A medicina brasileira perdeu hoje um grande humanista e expoentes da profissão. Faleceu nesta sexta-feira (23) o médico sul-mato-grossense Luiz Salvador de Miranda Sá Júnior, aos 84 anos. O corpo dele será sepultado nesta tarde, no Parque da Primavera, em Campo Grande (MS).
Em nome dos mais de 530 mil membros da categoria, o Conselho Federal de Medicina (CFM)lamenta a perda do seu ex-conselheiro, que representou o Mato Grosso do Sul na autarquia, ntre 2004 a 2009, sempre trazendo contribuições valiosas para o ético exercício da profissão.
Além de oferecer contribuições valiosas na elaboração de resoluções e pareceres, Luiz Salvador também editou a Revista Bioética. Como psiquiatra, dirigiu a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), entre 1986 e 1989.
Também foi, por muitos anos, chefe do serviço de psiquiatria da Santa Casa de Campo Grande e professor titular de clínica psiquiátrica do Centro de Ciências Biológicas de Campo Grande.
Mineiro de Juiz de Fora, mudou-se criança para Pernambuco, morando em Recife e Garanhuns. Formou-se em medicina pela então Universidade de Pernambuco, em 1963. Mudou-se, em 1966, para Campo Grande, onde construiu uma sólida carreira profissional e acadêmica.
Para o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, o médico Luiz Salvador “era, acima de tudo, um ser humano de muita luz, que fez uma diferença positiva na vida de pacientes, amigos e familiares”. Na sequência, ele se solidariza com todos àqueles que hoje estão a lamentar a perda desse grande conselheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário