O blog foi criado para a cultura. Mostra o quanto é importante o conhecimento.Basta um click no artigo. Centro Médico Iguatemi,310.CLINICA SÃO GABRIEL LTDA- 33419630 33425331Participe ,comente, seja seguidor. DR IDERVAL REGINALDO TENÓRIO , 1954 , JUAZEIRO DO NORTE -CEARÁ. 08041988lgvi.1984 CHEGOU EM SALVADOR COM 18 ANOS , MEDICINA NA UFBA. CIRURGIÃO GERAL. driderval@bol.com.br
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Devemos respeitar cada cidadão, a sua preferência sexaul só a ele compete, homossexual é um cidadão normal, a homossexualidade é um fenômeno natural, cada cidadão já nasce com a sua preferência sexual, é só mquestão de tempo para assumir, muitos assumem já na adolescência.
Iderval Reginaldo Tenório
discriminação
Homofobia custa US$ 405 bilhões ao Brasil
Preconceito, despreparo e violência atinge um publico que movimenta mais de US$ 150 bilhões por ano
11:51 | 21/05/2018
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“Vocês
têm certeza que é uma cama de casal? Não seriam duas de solteiro? ”.
Estas perguntas, feitas por uma recepcionista de um hotel em Salvador,
no último final de semana, ao casal de namorados Ederson Vargas, de 29
anos, e Fábio Gusmão, 32, refletem bem alguns tipos de constrangimentos
que lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros costumam enfrentar ao
buscar uma hospedagem na Bahia.
“Respondi que
era óbvio que eu sabia, levando-se em conta que estava alugando,
justamente, um quarto com cama de casal. Mas percebi que ela não falou
por maldade. Foi despreparo mesmo”, relata Ederson, gerente de
tecnologia da informação e morador de Itapuã. “Infelizmente conheço
muitos amigos que passam pelo mesmo tipo de situação”, acrescenta.
Além
do constrangimento em si e dos impactos sociais, fatores como o
despreparo, a intolerância e a discriminação têm uma perspectiva
econômica negativa: a homofobia custa pelo menos US$ 405 bilhões à
economia brasileira segundo dados do Relatório Brasil LGBT 2030, da
empresa de consultoria OutNow Global. Esta cifra se refere a fatores
como perda de produtividade, processos judiciais e turnover
(rotatividade) em postos de trabalho.
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“Os
entrevistados [para a pesquisa, todos LGBT] exibem altos níveis de
despesas e intenções de compra em uma ampla gama de categorias de
produtos e serviços”, destaca o CEO da OutNow, Ian Johnson. Trata-se do
conceito “pink money” (dinheiro rosa), ou poder de compra dos LGBTs.
Esse público já movimenta cerca de R$ 150 bilhões por ano, de acordo com
levantamento da InSearch Tendências e Estudos de Mercado. Casais
homoafetivos chegam a possuir renda duas vezes maior do que os casais
heterossexuais e consomem, em média, 30% a mais.
Abrangência
O
estudo da OutNow sobre o mercado brasileiro LGBT (lésbicas, gays,
bissexuais e transgêneros) é o primeiro de uma série chamada LGBT 2030,
considerada a maior pesquisa global do mundo sobre o tema e que
abrangerá 20 países. A amostragem foi realizada entre junho e julho de
2017.
De acordo com o levantamento, um em cada
três entrevistados (33%) considera eventos culturais LGBT um fator
importante ao escolher um destino para uma viagem de lazer. E é
ressaltado que as pessoas ouvidas no estudo exibem níveis de despesas
altos e intenções de compra em uma ampla gama de categorias de produtos e
serviços.
As despesas dos 5,7 milhões de
adultos LGBT no Brasil, segundo a pesquisa, incluem R$ 9,5 bilhões com
vestuário, R$ 5,5 bilhões com calçados e R$ 3,5 bilhões com entradas
para concertos, cinema e teatro. O estudo também revela que apenas um
pouco mais de um terço dos entrevistados (36%) assumem sua orientação
sexual para os todos os colegas no trabalho. Outro dado alarmante é que
quase três em cada quatro (73%) entrevistados testemunharam atos de
homofobia no ambiente profissional durante o último ano.
Morro gay-friendly
Uma
demonstração da força econômica deste público pôde ser sentida nesse
último final de semana (18 a 20/5) em Morro de São Paulo, onde foi
sediada a segunda edição da festa San Island Weekend, organizada pelo
Grupo San Sebastian. O evento, que no sábado (19) contou com
apresentação de Ivete Sangalo, contribuiu para que o balneário sulbaiano
tivesse 100% de ocupação hoteleira em pleno período de baixa estação.
Devido
à festa, os empresários apontaram um aumento em torno de 20% no número
de reservas em relação ao mesmo período do ano passado. É o caso de
Andréa Drechsler, da pousada Natureza. “Estamos preparando um esquema
especial para assegurar a permanência dos hóspedes por mais tempo na
ilha”, afirma.
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Diana Farias,
secretária de Turismo de Cairu, cidade à qual Morro de São Paulo está
ligado, considera importante capacitar profissionais para atender melhor
ao segmento LGBT. “Este tipo de evento é fundamental para a
democratização do mercado de viagens, geração de emprego e renda, e
benefícios às comunidades receptoras”, observa. No dia 16 deste mês,
Morro de São Paulo recebeu um treinamento da Secretaria Estadual de
Turismo da Bahia (Setur) com foco na importância do respeito, da
valorização da diversidade e cidadania no segmento turístico.
Diante
do custo do desrespeito à diversidade e do potencial de receita do
público LGBT, governo e iniciativa privada se movimentam cada vez mais
para combater a homofobia e promover destinos e eventos gay-friendly
(amigáveis a gays).
Hotelaria
A
rede mundial AccorHotels, que em Salvador administra empreendimentos
das marcas Mercure, Novotel e Ibis, desenvolve políticas de diversidade
com os objetivos de atrair o público LGBT. “Nós já tínhamos um
treinamento bem antigo, chamado Naturalmente Diferentes, que abordava a
questão das etnias, e então resolvemos criar uma cartilha específica
para o público LGBT”, destaca Antonieta Varlese, vice-presidente de
Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa do grupo.
Detalhes
que vão desde às boas-vindas, como substituir as expressões “senhor” e
“senhora” por “prezados” ou somente os nomes dos hóspedes, até como
atender devidamente as pessoas do mesmo sexo que solicitam uma cama de
casal são colocados em prática.
A rede, que
apresentou recentemente o guia “Como receber bem o hóspede LGBT+”,
integra o Fórum de Empresas LGBT e é signatária da Carta de Adesão aos
10 Compromissos da Empresa com os Direitos LGBT. “A diversidade faz
parte de nossos negócios. Continuaremos com ações para que todos se
sintam bem-vindos”, ressalta Varlese.
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A
empresária Soraya Torres, diretora institucional da Associação
Brasileira da Indústria de Hotéis – Bahia (ABIH – Bahia) e investidora
do Quality Hotel & Suites São Salvador, diz que a entidade prega que
o atendimento deva ser sempre “cordial, cortês e caloroso” para
qualquer tipo de comunidade. A empreendedora entende que o público LGBT
representa uma grande demanda de hospedagens. “Há vários pacotes
segmentados que demonstram isso”, reforça.
Empreendedorismo
O
empreendedorismo pode ser um importante aliado no sentido de ampliar o
leque de entretenimento, lazer e viagens do público LGBT. Prova disso é
a plataforma de turismo Viajay, criada há dois anos pelo estudante
baiano Fernando Sandes. Ela chegou a ser selecionada como uma das 300
startups com maior potencial inovador do país. “A ideia surgiu a partir
da dificuldade em encontrar essas informações relacionadas ao turismo
LGBT no Brasil e no mundo”, conta.
Outra
iniciativa de hospedagem gay-friendly de bastante sucesso é o site Ahoy
Trip, que realiza a busca e hospedagem em hotéis com histórico de ações
na área da diversidade. “Vendo e ouvindo experiências e relatos das
pessoas, ao longo dos últimos anos, comecei a colocar em ação a ideia de
uma plataforma que reunisse tudo isso”, descreve Luiz de França,
fundador do projeto.
