Ego
O que é o ego:
Ego é a consciência, o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo.
O conceito de ego é bastante utilizado em estudos relacionados à psicanálise e à filosofia. De acordo com a teoria psicanalítica, o ego faz parte da tríade do modelo psíquico, formado pelo ego, pelo superego e pelo id.
O ego é considerado o “defensor da personalidade”, é responsável por impedir que os conteúdos inconscientes passem para o campo da consciência, acionando assim os seus mecanismos de defesa.
Uma das principais funções do ego é harmonizar os desejos do id com os valores morais do superego. Assim, o ego suprime as vontades inconscientes do id com “medo” dos castigos e sanções que lhe podem ser direcionados.
O ego é responsável pela diferenciação que o indivíduo é capaz de realizar entre seus próprios processos interiores e a realidade que se lhe apresenta.
Diferença entre Ego, Superego e Id
Eles compõem a chamada tríade do modelo psíquico.
O Ego, como dito, é a parte consciente dos indivíduos e se desenvolve a partir da interação do ser humano com a realidade. Ele age de acordo com os valores morais e o que a sociedade espera sem ignorar seus próprios desejos. Ao mesmo tempo, busca satisfazer as necessidades do id (pulsões e instintos) sem extrapolar os valores morais presentes no superego.
O Id é o instinto nato do indivíduo, ou seja, os desejos, vontades e pulsões primitivas das pessoas que são filtrados pelo Ego e Superego.
O Superego é o "repressor" do Ego. Desenvolve-se a partir da interação do indivíduo com a realidade e representa os valores morais e culturais que são ensinados e assimilados pela pessoa. O superego é o "eu ideal" adequado aos costumes, princípios e valores morais da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário