QUANDO A PAUTA É A EDUCAÇÃO
E
QUANDO A NÃO EDUCAÇÃO É PROJETO DE GOVERNO
Quando a pauta é a educação, faz-se necessário estudar o assunto para saber o que é realmente educação.
É importante mergulhar nos anais da história e entender que a trajetória educacional é constituída de várias etapas.
Tem início na fase embrionária, nesta todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese) e o bebê é chamado de embrião, vai da concepção até o fim da oitava semana de gestação. Depois vem a fase fetal, da nona semana até o nascimento e o bebê é chamado de feto. Estes dois períodos, segundo a neurociência, são de suma importância para o ser humano. No primeiro forja-se o corpo e na segunda o detalhamento, isto é, o acabamento de cada trato, de cada aparelho e a interação dos órgãos.
É
na fase fetal que o sistema nervoso, o elétrico, conecta os aparelhos, o sistema vascular, muscular, ósseo e ligamentar, nesta fase sedimenta-se as ligações
sanguínias e plasmáticas de todos os elementos corporais. Para este fenômeno acontecer,
a conxeção do sistema cerebral, tegumentar, cardiovascular,
gástrico, pulmonar, osteomusculoligamentar, glandular e os demais é
fundamental uma boa alimentação, é essencial
o abandono de vícios por parte dos pais, precisamente da mãe, como
drogas em geral, brigas e os descontroles emocionais.
É crucial saber que, nesta fase, já
na décima oitava semana os neurônios começam a conectarem-se por
intermédio das sinapses e formam o ser humano, literalmente humano.
Após o nascimento, dos zero aos cinco anos, é primordial unir todos os esforços na pluralidade educacional, nas informações e na alimentação do cérebro, enfatizando as artes, os esportes, os exercícios mentais e as demandas cognitivas.
Nesta fase são conectadas mais 800 sinapses por segundo, o ápice acontece entre o segundo e o quarto ano de vida, sendo reforçado até os oito. É bom salientar que os neurônios obsoletos, por desusos, são elimandos, a esta propriedade natural dar-se o nome de apoptose.
Após o oitavo ano de vida, mesmo com a diminuição da formação das sinapses, que nunca param de conectarem-se, os cuidados devem ser dobrados devido múltiplos fatores externos encampados pelos humanos na sua socialização: a escola, os contatos com a família, os novos amigos, a comunidade e o meio social do qual pertence.
Dos oito aos catorze anos requer muita atenção, é o período de transição entre a infância, a adolescência e a fase adulta, nela tem início o amadurecimento fisico e psicológico do ser humano.
A sedimentação da educação vai até os dezoito anos de idade, a partir dos desenove, tudo que se aprende vai depender desta primordial fase. Significa que as famílias e os gestores deveriam aplicar mais verbas e atenção neste segmento, promovendo a inlcusão social e o exercício da cidadania com responsabilidade, notadamente para os menos afortunados no tocante ao lado financeiro, cerebral e motor, aqueles com dificuldades no aprendizado por diversos fatores .
Aplicar no solo, na raiz, no caule, cuidar da fase de floração até a de frutificação é tarefa de toda a sociedade. Enfim, proteger das ervas daninhas, das pragas e dos
predadores configura um dos principais significados de educação. Conclui-se que a base da educação é
cuidar da fase embrionária até os dezoito anos, as demais são consequências. É de plena certeza , por diversos estudos, que o cérebro do ser humano só atinge a sua formação aos 25 anos de idade, a partir dos 25 anos começa a pesar e sopesar as suas ações.
É comum um político dizer, que cuida da educação do país, criando e facilitando o curso superior para todos, mesmo sem lastro cultural, na verdade este ato prejudica o país, uma vez que esquece da base da educação e investe na fronde, deixando milhões de jovens no ostracismo e no abandono, isto é, deixa o cérebro na melhor fase do aprendizado sem o ensino infantil, fundamental e médio de qualidade.
Uma
boa educação guarda semelhança com a natureza. Num pomar mal cuidado e
mal planejado, os frutos serão azedos, defeituosos, sem resistências,
secos, sem firmezas, atrofiados, sem sementes boas para continuar a sua
prole, são presas fáceis para os predadores e todos os tipos de agressores,
só a exceção servirá para uma boa utilidade. É bom lembrar, que de cada mil ovos postos pelas tartarugas, epenas três conseguem chegar à fase adulta, os outros são postos para servir de alimentos a todos os predadores, mesmo depois de eclodirem.
As nações que cresceram fizeram exatamente o contrário do Brasil, durante trinta anos investiram no terreno, na base, na raiz, no tronco e na proteção da juventude. Instalaram isonomia no ensino público para todos independente de raça, cor, nivel social, pensamento político, religião, sexo ou preferencia sexual. Foi assim com a China, Coreia do Sul, Singapura, Japão e outras nações asiáticas. Primeiro o curso médio e técnico de qualidade para depois o ingresso nas Universidades.
A primeira fase da formação educacional de um povo, dos zero aos dezoito anos, é responsabilidade do Estado, da sociedade civil organizada e com a participação de todos.
Para o curso superior tem que ser aplicadas outras estratégias, outros modais: gratuito para os menos favorecidos, pagamento escalonado e proporcional para os apaniguados financeiramente, rigor na justiça e seriedade à piramide social com a premissa de que : nenhum cidadão é melhor ou superior a outro, tudo dependará do esforço de cada um.
Para os desiguais, tratamentos desiguais, mais atenção às camadas sociais mais baixas e mais periféricas.
É
injusto o filho do muito rico já nascer com todas as facilidades na vida, porém mais injusto é o filho do pobre não ter a chance
de sair da pobreza e continuar na escuridão da vida.
É de grande importância mostrar à população que, para o pobre só tem um caminho: educação plena e democrática, cursos técnicos de qualidade, superior de excelência para os mais destacados, conquistado por meritocracia, iniciativa vocacional e força de vontade, para isto é de bom alvitre ensino sem distinção até os dezoito anos, só assim o país sairá deste fosso.
Os gestores que fizeram diferente prestaram um desserviço ao país. Esta grande quantidade de marginais, de drogados e de prostituição , dos 15 aos 30 anos, é fruto do abandono dos jovens e equivocos no setor educacional.
Os jovens foram literalmente esquecidos e bombardeados pela doença do consumismo sem lastro moral, financeiro e sem responsabilidades.
Foram escanteados do mundo real, contaminados e abstecidos pelas corrupções dos gestores e pelo alto grau de impunidade, notadamenete pelos crimes cometidos contra o erário público. Os espelhos foram e continuam sendo os piores.
A juventude pede socorro.
Iderval Reginaldo Tenório
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