quinta-feira, 2 de março de 2023

A DISPARIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

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 Jovens que não estudam nem trabalham: escolha ou falta de opções? |  Economia | EL PAÍS Brasil

 Jovens Agarrados a ônibus Em Movimento Imagem Editorial - Imagem de perigo,  agarrado: 187694195
Diminui diferença entre jovens ricos e pobres que concluem o ensino médio -  Jornal NC   
 A DISPARIDADE SOCIAL.
         OS ESTUDANTES E O ENEM.
 70% SÃO DASSILVAS E 30% ROSIVELTINOS.
OS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO
 
I
    Dassilvas versus Rosiveltinos

Dassilva mora num  bairro periférico, trabalha como empacotador de um mercadinho. Os pais  são assalariados, a mãe é doméstica e o pai serviços gerais. 
 
Dois anos atrás um barranco quase derruba a sua casa de dois cômodos e de pouca privacidade.  A alimentação  é de baixo teor protéico e de qualidade duvidosa. É um jovem que pensa no futuro, quer cescer na escala social, vivencia  dificuldades em tudo. Nunca viu os seus pais comprarem um único livro, priorizam o entretenimento nos bares a céu aberto  ou frequentam os pequenos templos das inventadas religiões pulverizadas na região.

Dassilva  estuda no Colégio Estadual  Clemente Cipó, as aulas  começaram 60 dias após iniciado o ano letivo, das 08 disciplinas 03 não têm professores, foram assim os seus  três últimos anos escolares. 

Rosiveltino mora num arborizado bairro da capital,  Condomínio  Ouro do Sucesso, no cobertura da Mansão Ponte do Diamante . Não trabalha, vive de casa para a escola, o clube e os cursos de inglês e espanhol, os pais têm curso superior. O pai é Engenheiro Eletricista, tal qual o avô,  a mãe uma  Médica especialista em oncologia, tal qual a avó.

Rosiveltino estuda no Colégio Panaeuropa do Futuro, as aulas foram pré anunciadas com um curso preparatório 15 dias antes de iniciar o ano letivo.  Das 08 disciplinas , 06 são proferidas  por professores PhD e mestres, a sua  rotina nos últimos três anos foi estudar em boas escolas.  O Rosiveltino é um bom aluno e sonha em seguir o caminho dos pais, estuda inglês, português e artes  em  boas escolas extra curriculares, já conhece a Europa e o EUA por intermédio de dois intercâmbios culturais.

O país que eles moram, o Brasil,  não prioriza o ensino básico , fundamental e nem o curso médio . Os ricos estudam em boas escolas , os pobres ocupam as vagas nas escolas publicas ou privadas de péssima qualidade.  É o aluno pelo aluno , nada é feito para melhorar o ensino até os 18 anos, fica por conta das famílias, cada uma trilha o seu caminho como pode e sem ajuda governamental.

O país possui a sua Universidade Federal , algumas Escolas Superiores Particulares de boa        qualidade e muitas   escolas pagas de péssima qualidade. 
 
Para ingressar nas Escolas Federais  gratuitas, em vez do vestibular Escola por Escola, Região por Região, o governo criou o ENEM . Um sistema no qual,  com a mesma prova o aluno escolhe a escola que quiser cursar , vai depender de sua nota, o aluno pode escolher em qualquer lugar do  país onde estudar, enquanto mais alta for a nota, maior será a sua contemplação universitária .
Pergunto aos senhores.

Quem passarão nas provas? os milhões dos  DASSILVAS ou os milhares dos ROSIVELTINOS ?


É democrático o ENEM? 

É excludente? 

Ou é um crime contra  a baixa renda?

                                      
                                                                    II
 
                                    A disparidade do ENEM e do BRASIL.

                    As classes sociais    dos jovens são diferentes.

                 O sistema de  educação no Brasil  também 

Só os obstinados, os altamente privileagiados em raciocínio e cidadania conseguem furar esta quase impenetrável bolha criada pelas elites politicas.  

Sei que existem muitos Dassilvas , conheço alguns, apenas acho que o pobre mereceria mais respeito, os  DASSILVAS são menosprezados nesta nação. 

É injusto o filho do rico herdar toda a riqueza dos pais, todos os privilégios sociais e na ciência política um espaço reservado,    porém, mais injusto é o pobre não ter a chance de sair da pobreza  e nela se perpetuar.


Iderval Reginaldo Tenório


Educação e Saúde pago por todos e para todos.
É o que reza a Constituição

III

                                    O EXCLUDENTE ENEM

O  ENEM avalia o nível de conhecimento  global de cada participante , o nível de escolaridade de cada região, Estado , município e de cada escola .
 
O injusto do ENEM é que o resultado é avaliado na mesma régua . Os classificados escolhem em qual escola  quer estudar, independente do local que tenham feito a prova.  O Enem  é Universal e vale para todo o Brasil.
 
 As melhores notas escolhem as vagas dos principais cursos , nas melhores escolas Públicas do País,  tirando qualquer chance do pobre acender na escala SOCIAL , uma vez que são oriundos de escolas de baixa qualidade, muitas vezes desconhecem até o conteúdo das questões.
 
O ENEM não considera a origem do aluno e nem o nível da Escola que o mesmo estudou.  As caras escolas privadas preparam os seus alunos visando as provas do ENEM e de olhos bem abertos para ocupar  as melhores Universidades Públicas do país. A finalidade do aluno é passar, tanto que, nas vésperas das provas são revisadas todas as matérias  estudadas durante o ano letivo. A única ocupação destes estudantes é estudar, tem por obrigação passar nesta avaliação nacional e enviesada.

                                                    IV
 
Algumas indagações:

1)Pode um aluno de uma escola de periferia, sem as mínimas condições,  disputar uma vaga com um aluno egresso de uma excelente Escola Particular e custeada pelos pais?

2)    Tem condições de passar no ENEM  um aluno que fez o curso infantil, básico, fundamental e   médio em escola de péssima qualidade, sem professores e sem respeito humano?

3)    Tem condições de concorrer a uma vaga na Universidade um aluno carente,  que mora num bairro periférico ,  que precisa sair de sua casa ainda de madrugada para realizar a prova do ENEM no outro lado da cidade?

4)    Um aluno carente tem condições de concorrer a uma vaga na Universidade Pública de boa qualidade , num curso de ponta,  com um aluno de classe média alta?

5)    Um aluno que dormiu mal, que acorda de madrugada, que não  tem  um bom café da manhã, sem o apoio dos pais  e que toma uma condução de péssima qualidade pode concorrer com um aluno que dorme bem, acorda bem e que conta com uma farta mesa posta, os pais na cabeceira , depois o leva até o local da prova,  oferece um chocolate e água mineral para ser saboreado durante a prova ?

6)    O amigo acha que depois desta explanação pode o ENEM ser chamado de democrático e propiciar igualdade para todos?

7)    Será que uma péssima escola publica , ou uma fábrica particular tem o mesmo ensinamento de uma boa escola Publica ou Particular? Será que os alunos destas últimas não levam vantagem sobre os outros?

8)    Seja sincero, será que as Escolas dos  mais ricos não vão ocupar a maior parte das vagas do ENEM e  para os mais pobres apenas as sobras?

9)    O amigo não acha que , com o passar do tempo o pobre continuará  sem escola e os ricos abarcarão todas as vagas da boas FUniversidades ?

10) Está na hora de informar aos menos abonados que,  o Brasil precisa acordar e logo .

11) Confesso que fico perplexo com as nossas autoridades que implantaram este sistema , que  a cada dia aprimoram com mais  dificuldades e estreitam os gargalos para os alunos de regiões pobres, de escolas ruins e de famílias desestruturadas. O pior: Os apaniguados apoiam.

12) O amigo acredita,  que um jovem de 16 a 18 anos  que acorda as 5 horas da manhã, vai para a escola sem condições, depois da escola vai  direto para o trabalho ou estágio para ganhar uma pequena bolsa de 300 a 800 reais , que não dá nem para comer e que chega em casa axausto, pode ter energia para aproveitar  o fraco ensino recebido?

    Um jovem que  gasta  o seu precioso tempo dentro de um ônibus pra cima e pra baixo , que tem que dormir mais cedo e  no outro dia  acorda de madrugada para reiniciar tudo de novo,  pode concorrer com  um aluno que mora numa bela casa própria, tem um papo cultural com os pais, dorme cedo e bem, acorda sem atraso, vai para a escola, volta bem sentado para casa, toma um belo banho, come uma bela refeição, tira uma madorna, acorda bem humorado, estuda a tarde, assiste um programa musical televisivo , saboreia um belo jantar, conversa os amigos, dorme num fofo colchão num quarto climatizado e vive sedento pelo saber.

   Pode um aluno que lhe falta tudo concorrer com este de bom nível socioeconômico? Jovem  que brinca, come, vive bem, que  apenas  estuda e que segue etapa por etapa da vida, no tempo certo.  Não seria uma afronta para os menos favorecidos?


    Mesmo assim,   com todas estas dificuldades, com os rios cheios de piranhas, jacarés, crocodilos e hipopótamos, com as florestas repletas de tigres, leões, búfalos, hienas e os outros gargalos, ainda  existem os abnegados, os esforçados  e  corajosos jovens que enfrentam estes atos  predadores, e vencem.  Prosperam por  vontade própria e  merecimentos.  Muitos deixam de estudar e entram no mercado em subempregos,  tudo pela necessidade e o incentivo massivo da mídia , do consumo doentio e pela falta de apoio.  Não deixa de ser um assassinato lento e progressivo, o importante é pão e circo.
 
                                                            V

Uma das medidas seria o  ensino fundamental e médio com isonomia para todos , ensino igual para classes desiguais, seria mais justo e  aguçaria a mente dos jovens em todo o território nacional.  O conteúdo escolar seria o mesmo e totalmente cumprido de norte a sul , de leste a oeste  sob a tutela do Governo Federal, conduzido pelos municípios e a vigilância da sociedade.  Uma escola no interior do Ceará  ensinaria o mesmo que se ensina na capital de  São Paulo, o nivelamento seria por cima.


Espero ter contribuído com algumas verdades sobre o ENEM e a educação brasileira.  Não compreendoeste abandono , afirmo: não é democrático,  é seletivo e excludente. Termino com um parágrafo meu de 1978 quando cursava Medicina na UFBA .   

É injusto o filho do rico herdar toda a riqueza dos pais, todos os privilégios sociais e na ciência política um espaço reservado,    porém, mais injusto é o pobre não ter a chance de sair da pobreza  e nela se perpetuar.
 
Filho de peixe , peixinho será, filho de gato, gatinho será, isto no mundo irracional, porém, no mundo racional, no mundo humano , o céu é o limite: Muitas piabas se forem bem educadas chegarão a Baleia e muitos lambaris a Tubarão.
Urge escola com isonomia para todos.

OS JOVENS DE BAIXA RENDA MERECEM RESPEITO.

Iderval Reginaldo Tenório
     

O pequeno burguês [Martinho da Vila] - YouTube

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12 de nov de 2013 - Vídeo enviado por Daniel Lunardelli
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O Pequeno Burguês http://g1marcelosampaio.blogspot.com.br/ http://marceloaparecidosampaio ...

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Felicidade! Passei no vestibular Mas a faculdade É particular Particular! Ela é particular Particular! Ela é ...

MARTINHO DA VILA O PEQUENO BURGUES - YouTube

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8 de fev de 2008 - Vídeo enviado por ANDRÉ luiz
MARTINHO DA VILA O PEQUENO BURGUES. ANDRÉ luiz ... Martinho conto em entrevista na tv,que .

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