No aniversário do Rio de Janeiro, ouça músicas que celebram a Cidade Maravilhosa
O Rio de Janeiro continua lindo! Ainda mais no dia do seu aniversário. Nesta terça-feira, 1º de março, a cidade comemora 451 anos. As maravilhas cariocas já inspiraram muitos compositores, criando verdadeiros clássicos da música brasileira. Nesta data especial, relembramos aqui algumas dessas músicas que cantam e celebram o Rio.
"Cidade Maravilhosa"
Não podíamos começar com outra música. Afinal, a marchinha é o hino oficial da Cidade Maravilhosa. Composta por André Filha, para o carnaval de 1935, a música é um clássico o ano inteiro. Confira a apresentação no Encontro com Fátima Bernardes.
"Aquele Abraço"
Gilberto Gil escreveu a canção depois de deixar a prisão no Rio de Janeiro, um pouco antes de ir para o exílio. A canção era um adeus à cidade. A música foi composta dentro do avião. “Aquele Abraço, Gil” era como os soldados costumavam cumprimentar Gil na prisão, usando o bordão do comediante Lilico. Mas o baiano, como estava preso, nunca tinha assistido ao programa. Veja Gil e Caetano Veloso interpretando a música no Palco do Domingão do Faustão.
"Do Leme ao Pontal"
Rio de Janeiro sem praia não dá, né!? Nem mesmo os cariocas que não são fãs do programa, reconhecem que a orla é um patrimônio da cidade. Tim Maia faz um passeio por todas as praias cariocas em “Do Leme ao Pontal”. Ivete Sangalo cantou a música no Encontro.
“Domingo, eu vou ao Maracanã”
Outro patrimônio carioca é o Maracanã. Ir ao estádio de futebol no domingo é um clássico carioca. Swing e Simpatia colocam todo mundo para cantar no Estação Rio.
"Samba do Avião"
Tom Jobim, um carioca e apaixonado pela cidade, fez essa música em 1963. O mestre descreveu lindamente o encanto que é sobrevoar a cidade. Difícil não pensar nesses versos quando chegamos ao Rio. “"Minha alma canta/ Vejo o Rio de Janeiro/ Estou morrendo de saudade". Os meninos do Sururu na Roda fizeram a homenagem no Encontro.
"Ela é carioca"
Não só de belezas naturais vive o Rio. Os cariocas também ganham homenagens. Tom Jobim e Vinícius de Moraes fazem uma ode à beleza das mulheres do Rio neste clássico da bossa nova, de 1963. No Som Brasil, Menescal e Cris Delanno interpretam a música.
"Garota de Ipanema"
Olha eles aí de novo! Tom e Vinícius eram mesmo apaixonados pela cidade e pelos cariocas. Esta foi composta em 1962, quando a dupla estava no bar em Ipanema e ficou encantada com a beleza de uma carioca específica, a musa Helô Pinheiro. “Garota de Ipanema” é a segunda música mais executada do mundo, ficando atrás apenas de “Yesterday”, dos Beatles. Confira a interpretação de Mart’nália para esse clássico no Esquenta!
"Menino do Rio"
Os homens cariocas também merecem ser elogiados e homenageados! Caetano Veloso escreveu esses versos para o surfista José Artur Machado, o Petit. A canção foi escrita a pedido de Baby do Brasil, que eternizou a música em sua voz. Confira a interpretação da cantora no Encontro com Fátima.
"Solteiro no Rio de Janeiro"
Esse é o hino da galera que está na pista! Toni Garrido escreveu a
canção em 2002 e até hoje ela é entoada toda vez que um carioca quer
curtir a night pronto para novas conquistas.
Confira a apresentação de Toni no Encontro.
"Rio 40º"
A maioria das músicas canta as belezas da cidade e exalta o jeito dos cariocas. Mas em “Rio 40º”, Fernanda Abreu nos lembra que a cidade também tem seus problemas. "Purgatório da beleza e do caos" talvez seja uma das mais certeiras descrições da cidade. Vamos cantar com Fernanda Abreu no Esquenta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário