão, é o amigo, é o padre, é o cantor, é o irmão, é a reza, é o batismo, é a renovação.

             O Nordeste é o jumento esperto, é o bode ligeiro, é o pai de chiqueiro, é o burro velhaco , é o cavalo alazão,é a vaca parida, é a novilha bonita, é o bezerro apartado, é o boi com careta, é  o boi cambão, é o cavalo de corrida, é o vaqueiro encourado , é o macho valente, é a festa de apartação, é o feijão de corda, é o girimum, é a fava ,é o andú, é a vaquejada, é o queijo de coalho, é a buchada de bode, é o baião dois, é a cabocla bonita , é a sanfona solta, é a exposição.
           
            O Nordeste é a cidade do Crato, é o Daniel Walker, é o Renato Casimiro ,é o Lampião,é Pedro Bandeira de Caldas, é Bule Bule, Elomar, Xangai e Riachão, é Ivanildo Vilanova, é Geraldo Amâncio, Otacílio Batista , Waldik Soriano ,Caitité e Cansanção,  o Nordeste é a viola, é a zabumba, é a sanfona e o baião , é o triangulo, é o São João, é o Ariano Suassuna, é o cego Oliveira, o cego Aderaldo, é o  Câmara Cascudo, é o Antonio Conselheiro, é o Dom Helder Câmara , é a adoração.

             O Nordeste é poeira, é de novo aroeiras, é chão, é pedra, é Brasil, é realidade, é o Paraíso, é a Juriti,  o Gavião, é o verde,  o homem, é o  bicho, é Deus, é o cão.

 O Nordeste é tudo isso, o Nordeste é nosso, é cultura, de novo poeira , é a viola ,é o violão, é a rabeca, o chifre de boi, é o artesão, é o maneiro pau, é o repente, é a força, é outra vez o amigo Dudé, é o patrão.

              O Nordeste Dudé é tudo, é currulepe, é amor, é canção, é Maria, é José, é João, é o milho, a canjica, é o pão, é o choro , é a tristeza, é a alegria, é  paixão , é a noite, é a lua , é o sonho, é o sol, é a razão, o Nordeste Dudé, é o meu pai, é minha mãe, é o meu irmão; é o seu pai ,  sua mãe, a sua casa, o seu terreiro, é a união. O nordeste é tudo isso. É FOGO, É FRIO ,É  FREVO É LUTA,É  PAIXÃO.

                                                               do amigo Iderval Reginaldo Tenório.
                                                                               O BLOG É CULTURAL

Nenhum comentário: