quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Reduflação-Diminuir o volume, o peso e manter, elevar ou dimuir o preço

 

 Chocolate Bombom Sonho de Valsa Pacote c/ 1kg - Lacta | Casas BahiaGAROTO Serenata de Amor - Schokoladen Bomboms, online kaufen | Riesen  Auswahl

Reduflação

Hoje é comum  chegar ao mercado e nas prateleiras encontrar os seus produtos de preferência  modificados.

Tamanho,Volume, Peso, Embalagem, Forma e Quantidade de unidades, porém os preços continuam os mesmos ou ficam mais altos, a este fenômeno dar-se o nome de     REDUFLAÇÃO.

Pode acontecer outro fator importante: a retirada de um componente caro por um mais barato e que faça o mesmo efeito- Manteiga por margarina, castanha  por amendoim, chocolate por achocolatado, couro e madeira  por derivados de petróleo e por aí vai andando o mercado .

Um litro de óleo agora são 870 ml, uma dúzia de ovos são dez, um pacote de chocolate de 1kg, hoje vem com 870g, uma barra de 200g vem com 70 ou 90, o leite não é mais 01kg, vem com 800, 750 e 390g. O importante é informar na embalagem a mudança por três meses e nem sempre o consumidor tem a curiosidade de olhar.

Exemplo : um óleo que era de milho, o consumidor só nota que é de soja quando chega em casa. Um pacote de chocolate que está mais barato do que o principal  concorrente, geralmente vem com 10 unidades a menos, o consumidor só percebe depois.  Isto é a          REDUFLAÇÃO .

Mais informações, causas e  efeitos, na mídia escrita e televisiva.

Iderval Reginaldo Tenório

 

REDUFLAÇÃO

"Em economia, a reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto que o seu preço se mantém inalterado ou aumenta.

 O efeito é uma consequência do aumento do nível geral dos preços dos bens, manifestado por unidade de peso ou volume, causado por inúmeros factores, principalmente a perda do poder aquisitivo da moeda e a queda do poder de compra dos consumidores e/ou do aumento do custo dos insumos, cuja resposta da oferta é a redução do peso ou tamanho dos bens transacionados.

A reduflação concebe-se, portanto, como uma forma de adaptação da oferta à pressão inflacionária, e surge para evitar uma perturbação na dinâmica de transferências para o mercado, ante a concorrência. Por causa e efeito, apresenta-se destarte como uma forma encapotada de inflação".

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Já algum tempo atrás q venho observando essas mudanças e inclusive geneticamente tbem . Infelizmente nos acomodamos e aceitamos essas mudanças guela abaixo. Sandrinha