A doutora Marcilia Lima Martyn é neurologista infantil, especializada em epilepsia e responsável pelo setor de Eletroencefalograma do Hospital Infantil Sabará. Tal como fiz quanto à aula do Professor Daniel, já publicada neste blog, apresento aqui uma versão escrita da aula da Doutora Marcília no Curso “Impacto sobre o desenvolvimento da Primeira Infância na aprendizagem”, que tive o gosto de participar. Muito obrigado, Dra. Marcília, por tudo o que nos ensinou em sua aula.
Período embrionário.
" Para compreendermos o desenvolvimento cerebral, é importante conhecermos um pouco de embriologia: na segunda semana tem-se a mórula, um grande maciço celular que cresce e se divide formando a blástula, que posteriormente forma a gástrula. "
" No final da oitava, estão formadas todas as estruturas do sistema nervoso central do adulto. Ou seja, estão constituídos os arcabouços do cérebro e da coluna vertebral. O bebê já é capaz de perceber o toque, leva a mão no rosto, seu coração tem as quatro câmaras .Por isso, no final do segundo mês termina o período embrionário.
Período fetal.
"O próximo período – o fetal – vai da nona semana até o nascimento, que geralmente ocorre da 38a à 40a semana de gestação. Nele, o cérebro torna-se mais volumoso. Os giros e sulcos que o caracterizam dão-se pela neurogênese. Nela, os processos ocorrem de forma paralela ou concomitante. "
Sinapses.
" A partir da 18a semana, as sinapses entre neurônios ocorrem em suas regiões específicas. Apesar de sempre ocorrerem, pesquisas indicam que grande número de sinapses formam-se ou se constituem até o sexto ano de vida. Até os dois ou três primeiros anos têm-se, em média, a formação de 600 a 800 sinapses por segundo. No caso dos adultos, as sinapses já existem, estão interagindo entre si, e não são mais formadas, ou são formadas em pequena quantidade."
Apoptose.
" A apoptose caracteriza-se pela morte programada da célula, no caso do neurônio. Durante a formação da estrutura cerebral é necessária a participação de milhares e milhares de neurônios, porém, ao longo da vida muitos deles não serão mais necessários ou não serão utilizados. Como pesquisas mostraram, neurônios, se pouco ou não usados, morrem, isto é, um cérebro pouco estimulado tem maior quantidade de morte de suas células. Esse fenômeno é designado de poda, e se aplica tanto para as sinapses quanto aos neurônios. Uma grande poda ocorre no primeiro ano de vida.
Períodos sensíveis ou críticos ao desenvolvimento do cérebro e anormalidades.
"Os primeiros anos de vida e a adolescência são dois períodos especialmente importantes para a conectividade das sinapses cerebrais. Por isso, são chamados de períodos sensíveis ou críticos ao desenvolvimento do cérebro".
"A qualidade da dieta da gestante, o uso de ou a exposição à substâncias tóxicas podem prejudicar o desenvolvimento da criança na fase intrauterina. Com o nascimento, bebê e mãe separam-se fisicamente, e seus períodos sensíveis dependem do que acontece com ele."
"Na adolescência haverá outro período com intensa produção de conexões neuronais, porém elas só ocorreram se houver estímulo para isso."
Desenvolvimento normal da criança.
Para isso, importam a quantidade e a qualidade da formação ou conectividade das sinapses sensoriais nos dois primeiros anos de vida, bem como as oportunidades para o desenvolvimento da linguagem e das funções cognitivas. A criança, igualmente, precisa crescer em um ambiente seguro, rico em estímulos positivos. Necessita, por exemplo, que sua mãe, pai ou avó leiam e cantem para ela, precisam do contato olho no olho. O arcabouço estrutural do cérebro está lá, mas quando não há estímulos constantes, diários, ou seja, as conexões entre os neurônios não são usadas, então as sinapses morrem. Nesta situação a criança pode não alcançar na vida adulta o potencial que dispunha originalmente."
Conclusão.
"A neurociência mostra com pesquisas, o que a natureza tem-nos ensinado, pela experiência. Semear, arar o campo, prover de sol, água e adubo, evitar pragas são cuidados fundamentais para que uma planta cresça e frutifique quando adulta. Se dermos importância ao desenvolvimento cerebral da criança pequena, ela deve receber – de nós – algo comparável."
Muito obrigado, Dra. Marcília, por tudo o que nos ensinou em sua aula.
2 comentários:
Parabéns por esse brilhante trabalho que está sempre realizando!
Excelente conteúdo! 🫰🏻
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