domingo, 18 de setembro de 2011

LUIZ FIDELIS LOPES

                            MEU AMIGO LUIZ,LUIZ FIDELIS LOPES: CANTOR,TOCADOR,TROVADOR,COMPOSITOR,MAESTRO,FILÓSOFO,SOCIÓLOGO,CABRA MACHO DO CARIRI CEARENSE,MEU AMIGO DE INFÂNCIA,MEU AMIGO DOS CANARINHOS DO CARIRI ONDE TAMBÉM JÁ FUI CANTOR , MEU AMIGO DE LONGAS BATALHAS  JUNTO AO AMIGO SANTANA,O AMIGO CHINA.                       

            AMIGO VOCÊ É UM DOS ORGULHOS DE JUAZEIRO DO NORTE.AQUI EM SALVADOR  EU , CICERO FIDELIS E O FLÁVIO SEREMOS OS SEUS EMBAIXADORES,BREVEMENTE A BAHIA CONHECERÁ SAINDO DO SEU PRÓPRIO GOGÓ AS BELAS LETRAS E SAINDO DOS LIGEIROS QUIRODACTILOS OS MAVIOSOS SONS DO CRISTALINO VIOLÃO.

RAIMUNDO FAGNER,ELBA RAMALHO,MASTRUZ COM LEITE,SANTANA E OUTROS SABEM O VALOR CULTURAL DE SUAS LETRAS, O BRASILbvPRECISA CONHECER OS SEUS FAZEDORES D ALEGRIAS,OS SEUS DITRIBUIDORES DO SABER.UM ABRAÇO FORTE DO SEU AMIGO CONTERRÂNEO E FÃ,ABOLETADO EM SALVADOR-BAHIA.
    Iderval Reginaldo Tenório

Luiz Fidélis leva cultura do Cariri para o Brasil



Caririense e cheio de inspiração, Luiz Fidélis é o retrato da
diversidade cultural da região do Cariri. Músico que leva para o Brasil um
pouco do Cariri, com letras voltadas para o cotidiano e cheias de imaginação.


Fidelis revela novas músicas e projetos


Músico social, telúrico e observador nato. Dos seus mais de 25 anos de carreira musical, o caririense Luiz Fidélis acumula um repertório de mais de 200 canções, muitas delas gravadas por ilustres cantores como Elba Ramalho, Dominguinhos, Flávio Carneirinho, Fagner, Quinteto Violado e Frank Aguiar.

Sempre acompanhado de seu gravador, "assim como vocês jornalistas", brinca o atento músico, sempre registra as composições que faz do cotidiano. A última ele revelou, "foi feita ontem para um amigo de profissão que, para conseguir uns trocados estava varrendo o chão da Praça do Memorial Padre Cícero. Eu até brinquei com ele que ele estava varrendo minha agonia", revelou.

Com a sensibilidade típica dos poetas da região, da situação que viveu, ele compôs "É agora José", no que ele diz: "Na noite ele faz voz e violão/ nos bares que tem gente que procura e se acha/ de dia com a vassoura na mão vai tocando a vida/ varrendo o chão da praça... E agora José?/ você me deu a lição/ tocando a vida com a vassoura e o violão/ E agora José?/nada me leva de mim/ você me mostrou que o
recomeço está no fim...".

"Fagner me ligou semana passada pra dizer que vai regravar minha música 'Flor do Mamulengo", sucesso da década de 90 gravado por Mastruz com Leite, banda que o projetou nacionalmente.Fidélis contou que agora em 2009 o músico já consagrado nacionalmente, Santana, deve regravar em seu novo CD mais quatro canções suas que ele não quis revelar.

"As pessoas acham que eu passo fome. Eu vivo só da minha música e sustento meus quatro filhos", desabafou. "Eu tenho dois vinis, o 'Retrato', da década de 80, 'Revelação', de 90, o Cd 'Preço de um Homem' além do Cd Luiz Fidélis Voz e Violão. "Eu podia ter gravado um monte, mas eu prefiro que as outras pessoas regravem minhas músicas", afirma com veemência. Entre os maiores sucessos do compositor estão: "Meio dia", "Flor do Mamulengo", "Pra falar de amor" e "São seis
cordas".
                                                        POR LUZ FIDELIS LOPES
                                                        Iderval ReginaldoTenório

Um comentário:

Artes e escritas disse...

Nesse texto, um aspecto do compositor é ressaltado; o compositor nem sempre é o melhor cantor para a canção criada por ele. O intérprete, às vezes dá uma sonoridade mais elaborada porque a especialidade dele é o canto. São ramos distintos da música a composição e o canto. Um abraço, Yayá.