Ari Donato lança “Amados!”, reverenciando Guanambi
Por iGuanambi
23/12/2022 - 16h04 - Atualizado há 6 dias
Publicado em Notícias - Guanambi - Municípios
O jornalista Ari Donato lançou seu terceiro livro, desta vez um poema em prosa intitulado “Amados!”, com 55 cantos que contam uma história de amor passada em Guanambi e região da Serra Geral. Os personagens são Amado e Amada, e os dois, em conversa, relembram fatos históricos e marcantes da cidade.
“Amados!” traz, a par da história do casal, entre os anos 1950 e 1960, relatos históricos, em uma narração biográfica, ao tempo que lembra os malefícios do processo de exploração e colonização à flora e à fauna na porção mediana do Rio São Francisco.
Personagens como o médico José Humberto Nunes, o padre Barone, o febiano Sabino Cotrim, o jornalista Camerino Neves, o vereador Atílio Castro, e mais Hermilino Rocha, Dão Vaqueiro, Gentil, dona Durvalina, Lolozinho, e outros, aparecem ao longo do poema, que ainda clama atenção para os tropeiros e os poetas locais.
A Vila Nova, a chegada da luz de Correntina, a beleza de Ceraíma e
outras situações surgem, em contraste com a matança dos índios tapuias,
da fauna e da flora no Vale do Iuiú, o garimpo.
“Amados!” foi escrito, a maior parte, na quarentena imposta pela
pandemia da Covid-19. Tem as medidas 12 x 18 cm, respectivamente, de
largura e de altura, e 118 páginas, impresso em Salvador, Interativa
Design e Editorial, dezembro de 2022.
Não será feito lançamento em sessão pública, a venda será direta ao consumidor, pelos Correios. O livro custa R$ 45,00, com o preço da postagem incluído. Contato com o autor pelo telefone (71) 99121-0762, com aplicativo WhatsApp.
Ari Donato nasceu em Guanambi, em 1953. É jornalista, escritor e aprendiz de poeta. Entre 1965 e 1971 estudou em Guanambi, onde concluiu o Curso Normal, diplomando-se professor primário. Em 1972 mudou-se para Salvador, e em 1978 concluiu o curso de Comunicação Social (Jornalismo), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Fonte: ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário