terça-feira, 15 de novembro de 2011

ATENÇÃO
NO DIA  02 DE DE DEZEMBRO DE 2011 DUDÉ DAS AROEIRAS PARA AS ENTIDADES MÉDICAS DA BAHIA , SINDIMED- ABM E CREMEB.NO DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2011 NO GRANDE SERTÃO EM SALVADOR- ABERTO AO PÚBLICO.

ATENÇÃO AROEIRA E ATENÇÃO TODA A PARAIBA
NO DIA 16 DE NOVEMBRO ÀS22;00HORAS(QUINTA FEIRA)  SINTONIZEM VIA INTERNET
RADIO EDUCADORA  FM  DE SALVADOR
ENTREVISTA COM  DUDÉ DAS AROEIRAS COM O MAIOR ÍCONE DO RADIO DA BAHIA.

O INTELECTUAL JORNALISTA -PERFILINO NETO

 
DUDÉ DAS AROEIRAS
RADIO EDUCADORA FM SALVADOR
COMPERFILINO NETO

Educadora FM

 
E NO DIA 22(TERÇA FEIRA) DE NOVEMBRO DE 2011
NO RODA BAIANA. RADIO METROPOLE FM SALVADOR  INICIOÀS 13HORAS.
 
Iderval Reginaldo Tenório

CHIQUINHA GONZAGA

AMIGOS AO CONVERSAR COM UM BOM NÚMERO DE PESSOAS DE BOM NÍVEL SOBRE A CULTURAL BRASILEIRA ,CULTURA DE ONTEM E DE HOJE,FIQUEI PREOCUPADO COM A  GRANDE IGNORÂNCIA QUE PAIRA SOBRE  NÓS DA ATUALIDADE,MUITOS ME PERGUNTARAM SE ERA IRMÃ DE LUIZ GONZAGA,SE ERA NORDESTINA BRAVA E COM AR DE CHACOTA RIAM E MUDAVAM DE ASSUNTO,AGORA TAMBÉM FIQUEI TRANQUILO PORQUE ALGUNS ATÉ CANTAROLAVAM TRECHOS DE SUAS OBRAS. DAI FIQUEI OBRIGADO E CONVOCADO A FALAR DA QUERIDA CHIQUINHA GONZAGA ,A MAIS IMPORTANTE MULHER DA MÚSICA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS.CONFIRAM.NÃO EXTRANHEM O MEU ENTUSIASMO, PELA CULTURA SEMPRE  SEREI ASSIM. E DE PARABENS O SITE BIOGRAFIAS QUE EM TÃO BOM MOMENTO PUBLICA ESTA BRILHANTE BIOGRAFIA, QUE A UTILIZO PARA REPASSAR AOS BRASILEIROS,TUDO PELA CULTURA.OBRIGADO.

                                                  Iderval Reginaldo Tenório

ESTA BIOGRAFIA FOI COMPILADA DE:
"
                                          

"Chiquinha Gonzaga

[Foi compositora, pianista e regente brasileira]

Biografia de Chiquinha Gonzaga:

Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi compositora, pianista e regente brasileira. Primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Autora da primeira marchinha de carnaval "Ó abre alas". Desde criança mostrou interesse pela música. Dedicou-se ao piano e compôs valsas e polcas. Separada do marido, dava aulas de piano e apresentava-se com o conjunto Choro Carioca, em festas domésticas, tocando piano. Seu primeiro sucesso, com 29 anos, foi a composição "Atraente", um animado choro. Se dedicou a musicar peças para o Teatro de Revista, sofrendo preconceitos, mas finalmente inicia sua carreira de maestrina com a revista "A corte na roça". Sua música faz grande sucesso e recebe vários convite de trabalho. Sua carreira ganha prestígio com a marcha-rancho "Ó abre alas" feita para o carnaval de 1899.
A peça de teatro "Forrobodó", musicada por Chiquinha Gonzaga, e apresentada em um bairro pobre do Rio de Janeiro, torna-se um sucesso, atingindo 1500 apresentações. As músicas são cantadas por toda cidade. "Forrobodó" torna-se o maior sucesso teatral de Chiquinha e um dos maiores do Teatro de Revista do Brasil.
Chiquinha Gonzaga lutou pelos direitos autorais, depois de encontrar em Berlim, várias partituras suas, reproduzidas sem autorização. É fundadora, sócia e patrona da SBAT - Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, ocupando a cadeira nº 1.
Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847-1935) ficou conhecida como Chiquinha Gonzaga. Nasceu no Rio de Janeiro no dia 17 de outubro. Filha de José Basileu Alves Gonzaga, primeiro-tenente, de família ilustre do Império, e Rosa Maria Lima, mestiça e pobre. Apesar da família de José Basileu não ter grandes condições financeira, Chiquinha Gonzaga recebeu a mesma educação dada às crianças burguesas da época. Estudou português cálculo, inglês e religião com o Cônego Trindade e música com o Maestro Lobo.
Em 1863, com dezesseis anos, seguindo as exigências do seu pai, Chiquinha Gonzaga casa-se com Jacinto Ribeiro do Amaral, um jovem e rico oficial da Marinha, oito anos mais velho que ela. Em 1964 nasce seu filho João Gualberto e em 1965 nasce Maria do Patrocínio. Chiquinha, de gênio forte e decidida, continua sua dedicação ao piano, compondo valsas e polcas, para desagrado do marido.
Em 1965, no mesmo ano do nascimento do seu segundo filho, Jacinto Ribeiro é contratado pela Marinha Mercante, e inicia uma longa viagem, levando com ele Chiquinha Gonzaga e o filho mais velho. Insatisfeita com a situação, pois as ordens do marido era que ela não se envolvesse com música, Chiquinha volta com o filho para a casa de seus pais, onde havia ficado sua filha Maria. Não tendo apoio da família e descobrindo que está grávida volta a viver com seu marido. O casamento durou pouco tempo.
Em 1867, depois de mais uma experiência amorosa, com um antigo namorado, Chiquinha Gonzaga teve outra filha. Mais uma vez a união não deu certo. Voltou a viver da música. Dava aulas de piano e obteve grande sucesso, compondo polcas, valsas, tangos e cançonetas. Ao mesmo tempo, juntou-se a um grupo de músicos de choro. Foi a necessidade de adaptar o som de seu piano ao gosto popular que lhe valeu a glória de se tornar a primeira compositora popular do país. O sucesso de Chiquinha Gonzaga começou em 1877, com a polca "Atraente".
A partir da repercussão de sua primeira composição impressa, Chiquinha resolveu se lançar no teatro de variedades. estreiou compondo a trilha da opereta de costumes "A Corte na Roça", de 1885. Em 1934, aos 87 anos, Chiquinha Gonzaga escreveu a partitura da opereta "Maria". Chiquinha compôs as músicas de 77 peças teatrais, tornando-se responsável por cerca de 2000 composições. Em 1897, todo o Brasil dançou sua estilização do corta-jaca, sob a forma de tango "Gaúcho", mais conhecido como "Corta-Jaca". Dois anos depois, compôs "Ó Abre Alas", a primeira marcha carnavalesca.
E foi cercada dessa glória que Chiquinha Gonzaga viveu até 28 de fevereiro de 1935, às vésperas do carnaval, festa que ela tanto amava."


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Gaúcho (Corta-Jaca), de Chiquinha Gonzaga

youtube.com29 ago. 2008 - 2 min - Vídeo enviado por wandreiViolino: Marcus VianaPiano: Maria Teresa Madeira Clipe que encerrava cada capítulo da Minissérie ...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ATENÇÃO
NO DIA  02 DE DE DEZEMBRO DE 2011 DUDÉ DAS AROEIRAS PARA AS ENTIDADES MÉDICAS DA BAHIA , SINDIMED- ABM E CREMEB.NO DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2011 NO GRANDE SERTÃO EM SALVADOR- ABERTO AO PÚBLICO.

ATENÇÃO AROEIRA E ATENÇÃO TODA A PARAIBA
NO DIA 16 DE NOVEMBRO ÀS22;00HORAS(QUINTA FEIRA)  SINTONIZEM VIA INTERNET
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ENTREVISTA COM  DUDÉ DAS AROEIRAS COM O MAIOR ÍCONE DO RADIO DA BAHIA.

O INTELECTUAL JORNALISTA -PERFILINO NETO

 
DUDÉ DAS AROEIRAS
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E NO DIA 22(TERÇA FEIRA) DE NOVEMBRO DE 2011
NO RODA BAIANA. RADIO METROPOLE FM SALVADOR  INICIOÀS 13HORAS.
 
Iderval Reginaldo Tenório
ATENÇÃO AROEIRA E ATENÇÃO TODA A PARAIBA
NO DIA 16 DE NOVEMBRO ÀS22;00HORAS(QUINTA FEIRA)  SINTONIZEM VIA INTERNET
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ENTREVISTA COM  DUDÉ DAS AROEIRAS COM O MAIOR ÍCONE DO RADIO DA BAHIA.

O INTELECTUAL JORNALISTA -PERFILINO NETO

DUDÉ DAS AROEIRAS
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E NO DIA 22(TERÇA FEIRA) DE NOVEMBRO DE 2011
NO RODA BAIANA. RADIO METROPOLE FM SALVADOR  INICIOÀS 13HORAS.
 
Iderval Reginaldo Tenório
AMIGOS, FALAM-SE EM MECENAS E AQUI COLOCO PARA   DELEITE DOS  QUE ACESSAM ESTE BLOG . VEJAM O QUE É UM MECENA .
                                                                                   Iderval Reginaldo Tenório
OS MECENAS
Curiosidade:
- A palavra "mecenas" tem sua origem na Roma Antiga. No século I a.C, Caio Mecenas foi um conselheiro do imperador romano Otávio Augusto. Caio Mecenas patrocinou a produção de vários artistas e poetas nesta época. 
Quem foram  
Os mecenas eram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam na produção de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade.

Eles foram de extrema importância para o desenvolvimento das artes plásticas (escultura e pintura), literatura e arquitetura durante o período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI).

A burguesia, classe social que enriqueceu muito com o renascimento comercial, viu na prática do mecenato uma forma rápida de alcançar o status de nobreza. Isso era obtido também com a compra dos títulos de nobreza.
O ato de patrocinar e investir em arte e a cultura é conhecido como mecenato.
Principais mecenas da época do Renascimento Cultural:
- Lourenço de Medici (banqueiro italiano)
- Come de Medici (banqueiro e político italiano)
- Galeazzo Maria Sforza (duque de Milão)
- Francisco I (rei da França) 

domingo, 13 de novembro de 2011

A CRISE  NO PAIS ESTÁ ATINGINDO OS GRANDES ARTISTAS DA NAÇÃO. QUEM DIRIA QUE UM ELENCO COMO LULU,ALCEU,MILTON E OUTROS ICONES PRESENCIARIAM UM FATO COMO ESTE.  SEI DAS DIFICULDADES,AQUI NA BAHIA NÃO CONSIGO EMPLACAR ALGUNS ÍCONES CONSAGRADOS DA MÚSICA BRASILEIRA.QUE VENHAM DIAS MELHORES.
 
                                                                  Iderval ReginaldoTenório
                                                                     QUEIRA DEUS

Lulu Santos e Alceu Valença se apresentaram em Lumiar, mas shows de domingo e segunda foram cancelados

O músico Milton Nascimento cancelou participação em festival por falta de cachê
O músico Milton Nascimento cancelou participação em festival por falta de cachê Divulgação
RIO - Foi cancelado o festival Serra Sons, que se realizaria até esta segunda-feira em Lumiar, na serra fluminense. Os dois primeiros dias do evento aconteceram normalmente, com shows de Lulu Santos, na sexta-feira, e de Alceu Valença, no sábado (Zeca Baleiro também se apresentaria, mas não apareceu). Os produtores Anderson Pomar e Nélson Reis, responsáveis pelo festival, não tiveram dinheiro para pagar o restante dos cachês dos artistas, segundo eles, devido a um derramamento de ingressos falsos.
- Tivemos que usar o dinheiro das vendas de ingressos antecipados para pagar o cachê do Lulu, um artista que normalmente vende milhares de ingressos na serra, e que, desta vez, vendeu oficialmente apenas 11 bilhetes - alega o produtor Anderson Pomar. - Não somos desonestos, apenas saímos de Lumiar porque fomos ameaçados fisicamente, era perigoso ficarmos lá. Vamos levantar um dinheiro para pagar tudo o que devemos e vamos tentar sensibilizar os artistas, que já receberam mais da metade de seus cachês, para que façam os shows em novas datas.
Entre os shows cancelados estão Milton Nascimento, Flávio Venturini, Lô Borges e Toninho Horta


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A verdade sobre Seu Lunga HD

Seu Lunga (Joaquim dos Santos Rodrigues) (Juazeiro do Norte, 18 de agosto, 1927). É um vendedor de sucata residente em Juazeiro do Norte o qual ...
por dahorastudio 2 meses atrás 984 exibições
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quinta-feira, 10 de novembro de 2011

LUIZ LUA GONZAGA E PATATIVA DO ASSARÉ

Amigos, não poderia ficar calado diante desta enciclopedia musical :A Triste Partida, do grande Patativa do Assaré e Luiz Lua Gonzaga, que tive o prazer de conhecer e conversar com os dois na minha querida Juazeiro do Norte,Assaré ,Exu e no meu inesquecivel Crato, foram os meus grandes mestres desta nossa cultura.  Sintam na letra quando o Patativa passeia pela Sociologia,Filosofia,Antropologia, a Política, o Capitalismo,a usura, a ganancia, a fome, a riqueza e a importancia de conhecer estes fatos. Conheçam e entendam qual é o maior patrimonio do homem, vejam o valor de cada objeto,de cada animal ,o valor de um quase nada ou pra muitos o valor de um nada.Feche os olhos e faça uma reflexão no timbre e no arrastar da voz do Rei do Baião, o choro do seu côro, o gemido da safona e todos os componentes do Sertão.Nesta letra e com esta melodia a Triste Partida se transformou no maior grito ja escutado pelo homem do Nordeste, a letra é completa, fala de todos e de tudo,são pois os dois,os  maiores representantes da cultura Nordestina ou do Brasil- LUIZ GONZAGA E PATATIVA DO ASSARÉ. Sem comentários.   Cantem e chorem.

                                                            Iderval Reginaldo Tenório
                  

A TRISTE PARTIDA - PATATIVA DO ASSARÉ - YouTube



www.youtube.com/watch?v=r-8rsqTJi-0
25 jun. 2009 - 9 min - Vídeo enviado por senhorincrivelUm retrato da alma nordestina. Música de Luiz Gonzaga e Poema de Patativa do Assaré.
Criação de Universidade é aprovada em comissão da Câmara.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi aprovada em comissão na Câmara dos Deputados. O projeto ainda segue na Casa e deve ser votado até o fim do ano. Será encaminhado, então, ao Senado e, depois, à Presidência

Mais um passo foi dado para a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O parecer foi aprovado pela Comissão do Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara dos Deputados. De acordo com o relator, deputado Eudes Xavier (PT), foi aprovado de forma unânime. O projeto ainda segue em outras comissões na Câmara até chegar ao Senado. Deve ser submetido à sanção presidencial no fim do primeiro semestre de 2012.
A criação da UFCA ocorre com o desmembramento dos campi da UFC em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, com seus cursos, alunos e cargos Além deles, são criados os campi de Icó e Brejo Santo. Serão cinco campi da UFCA.
GRANDE HOMENAGEM
CALANGO VASCAINO COM MARTINHO DA VILA-

VASCO REPRESENTA O BRASIL NA SUL AMERICANA.

Vídeos para calango vascaino - Denunciar vídeos
Martinho da Vila - Calango Vascaino - youtube.com2 min - 20 Años de Samba (2006)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

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UM ABRAÇO E AGUARDO VOCÊS.


                                           IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
 VEJAM O VERDADEIRO GHANDI  E O CHAPLIN


 OLHA AI O RETRATO DA FALTA DE HUMANIDADE.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

AUGUSTO MÁRCIO COIMBRA TEIXEIRA Augusto Márcio Coimbra Texeira nasceu a 22 de novembro de 1929 na cidade de senhor do Bonfim, filho do desembargador Manoel de Andrade Teixeira e de D. Irene Coimbra Teixeira. Fez o curso primário no Instituto Glória na terra natal, o secundário no colégio Sofia Costa Pinto, em Salvador. Aprovado no exame vestibular fez o curso na Faculdade de Medicina da Bahia. Foi interno acadêmico do Hospital Getúlio Vargas – pronto socorro do estado e interno acadêmico da Segunda Cadeira de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina. Depoimentos de colegas de turma dão conta de ter sido aluno aplicado, bom colega, alegre e brincalhão. Formou-se em 1954 fazendo parte da centésima trigésima oitava turma.

Ao longo de sua vida profissional, Augusto trabalhou em diversos locais: Hospital Getúlio Vargas, Hospital Universitário Professor Edgar Santos, Hospital Português, Hospital Aliança e Clínica Atemde. Além disso, atuou na Universidade Federal da Bahia como Assistente da Cadeira de Histologia e Embriologia Geral, Assistente Voluntário da Segunda Cadeira de Clínica Cirúrgica, docente livre de cirurgia por concurso de provas e títulos (clínica cirúrgica), Professor Adjunto de Clínica Cirúrgica, membro da comissão de supervisão do internato da FMUFBA, representante das clínicas cirúrgicas no colegiado de cursos, chefe do departamento XI da Faculdade de Medicina.

Dr. Augusto Teixeira foi quem instalou os primeiros Shunts de Scribner (pois ainda não existiam os cateteres de duplo lúmen na década de 70), precedendo os cirurgiões vasculares, nos primórdios do serviço de nefrologia do Hospital Português. Participou da equipe que realizou o primeiro transplante renal em 1980 e foi pioneiro na instalação de Intra Caths e marcapassos cardíacos.


Eduardo Leite

Hoje, na UTI do Hospital EMEC,conversando com colegas a respeito da falta de valorização da especialidade do cirurgião geral, fiquei sabendo do falecimento do Dr. Augusto Marcio Coimbra Teixeira.

Além de lamentar pelo falecimento deste grande Mestre da Cirurgia Baiana,estranhei e lamentei o fato de ficar sabendo de maneira informal do seu falecimento.
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Imaginava, no mínimo que esse grande profissional que se notabilizou não só por ter sido um excepcional cirurgião por quase cinqüenta anos , como também por ter sido um Professor que contribuiu sobre maneira na formação de inúmeros cirurgiões que estudaram na Bahia, tivesse maior consideração na mídia baiana, esta, como a nacional, pródiga em divulgar a violência urbana da qual somos vítimas assim como os inúmeros casos de escândalos na esfera política e empresarial.

Conheci e tive oportunidade de operar junto ao Dr. Augusto Teixeira, no Hospital Getúlio Vargas, quando era médico residente em 1976. Passei a ser seu amigo e admirador.
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Quando se falava do Dr. Augusto, reportava-se de imediato à sua destreza cirúrgica, humildade e disposição para operar qualquer paciente independente da sua situação financeira ou social.
 
