quinta-feira, 1 de maio de 2025

SOBRE AS CATÁSTROFES NA NATUREZA- OS RIOS .

 -SOBRE AS CATÁSTROFES NA NATUREZA- OS RIOS 

RIO GUAÍBA RIO GRANDE DO SUL

Guaíba atinge seu maior nível da história em Porto Alegre - Vale do  Ivinhema Agora

Enchentes em Londres: cidades grandes não estão prontas para mudanças  climáticas | CNN Brasil 

                          

Enchentes na Alemanha e na Bélgica: as impressionantes imagens das  inundações que deixaram dezenas de mortos - BBC News Brasil

                                     

Sobe para 51 o número de mortos em enchentes na China - Mundo - SBT News


OS RIOS 

O FENÔMENO É GLOBAL

URGE RACIONALIDADE.

O SUJO É USAR AS CATÁSTROFES COMO TRAMPOLINS POLÍTICOS.

Os homens vêm invadindo os leitos e as margens dos rios,  nas baixas estações e  quando  estão secos.

Nestas fases, aterram o leito e as margens, constroem estabelecimentos comerciais, industriais, plantações, praças,  estradas e   moradias.

Mais tarde, a mãe natureza precisará destes rios e  cobrará  as suas margens para escoar as águas e  enriquecer o solo de nutrientes, que são necessários à vida, e  inundam toda a região. Os homens chamam estes eventos   de catástrofes e Fenômenos Naturais, quando na verdade,  são recados da natureza  cobrando os seus espaços.

Urge medidas governamentais para socorrer os atingidos, urge medidas estruturais,  mudanças na ocupação do solo e a democratização dos conhecimentos,  quando se trata de recursos naturais.

Nestas horas, a Federação é a responsável pelos desastres pré-programados pelos que detêm os quatro poderes: O científico, o político,  o econômico e o especulativo.

O socorro não é  uma esmola, é uma obrigação da nação e da sociedade organizada, sob a tutela e a chancela   do Estado. Tanto a natureza, como a população atingida e os meios de produção   têm o direito de reparação.

Os recados da Natureza devem ser levados à serio.  A população tem que seguir protocolos bem  estudados na ocupação do solo, uma vez que a natureza não respeita os seus  infratores e nem perdoa, notadamente aqueles que sobrevivem no centro dos furacões e  dos   indomáveis fenômenos. 

Quem são os culpados, os responsáveis? 

A)As vitimas das catástrofes artificiais? 

B)Os que mandam e comandam?  

C)Ou toda a sociedade?. 

Numa análise constitucional, chega-se à conclusão que   os culpados são os  homens desenvolvidos, aqueles que  estudam os fenômenos da natureza sob o viés  político e não apontam uma solução. São os gestores públicos em todas as instâncias administrativas, os grandes empresários, a sociedade organizada  e os especuladores, todos os  que subtraem dos mais pobres a possibilidade de moradias dignas. 

O homem das periferias e a  natureza pedem socorro aos mentores  intelectuais, os que  administram as cidades e o pais sem atentar para o meio ambiente. Seres  pensantes que têm consciência destes fenômenos, de como evitar  e a suas  consequências. Não é proibido produzir, o que não se admite é produzir sem sustentabilidade  ao querer e ao bel-prazer dos donos do capital, destruindo o meio ambiente.

Estes homens sabem que a desigualdade social é um dos principais fatores e que tem reparos sociais.  

Os  humanos do ponto alto da pirâmide social, os 10% da população, precisam ser realmente   humanos e proteger o seu território de produção.

Os fenômenos da natureza não são catástrofes, são  eventos necessários do universo na arrumação da terra, isto sempre aconteceu e acontecerá. São eles que dão vida e modificam a trajetória do globo terrestre, basta estudar os seus comportamentos nos últimos 500 mil anos, as eras glaciais e os períodos interglaciais. 

Catástrofes mesmo são as agressões dos homens à natureza, e mesmo assim,    jamais conseguirão acabar com o globo terrestre. O homem perante a natureza é  um nada, as civilizações passam e o globo se recupera, é só     questão de tempo. 

As matas de hoje serão desertos no amanhã e vice-versa. Muitas cidades  do hoje devolverão para os oceanos as áreas invadidas e  o mapa mundial será outro no futuro.

Os homens destroem os seus ecossistemas, diminuem os espaços habitáveis e cultiváveis,   impossibilitando a existência da  vida. 

Exemplo maior: Todas as grandes metrópoles são insustentáveis. Sobrevivem com alimentos produzidos  noutras regiões e não no seu território, a água é transportada por 100 ou 500 quilômetros de distância, muitas vezes  fora dos seus limites.  Os dejetos  e os lixos consomem uma grande parte do orçamento e muitas vezes são descarregados distantes de suas origens, até mesmo fora de suas divisas.   

O homem jamais destruirá a terra, ele destrói o ecossistema que habita, tornando-o inabitável e incapaz de produzir o que consome. 

A solução será diminuir a  produção e a reprodução humana, frear o crescimento da economia, morar em espigões com  imóveis  menores. Descobrir  outros modos de produzir energia, reciclar os lixos, os dejetos e as águas.  Desacelerar a doença do consumismo, principalmente dos descartáveis, os de uso pessoal, dos eletrônicos e dos supérfluos, como também  respeitar a mãe natureza e  a  diversidade. 

Muitos estudiosos já falam em controlar a famigerada evolução e pede que  olhem  com seriedade para  destruição criativa e as inovações mercadológica implantadas pelos homens da economia e pelos donos do capital em busca do lucro, caso nada seja feito, este   progresso sem freio e destruidor da natureza,  será um grave problema para a atual civilização e para  a  que se aproxima. Hoje o mundo é habitado por  8 bilhões de humanos e mais de 200 bilhões de outras vidas, sem contar com os que voam, os que nadam, os que rastejam, trilhões de insetos, os vermes, incontáveis vidas microscópicas, e inimagináveis  estruturas constiuidas de RNA e  DNA,  protegidos por uma carapaça proteica, os indomáveis  vírus.  

              O mundo precisa ser reconstruído.

Iderval Reginaldo Tenório

 

ESCUTEM SAGA DA AMAZONIA DO GRANDE PARAIBANO VITAL FARIAS. 


ATAQUE A DEMOCRACIA BRASILEIRA, QUAL É A SUA OPINIÃO?

 


Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "Dias Toffoli: "quando vc ataca as instituições, ções, vc ataca a democracia Philippe de Orleans e Bragança: "Errado, instituições instituic não são a democracia. Instituições representam o estado de direito. A democracia é a vontade popular. Atacar a vontade popular é atacar a democracia. E quem tem atacado tanto o estado de direito quanto a vontade popular é o STF""

                                      Veja qual é a sua definição


A)"Quando você ataca as instituições, você ataca a Democracia."


B)"Instituições  não são democracia. Instituições representam o estado de direito. A Democracia é a vontade popular.

Atacar a  vontade popular é atacar a democracia. E quem tem atacado tanto o estado de direito quanto a vontade popular é o STF"

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Paulo Freire /Brasil dos oprimidos/IDERVAL TENÓRIO

 

Paulo Freire e o Brasil dos oprimidos.

Paulo Freire  e o Brasil dos oprimidos. Um divisor de um novo Brasil. 

O Dr.Paulo Freire merece o nosso respeito.    

Iderval Reginaldo Tenório

 

Paulo Reglus Neves Freire(Paulo Freire). Nasceu  no dia 19 de setembro de 1921 na cidade do Recife,Pe. Faleceu em São Paulo no dia  02 de maio de 1997 aos 76 anos. É um pensador e pedagogo brasileiro. Patrono da Educação Brasileira e  influenciador do movimento chamado Pedagogia Crítica Pedagogia dos Oprimidos. 

Era contra  a Educação Bancária do seu tempo,  na qual o aluno recebia passivamente os ensinamentos  dos  professores, como se fosse um depósito bancário e sem contestação. 

O Freire propõe a Educação dialógica, a interação entre todos da educação, do aluno ao professor, perpassando pela família e os gestores, tirando do professor a condição de "opressor, dono dos conhecimentos e apenas um depositador".   

Freire desenvolveu uma maneira(um método) para a educação dos adultos, notadamente do campo e das periferias, plantando a consciência da alfabetização, da sociologia e da politica. Buscava que eles fossem sujeitos de suas ações e como contribuintes para a transformação da sociedade como seres humanos. 

Expressa os seus pensamentos na sua principal obra- A Pedagogia dos Oprimidos 

O pensador pregava o exercício da cidadania, procurou mostrar que numa democracia, todos os cidadãos são iguais e nenhum brasileiro deveria baixar a guarda para qualquer ou brasileiro independente de classe social, poder econômico, etnia, religião, sexo, cultura e outras variáveis.

Estes pensamentos eram aplicados nas suas teorias, o que levou a ser  conhecido como  "educador  de viés apenas político e social, pregava que o cidadão não deveria ser subserviente"

Esqueceu o Dr.Paulo, que a educação tem que ser transformadora nos conhecimentos científicos e  na formação de um cérebro pensante na língua pátria, nas ciências diversas, na  matemática, geografia, física, filosofia, história, química, nas artes e em tudo que traga conhecimentos  necessários para se viver em comunidade, produzindo riquezas e melhorando a vida de todos em harmonia. 

Ideias superficiais e primárias  da sociologia, do capitalismo, das revoluções  da políticas, da opressão, do patriarcalismo e dos pensadores como Maquiavel, Hobbes, Sócrates, Platão, Santo Agostinho, Descartes, Locke, Kant, Hegel, Nietzsche, Simone de Beauvoir, Tomás de Aquino, Aristóteles, Foucault, Montesquieu, Rousseau e outros notáveis que contribuíram para esta sociedade e civilização, apenas  formarão cidadãos  superficiais, raivosos, influenciáveis,  sem conhecimentos científicos e presas fáceis para adorar, idolatrar e repetir o que os líderes  orientam independente do regime político, tanto de dirieta, de esquerda ou autoritário, como também das grandes estrelas do cinema, música, esporte,  escrita, da mídia  em geral e do teatro.   

Este   equívoco do mestre Paulo Freire, conseguiu forjar uma nação dividida, empregados contra empregadores, ojeriza aos setores produtores como os grandes empresários da indústria, dos serviços   e da agropecuária. Esquecem que estes são proiprietários do capital e o cidadão comum proprietário de sua força de trabalho. O progresso só virá para todos, com a união de suas forças e desempenho de cada um no seu setor em prol do país. 

Tivesse este mestre, acordado para a educação dos conhecimentos científicos e mesclado com os seus pensamentos de liberdade, seria sem sombra de dúvidas um dos maiores exemplos  a ser seguido por todas as nações civilizadas e democrática do globo. 

Hoje temos uma educação pífia até o curso  médio, e além de pífia  é mercantilizada nos cursos técnicos profissionais e nos Cursos Superiores, um desastre. O que se enxerga é uma população sem uma leitura crítica, sem entender o que ler, configurando um exército de analfabetos funcionais em mais de 50%, até nos graduados nas Faculdades pulverizadas, aleatoriamente em todos os recantos da nação e sem sustentação intelectual.

Basta atentar para a falta de mão de obra qualificada, o engajamento dos professores com orgulho, a baixa produtividde por pessoa em todos os setores e o baixo conhecimento sobre as propriedades da cidadania.

O Brasil precisa mudar, é a lei da vantagem e da desonestidade que   predomina, fruto  da péssima formação moral, civil  e educaional, notadamente na atuação dos gestores nos setores sociais, político, bancário, judiciário, sindicais  e previdenciário.

O Brasil precisa olhar com olhos equilibrados e sem viés a sua CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

ISENÇÃO E IMPARCIALIDADE SÃO OS  NORTES DA CIDADANIA.

Iderval Reginaldo Tenório


Paulo Freire e o Brasil dos oprimidos.

Paulo Freire  e o Brasil dos oprimidos. Um divisor de um novo Brasil. 

O Dr.Paulo Freire merece o nosso respeito.    

Iderval Reginaldo Tenório

terça-feira, 29 de abril de 2025

MAUS-TRAT0S NA INFÂNCIA ( físicos, sexuais e emocionais )

 

MAUS-TRAT0S NA INFÂNCIA ( físicos, sexuais e emocionais )


                                                     

                                                       

Você conhece a síndrome do bebê sacudido? | GZH
 

              MAUS-TRAT0S NA INFÂNCIA ( físicos, sexuais e emocionais )

Diariamente vivencia-se cenas de  maus-tratos a crianças.  Proteger as crianças, os recém nascidos e os vulneráveis é obrigação do Estado e da sociedade organizada. 



A violência sob todas as formas, pode causar graves prejuízos em seu desenvolvimento a médio e  longo prazo.  Os maus-tratos na infância são problemas importantes da saúde pública, afeta  a família, a criança e a sociedade.
 
Para muitos, maus-tratos são sinônimos de abuso físico ou sexual, porém estes representam apenas 24% e 3% dos casos, respectivamente. Na verdade as formas mais comuns de maus-tratos são a negligência 30%, a exposição à violência doméstica (28%) e o abuso emocional (15%). 
 
Estudos realizados entre 1998 e 2003 mostram que a incidência de maus-tratos na infância aumentou em 125%, de 9,64 para 21,71 casos documentados para cada mil crianças. Esse aumento pode ser atribuído à melhoria dos procedimentos de registro e investigação, frise bem a palavra  DOCUMENTADOS.
 
De modo geral, os maus-tratos na infância podem ser agrupados em quatro categorias principaisabuso físico, sexual,  emocional (incluindo a exposição à violência doméstica) e negligência. 

Em alguns casos, os efeitos dos maus-tratos são observados de imediato. 


Em alguns casos, os efeitos dos maus-tratos são observados de imediato. No entanto, o impacto dos maus-tratos nem sempre é tão evidente. Transtornos ou traumas no início da vida podem resultar em uma variedade de problemas no futuro:  depressão, agressividade, abuso de drogas, problemas de saúde e infelicidade, mesmo estagnados os maus-tratos.
 
Quando adultos, as vítimas de maus-tratos têm altas taxas de ansiedade e de transtornos de estresse pós-traumático, e são mais propensas a se envolverem em comportamentos criminosos. 
 
Maus-tratos na infância podem resultar em apegos inseguros com os cuidadores, que são transferidos para relações futuras. 
 
Crianças que presenciam violência doméstica correm risco de problemas psicológicos, emocionais, comportamentais, sociais e acadêmicos. Apresentam problemas semelhantes aos de crianças que são vítimas de abuso físico. Filhos de famílias que praticam abusos estão expostos a formas desajustadas de comunicação e de comportamento emocional, e recebem modelos deficientes de autorregulação adaptativa.

Os mecanismos precisos que associam a experiência de maus-tratos ao desenvolvimento desses problemas são, em sua maior parte, desconhecidos. É possível que as crianças sejam mais sensíveis a certas emoções – por exemplo, raiva – em comparação com outras emoções importantes para seu comportamento social; ou é possível que o estresse elevado afete o processo pelo qual aprendem a regular suas emoções. 
 
A pesquisa sobre os efeitos de maus-tratos enfrenta diversos desafios. Não há consenso entre os pesquisadores sobre a melhor forma de definir e medir maus-tratos. Também é difícil fazer distinção entre os efeitos de diferentes formas de maus-tratos, que muitas vezes vitima uma mesma criança; e entre os efeitos de maus-tratos e os efeitos associados à pobreza ou a outros fatores relacionados ao ambiente e a eventos da vida. 

Predisposições genéticas podem ajudar a explicar por que algumas crianças são mais resilientes do que outras a maus-tratos na infância. 


 
A intervenção tem o potencial de ajudar crianças e pais. A identificação precoce de crianças em risco de Síndrome do Bebê Sacudido pode reduzir os custos individuais, médicos e sociais associados a essa forma de abuso. Os profissionais da área da saúde podem desempenhar um papel-chave na avaliação das condições domésticas e para ajudar os pais a identificarem situações de risco, como o choro excessivo. Intervenções para crianças expostas à violência doméstica visam a ajudá-las a lidar com os estressores associados e a reduzir problemas nos cuidados parentais.
 
Embora tenham sido observados impactos positivos, é preciso notar que não podemos extrapolar esses resultados para todas as situações. Urge cuidado, vigilância, educação e a presença do Estado em todas as demandas de maus-tratos.
 
 
                        SÍNDROME DO BEBÊ SACUDIDO.

Síndrome do bebê sacudido | Facebook

 

 
Existe um tipo de mau-trato as crianças dos zero aos cinco anos, chamado de Síndrome do Bebê Sacudido. Este mau-trato pode ser intencional, por desconhecimentos e muitas vezes por brincadeiras de adultos, é pratricado geralmente por familiares. Trata-se do costume  de jogar a criança para cima dando risadas. Muitas vezes a criança é jogada de um adulto  para outro, como se o menino fosse uma bola. Isto tráz traumas psíquicos e traumas físicos ao cérebro da criança.   Cabe vigilância por parte dos pais.
 

 
Síndrome do bebê sacudido é uma lesão cerebral grave causada por sacudir o bebê com força para frente e para trás, sem que a cabeça esteja bem apoiada. Isso faz com que possam existir sangramentos e diminuição de oxigênio no cérebro, levando ao surgimento de sintomas como irritabilidade excessiva, vômitos ou dificuldade para respirar. 
 
Essa síndrome pode acontecer até os 4 ou 5 anos, mas é mais frequente em bebês entre as 6 e 8 semanas, especialmente devido a brincadeiras inocentes, como jogar a criança para cima, ou como tentativa de fazer com que a criança pare de chorar, sendo essa a causa mais comum. É também conhecida como trauma craniano não acidental. 
 
Entre os bebês, vitimados pela Síndrome do Bebê Sacudido (SBS), registram-se entre 7% e 30% de casos de morte, 30% a 50%  déficits cognitivos ou neurológicos graves, tais como distúrbios de comportamento, atraso de desenvolvimento, déficits visuais e motores.
 


 
Iderval Reginaldo Tenório