Reduflação
Hoje é comum chegar ao mercado e nas prateleiras encontrar os seus produtos de preferência modificados.
Tamanho,Volume, Peso, Embalagem, Forma e Quantidade de unidades, porém os preços continuam os mesmos ou ficam mais altos, a este fenômeno dar-se o nome de REDUFLAÇÃO.
Pode acontecer outro fator importante: a retirada de um componente caro por um mais barato e que faça o mesmo efeito- Manteiga por margarina, castanha por amendoim, chocolate por achocolatado, couro e madeira por derivados de petróleo e por aí vai andando o mercado .
Um litro de óleo agora são 870 ml, uma dúzia de ovos são dez, um pacote de chocolate de 1kg, hoje vem com 870g, uma barra de 200g vem com 70 ou 90, o leite não é mais 01kg, vem com 800, 750 e 390g. O importante é informar na embalagem a mudança por três meses e nem sempre o consumidor tem a curiosidade de olhar.
Exemplo : um óleo que era de milho, o consumidor só nota que é de soja quando chega em casa. Um pacote de chocolate que está mais barato do que o principal concorrente, geralmente vem com 10 unidades a menos, o consumidor só percebe depois. Isto é a REDUFLAÇÃO .
Mais informações, causas e efeitos, na mídia escrita e televisiva.
Iderval Reginaldo Tenório
REDUFLAÇÃO
"Em economia, a reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto que o seu preço se mantém inalterado ou aumenta.
O efeito é uma consequência do aumento do nível geral dos preços dos bens, manifestado por unidade de peso ou volume, causado por inúmeros factores, principalmente a perda do poder aquisitivo da moeda e a queda do poder de compra dos consumidores e/ou do aumento do custo dos insumos, cuja resposta da oferta é a redução do peso ou tamanho dos bens transacionados.
A reduflação concebe-se, portanto, como uma forma de adaptação da oferta à pressão inflacionária, e surge para evitar uma perturbação na dinâmica de transferências para o mercado, ante a concorrência. Por causa e efeito, apresenta-se destarte como uma forma encapotada de inflação".
Um comentário:
Já algum tempo atrás q venho observando essas mudanças e inclusive geneticamente tbem . Infelizmente nos acomodamos e aceitamos essas mudanças guela abaixo. Sandrinha
Postar um comentário