Professor Eduardo Leite, o seu sentimento não é diferente do meu e de muitos, um homem como o Professor Augusto Teixeira deveria toda a Bahia reverenciar pelo seu valor como Cidadão, como humano,como profissional,como professor e como GENTE.
                                                                           Iderval Reginaldo Tenório

Histórico


Busto de Zumbi dos Palmares em frente ao Setor de
O Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.
Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.
Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.
Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antonio Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos). Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.
Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."

Memória do Futebol: Afonsinho

Afonso Celso Garcia Reis 3 de setembro de 1947, em São Paulo
Botafogo, Olaria, Vasco, Flamengo, Santos, Atlético-MG e Fluminense
Rebelde e pioneiro
Ele nunca foi convocado para a seleção, mas conseguiu uma das maiores conquistas do futebol brasileiro. Nascido em São Paulo, Afonsinho se profissionalizou pelo Botafogo, onde jogou com Garrincha e Gérson. Do clube em que levantou a Taça Brasil de 68 saiu de forma conturbada. Afastado pela decisão de manter barba e longos cabelos, que simbolizavam rebeldia em tempos de ditadura, garantiu na Justiça o inédito direito ao passe livre. O meia-direita foi para o Olaria e depois atuou por Flamengo, Santos, Vasco, Atlético-MG e Fluminense. Politizado e boêmio, o médico aposentado foi homenageado na canção "Meio de campo", de Gilberto Gil, chegou a ser fichado pelo Serviço Nacional de Informação e foi personagem de um documentário, 'Passe Livre'.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SALÁRIO RECLUSÃO

SALÁRIO RECLUSÃO
Descrição
O auxílio-reclusão foi instituído pela lei n° 8.213, de 24 de junho de 1991. É concedido apenas se o requerente (preso em regime fechado ou semiaberto) comprovar sua condição de segurado, ou seja, desde que tenha exercido atividade remunerada que o enquadre como contribuinte obrigatório da previdência social.[1][2] O detento pode, no entanto, trabalhar na prisão e contribuir como segurado do tipo contribuinte individual sem tirar dos dependentes o direito ao auxílio-reclusão. O valor é dividido entre os beneficiários — cônjuge ou companheira(o), filhos menores de 21 anos ou inválidos, pais ou irmãos não-emancipados menores de 21 anos ou inválidos — e não varia conforme o número de dependentes do preso.[3] Se falecer, o benefício se converterá automaticamente em pensão por morte.
O dependente deve comprovar trimestralmente a condição de presidiário do segurado. Se houver fuga, o benefício será suspenso e somente restabelecido se, quando da recaptura, o segurado ainda tiver vínculo com o INSS (manutenção da qualidade de segurado). O auxílio-reclusão é pago para os dependentes do segurado que ganhava, antes da prisão, até 810 reais (valor de 2010).[3] Outra exigência é que o preso não esteja recebendo remuneração de empresa, auxílio-doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço.[4]

[editar] Campanha difamatória

No final da década de 2000, a legitimidade do benefício foi contestada na internet por uma corrente de e-mails amplamente distribuída. Em tom odioso e exaltado, a mensagem conclamava a população a se rebelar contra o pagamento do auxílio, utilizando como base de sua argumentação diversas falácias.[5] O e-mail dava a entender que o benefício seria pago diretamente a qualquer preso, informando erroneamente que seu valor é multiplicado conforme o número de filhos deste, podendo alcançar somas que chegariam a 4,000 reais.[4][5]
O valor total do benefício, contudo, não pode ultrapassar o teto pré-estabelecido pela previdência (R$ 810,00 em 2010), sendo calculado não pelo número de filhos, mas através da média aritmética de 80% dos maiores valores de contribuição do requerente a partir de julho de 1994. O resultado alcançado é então dividido e pago separadamente a cada um dos dependentes do preso que, obrigatoriamente, tenha contribuído com a previdência social nos 12 meses anteriores.[4] Dados do INSS de abril de 2010 apontam que o valor médio recebido por família é de R$ 580,00 por mês.[5]

domingo, 6 de novembro de 2011

O PRESIDIÁRIO






NA PENITENCIARIA

Outro dia ao visitar uma penitenciaria tipo colonia agrícola  e dialogar com uma variedade de moradores,fiquei impressionado com a  sabedoria de cada um e aqui publico um pequeno trecho  que achei importante.


Eu defronte a um  velho de barba branca,cabelos longos e rabo de cavalo,uma tatuagem  de um dragão cuspindo fogo em ambos os deltóides,voz arrastada, pouca leitura , pele  encolhida, olhos perdidos sem direção.

Depois de um bom pate papo,olhou para o mundo,mirou  o infinito,lá onde o céu se encontra com a terra ou com o mar , com um cavador na mão,um bornal  de carregar grampos e martelos escanchado no ombro , um pé de cabra para esticar arames ,mãos grossas,unhas com as pontas escuras,olhou para o sol fechando e abrindo os olhos devido a sua  claridade, enxugou o suor que caia sobre a ressecada tez,falou com a sua rouca e entrecortada voz,quase gutural,fazendo careta com os músculos da face .

Pausadamente como encatracado deixa sair da banguela boca estas saudosistas palavras.

___DI QUI ADIANTA VIVER NUM MUNDO COMO ESSE,DE QUI ADIANTA?! O MUNDO PRA MIM NUM TEM SENTIDO,VIVO CÁ HÁ 46 ANOS,NUM TENHO MUÉ,NUM TENHO PAI,NUM TENHO MÃE,NÃO PISSUO FIOS E NEM AMIGOS,A VIDA É SÓ DRUMIR,ACORDAR, COMER,CAGAR ,CAVAR BURACO E INSTICAR ARAME, NUM TEM SENTIDO:  DRUUUMO,  ACOORDO, COOOMO, CAAAGO,  CAVO BURAAACO E DISPOIS,DISPOIS  VOU INSTICAR ARAME. NUM TEM SENTIDO.

Parou de balbuciar estas palavras,olhou para o sol a pino, coçou a cabeça,colocou o seu chapéu de palha,pôs o cordão por debaixo do queixo ,arregaçou as mangas da grossa camisa cinza do mais puro  brim aberta até o umbigo e falou  resmungando para si e para este interlocutor com pausas  entre as palavras,fiquei boquiaberto com o seu fechamento:

___HUM!,   QUI DUREZA!,   AFE!   QUI  SÓLE QUENTE ,  JÁ COMÍ,  JÁ CAGUEI,   JÁ CAVEI MEUS BURACOS  E AGORA MEU  SINHOR    ,VOU INSTICAR  ARAME.

E com o tom da voz cada vez mais baixa foi falando,abaixando a voz  e se afastando:

____VOU INSTICAR ARAME ,VOU INSTICAR ARAME .HUM! INTÉ MAIS.INTÉ.

Saiu à procura de arames farpados soltos e de estacas carcomidas pelos cupins ,estacas prestes a serem substituídas.

Indiferente e claudicante sumiu beirando a cerca,puxa aqui ,puxa alí,uma martelada ,um grampo que cai,um grampo que se perde,um resmungo,uma cusparada,uma  estaca frouxa,mole quase caindo e lá se vai o velho cheio de desilusão acostumado com a vida recebida e agora em consumo. Come depois descome,cava buraco , estica arame, olha para o sol,enxuga a testa,bota a mão no bornal,dá uma martelada,,assoa o nariz,estica a coluna com as mãos nos quartos ,coça as nádegas e continua a deambulação.É a sua rotina ,é o cotidiano ,é a vida .
 Salvador, 21 de abril de 1998

 Iderval Reginaldo Tenório