Também na internet, o site
do Grupo Gay da Bahia (GGB) possui uma seção com roteiros gay-friendly
em Salvador que inclui restaurantes, hospedagens e casas noturnas, entre
outras sugestões.
Empresas
Mas
não é só no setor de turismo que a diversidade gera lucros, e por essa
razão, precise ser respeitada e incentivada. Este tópico, inclusive, é
transversal a cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da
ONU, que são metas de sustentabilidade que os países precisam cumprir
até 2030: erradicação da pobreza; igualdade de gênero; trabalho decente e
crescimento econômico; redução das desigualdades; paz, justiça; e
instituições eficazes.
A petroquímica Braskem,
por exemplo, é signatária dos compromissos Women Empowerment Principles,
da ONU Mulheres, e do Pacto Global, do Programa Pró-Equidade de Gênero e
Raça do Governo Federal Brasileiro. Foi, também, a primeira empresa
brasileira de grande porte a se tornar membro da iniciativa Empresas e
Direitos LGBT.
Outra petroquímica presente na
Bahia, a americana Dow, desenvolve o projeto “O Futuro Começa em Casa”,
mantido em parceria com a organização Habitat, que beneficia
prioritariamente famílias com crianças em idade escolar, chefiadas por
mulheres ou que possuam uma pessoa portadora de doença agravada pelo
ambiente, e que ganhem até três salários mínimos. A empresa também
patrocina o projeto Oguntech, capitaneado pela ONG Steve Biko, de
Salvador, que luta pela diminuição das diferenças sociais, econômicas e
culturais entre estudantes negros e de outras etnias nas carreiras de
ciência e tecnologia.
Preconceito
Recentemente,
a cervejaria Skol encomendou junto ao Ibope Inteligência uma pesquisa
que buscou traçar um retrato do comportamento brasileiro em relação a
tipos de preconceito. O resultado foi que o machismo é o mais praticado e
a homofobia tem o maior índice de discriminação declarada. “Percebemos
que poderíamos contribuir de forma mais profunda ao trazer dados
recentes sobre o preconceito, colocando luz neste debate e propondo uma
reflexão sobre como nossas atitudes podem afastar ou unir as pessoas”,
explica Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing da marca.
O
consultor em sustentabilidade empresarial Ricardo Voltolini defende que
a diversidade seja a ideia de que as diferenças entre as pessoas não
devem servir nunca para diminuí-las, e sim promovê-las. “( O Brasil) É
um país com maioria negra, mas é racista. É um país com movimento muito
forte de LGBT, mas ainda vemos muita homofobia, é um país que continua
achando que o idoso não é mais produtivo, então, à medida que
conseguimos promover a discussão da diversidade, contribuímos também
para desenvolver melhor a sociedade”.
Poder público
A
Prefeitura de Salvador, por meio do Centro Municipal de Referência
LGBT, promove atualmente o Mês da Diversidade. As atividades realizadas
trazem o debate sobre as relações de gênero e diversidade sexual na
cidade. A capital baiana conta com o Observatório da Discriminação e com
o Centro LGBT, que já realizou 2.363 atendimentos desde 2016,
oferecendo orientação e encaminhamento jurídico em casos que envolvam
violência contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.
No
final de abril, a Bahiatursa participou da 2ª Conferência Internacional
da Diversidade e Turismo LGBT (gays, lésbicas, bissexuais e
transgêneros), realizada em São Paulo. O evento foi destinado às
empresas, entidades, poder público e pessoas de todos os continentes
interessados em debater a diversidade.
Segundo o
superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, a ideia é que mais
localidades estejam preparadas para receber o público LGBT, no sentido
de fazer do estado um dos principais destinos gays do mundo. “Nos
últimos anos temos desenvolvido ações para o segmento, principalmente no
que se refere à qualificação do setor, por meio de capacitações
profissionais e apoio à parada LGBT da Bahia”, afirma.
Crime
Somente
no ano passado, 445 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais
(LGBTs) foram mortos em crimes motivados por homofobia. O número
representa uma vítima a cada 19 horas. O dado está em levantamento
realizado pelo GGB, que registrou o maior número de casos de morte
relacionados à homofobia desde que o monitoramento anual começou a ser
elaborado pela entidade, há 38 anos.
O estado
com maior registro de crimes de ódio contra a população LGBT em 2017 foi
São Paulo (59), seguido de Minas Gerais (43), Bahia (35), Ceará (30),
Rio de Janeiro (29), Pernambuco e Paraná (27) e Alagoas (23). Entre as
regiões, a maior média foi identificada no Norte (3,23 por milhão de
habitantes), seguido por Centro-Oeste (2,71) e Nordeste (2,58).
Mas como tornar uma empresa gay-friendly?
O
Fórum de Empresas e Direitos LGBT elaborou dez compromissos, destacados
abaixo, para orientar as práticas de cada organização no tema:
1.Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBT;
2.Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBT;
3.Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBT;
4.Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBT;
5.Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBT;
6.Promover o respeito aos direitos LGBT na comunicação e marketing;
7.Promover o respeito aos direitos LGBT no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes;
8.Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBT;
9.Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBT na cadeia de valor;
10.Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBT na comunidade.
O
Ministério do Turismo dispõe de uma cartilha intitulada “Dicas para
atender bem turistas LGBT”, que inclui pontos como tratar de acordo com o
gênero com o qual a pessoa se apresenta; chamar pelo nome social e
demonstrar respeito na mesma medida. A publicação também explica as
diferenças conceituais entre heterossexuais, gays, transexuais e outros
gêneros, além de abordar o tema LGBTfobia.
Sala de jantar,18h30min véspera de Natal em pleno domingo,Joca , um menino de 12 anos, Maria uma menina
de 10 anos , pai um profissional liberal e amãe uma professora.
__Papai, o senhor vai
comprar a minha bicicleta e a boneca de Maria ainda este mês, natal já é amanhã?
__Meu filho o seu pai é um
trabalhador e pensa no futuro de vocês, primeiro a Escola, a Alimentação e a
Saúde.
__Papai, no prédio todo
mundo já ganhou presentes, somente nós não recebemos.
__Meu filho, a coisa está
cada dia mais difícil, está feia para o país, eu não sei como eles estão
conseguindo comprar tudo isso , seu pai ganha um salário até bom porém,
depoisque se desconta o plano de saúde,
o impostode renda, a previdência
social, o imposto sindical, o IPTU, o ISS, o Emplacamento do carro, a Taxa de
Esgoto e outras que vão surgindo no decorrer do ano o salário vai minguando,
vai caindo, depois vem as despesas com a Gasolina e o carro, o parcelamento do Imposto
de Renda do ano anterior, a luz, o salário e o transporte da funcionária, o
transporte de vocês,o remédio, o
supermercado, a feira da semana e outras despesas extras que sempre aparecem,
sem esquecer-se do investimento na educação de vocês, a escola, o inglês e as
artes, de resto meu filho não
fica quase nada, quase nada , o seu pai
não pode se dá ao luxo de comprar presentes, por último e por segurança, deixa
uma pequena reserva para uma emergência, para uma necessidade que podesurgir, seu pai não usa cartão de crédito, os
juros são altíssimos, ele só compra o que pode, ele não foi e nem é contaminado
, nem sugestionado pelas enganadoras propagandas que passam na televisão, o seu
pai tem responsabilidade, ele não quer e nem aceita nada com facilidades, ele
não aceita nada dos outros, os seus maiores amigos são vocês, são os meus pais
, os meus irmãos e alguns amigos do peito, o seu pai tem alguns que são verdadeiros
irmãos, agora amigo amigo mesmo , por quem o seupai daria e dará a sua própria vida, são vocês
dois , o Joca e a Maria, os meus filhos, o meu maior e melhor presente que dou
a vocês é a escola, um projeto para a eternidade.
__É papai, o senhor é um herói
e mamãe também, agora quem não está entendo sou eu, como pode o povo do prédio
comprar tantos presentes para os filhos? eu não sei como.
__É meu filho Joca, veja que
eu e a sua mãe estudamos, somos formados na Universidade e temos uma boa renda,
não nos falta o básico, nós estamos pensando é em vocês, estudem, se esforcemque a coisa está feia, a sua mãe é quem administra a renda da casa, veja
que ela trabalha dando aula, cuida da casa e de vocês, é uma heroína, tenham
orgulho dela .
__É meu pai, vou falar com
Maria e contar a realidade da vida, os meninos do prédio estavam chamando o
senhor de canguinha, de mão de vaca.
__Joca meu filho, na vida o
homem deve ser sensato, justo, equilibrado e priorizar as coisas importantes da
família e da sociedade como um todo, o homem tem que lutar pelo bem da família,
é ela o seu maior patrimônio e legado, tem outra coisa Joca, o seu pai está
presente em tudo que acontece na sua vida, o seu pai é um dos pais mais presente na vida do seu filho, na sua
vida, pois o suor do seu pai está presente em tudo aquilo que você come, que você veste, que você utiliza, o seu pai está
presente na sua escola, nos seus remédios e em tudo que você possui, quando
você está tomando banho aquele sabonete tem o suor do seu pai, aquela água é
ungida com o suor do rosto do seu pai, ele está presente em tudo.
Neste momento o pai foi até
a cozinha, pegou uma colher das de sopa e comprimido-a contra o rosto como a raspá-lo
como uma pá, tirou e colheu um pouco de suor, mostrou ao filho o bico da colher
com um pouco de suor e disse.
__Joca em tudo que se tem
nesta casa, em tudo que se come e em tudo que existe hoje para a nossa sobrevivência
existe uma quantidade de suor, então
quando você come um pão em casa ou na escola existe um pouco de suor do seu pai
, de sua mãe ou dos dois juntos, isto meu filho, por merecimento, por trabalho,
aprenda de uma vez por todas, as coisas
só têm valor se forem conseguidas com o desprendimento do suor do seu próprio rosto, não aceite nada que não venham do seu
suor, não aceite benesses , principalmente as suspeitas, as enviesadas,estude, lute e trabalhe, seja um verdadeiro homem,
encha os seus filhos de orgulho.
Dois dias depois, o Joca
chega da Escola e procura o pai, na mesma sala assim se posiciona.
__Meu pai, agora sei por que algumas crianças não respeitam os seus pais e
por que os seus pais atrasam as suas contas, principalmente as mais
importantes, a Escola , o projeto para a eternidade e o condomínio, uma despesa
coletiva, eles vivem do suor dos vizinhos e querem levar vantagem em tudo. Para enganarem
e enganar a si mesmo compram carros bonitos a prazo a perder de vistas, compram presentes ficando
endividados para satisfazerem os deseducados filhos, dão péssimos exemplos para
os seus descendentes quando deveriam priorizar o essencial.
__Joca, apesar dos 12 anos
de idade, você entendeu a situação, entendeu de alguns atos da vida, fale com
Maria, a sua irmã, que quando as coisas melhorarem e vão melhorar, todos irão ganhar
os seus presentes.
__Ah meu pai, nós já conversamos, Maria e Eu nos convencemos e
passamos a entender das coisas do mundo, nós ficaremos contentes com o presente
que mamãe comprou,aquela coleção de livros que fala da humanidade,
dos continentes, dos animais, da cultura, das artes, dos costumes dos povos do
globo terrestre, das águas, do espaço, das religiões , da sociologia e da filosofia
da vida editada para jovens até os dezoito anos, foi o nosso melhor presente em toda anossa vida, ele vai aguçar o nosso cérebro e
vai nos trazer conhecimentos, outra coisa meu pai , neste mundo e neste prédio
não tem mais meninas para brincar com a Maria, elas passam o dia no celular e
no computador, tem mais, a rua é movimentada
e perigosa para se andar de bicicleta, o importantemeu pai é a nossa casa, a nossa escola, a
saúde, a família, os nossos professores e os nossos amigos mais próximos, tenho
alguns na escola, domingo nós vamos visitar vovó, ela vai fazer um bolo para o vovô
e vamos encontrar todos os nossos primos, vai ser uma grande comemoração, afinal
vovô é vovô, um dos meus melhores amigos, vovó também.
O pai abraçou o filho Joca, pegou a chave do carro e foi em
busca do sustento da família, naquele dia o pai teria que cumprir no seu
trabalho mais umturno noturno.
O Joca
apesar de uma criança já se comporta como umverdadeiro homem.
Viva o diálogo, a melhor maneira da humanidade se entender, o
Joca é um cabra macho.