RESIDÊNCIA MASCULINA VITÓRIA
A RESIDÊNCIA FEMININA NO CANELA
*
O QUE É O PROGRAMA DA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA UFBA.
O HISTÓRICO DA RESIDÊNCIA E A SUA IMPORTÂNCIA .
SINTA O PORQUÊ DOS SEUS RESIDENTES.
Nos anos 50 criou-se o Departamento de Assistência ao Estudante - DAE que equivale hoje a Superintendência Estudantil. O Serviço Médico funcionava na Reitoria.
A Residência do Universitário e o Restaurante, no Corredor da Vitória constituíam parte do primeiro espaço de convivência universitária. O restaurante recebia autoridades acadêmicas, políticas e culturais, além de alunos, professores e servidores da UFBA. Foi palco também de movimentos políticos de grande importância, como a resistência à ditadura militar. No mesmo lugar havia torneios esportivos, um balneário, bailes, cinema, palestras e gabinete dentário. A Residência da Universitária, no Canela, foi inaugurada em 1956, e dividia a casa com a Escola de Dança.
Na década de 60, por pressão do movimento estudantil, a Casa do Estudante Estrangeiro, mantida pela UFBA no largo da Vitória, é transformada em residência universitária nos moldes das outras duas já existentes.
Em 1965 a Escola de Agronomia é incorporada à universidade e com ela vieram as casas e o restaurante para os estudantes, professores.
Em 1981 inaugurou-se o Restaurante Central, em Ondina, que foi construído para atender a reunião anual da SBPC -Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, num investimento em infra-estrutura em assistência não mais repetido no Brasil pelo Governo Federal. Bem maior que o da Vitória, mas foi fechado dez anos depois. O Restaurante da Vitória atende desde 1993 apenas aos residentes e bolsistas - alimentação.
A ditadura militar dissolveu a convivência entre os membros da academia. Através da Reforma Universitária implantou um sistema que ampliou o número de matrículas e limitou a ligação afetiva com a universidade. O sistema de créditos fragmentou o oferecimento de disciplinas em várias unidades e sem a manutenção de um fluxo acadêmico fixo, a sua grade curricular, dispersando os alunos pela instituição, sem lhes permitir a formação do sentido de identidade estudantil e solidariedade universitária.
" Exceto a Escola de Enfermagem que fechou seu internato na década de 70, as outras casas de estudante da UFBA mantém-se após sucessivas crises de financiamento e gerenciamento. As residências estudantis da UFBA junto com o Restaurante Universitário da Vitória constituem o único espaço de convivência universitária da UFBA."
Residências Universítárias
Como ação de assistência estudantil, a Residência Universitária da UFBa é gestada pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil – Proae/UFBA, por meio da prestação do serviço, através do gerenciamento dos espaços onde são assegurados, além da habitação, áreas comuns para estudos e convivência, o contínuo provimento de mobiliário, equipamentos e utensílios de uso coletivo, fornecimento de água, gás, refeições, energia elétrica, internet, limpeza, manutenção dos bens coletivos e segurança.
As Residências Universitárias da UFBA, em Salvador/Ba, são distribuídas em 4 complexos de moradias estrategicamente localizas ao derredor dos campi da Universidade:
- Residência Universitária n.º 01 – Avenida Sete de Setembro, nº 2382 – Corredor da Vitória. CEP: 40080-001. Salvador/Ba
- Residência Universitária n.º 02 – Largo da Vitória, 66 – Vitória. CEP: 40081-305. Salvador/Ba.
- Residência Universitária n.º 03 – Rua Barão de Loreto, n°. 21/28, Graça. CEP: 40150-270. Salvador/BA.
- Residência Universitária Estudante Frederico Perez Rodrigues Lima – Avenida Anita Garibaldi, 1207; CEP: 40170130. Salvador/ Ba.
A prestação do Serviço de Residência Universitária – SRU/Proae atualmente é organizada de forma que se tem a capacidade de atender aproximadamente 400 (quatrocentos) estudantes. O perfil de seleção dos residentes, cuja análise ocorre a cada início do semestre letivo pela equipe da Coordenação de Programas de Assistência ao Estudante - CPAE, é direcionado para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, devidamente matriculados em um dos cursos presenciais de graduação da UFBa na cidade de Salvador, e que prioritariamente sejam domiciliados/as no interior do Estado da Bahia ou em outros Estados da Federação.
O tempo de permanência no SRU é equivalente até ao tempo máximo do curso indicado pelo respectivo código do Projeto Político-Pedagógico definido pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD da UFBA. Durante o tempo de permanência, o/a residente é assistido pelo auxílio café da manhã, serviço de alimentação (almoço e jantar no Restaurante Universitário), disponibilidade itinerária nas proximidades das Residências do fornecimento de ônibus gratuito através do Buzufba, bem como o atendimento psicossocial, a gestão de saúde e orientação pedagógica aos residentes.
É nesse sentido, portanto, que a Proae direciona-se o atendimento e acompanhamento aos residentes de forma que o Serviço de Residência Universitária seja um das ações qualitativas de assistência estudantil no sentido de garantir as condições de permanência, reduzindo os índices de retenção e evasão para que, de fato e direito, se promova inclusão social pela educação aos jovens oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA DA UFBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário